Leitora Questiona Artigos de Adventista Há Mais de 20 Anos, que Não Crê na Trindade

 

Olá,

Li algumas matérias do irmão Elpídio da Cruz Silva e gostaria de mencionar algumas passagens que falam do Espírito Santo como Consolador e de suas atividades, que são:

João 14: 16

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco.

Na minha Bíblia (Shedd) - Traduzida por João Ferreira de Almeida, com notas explicativas elaboradas pela Comissão de Tradução, Revisão e Consulta da Sociedade Bíblica do Brasil, diz o seguinte:

Outro (gr allos "outro do mesmo tipo") Consolador (gr para "ao lado de " e kletos "chamado") significa "encorajador", "quem dá força". Ele tomará o lugar de Cristo limitado no espaço pela encarnação.

João 14:26

mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que tenho dito.

João 15:26

Quando, porém, vier o Concolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim;

João 16:7

Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.

João 16:8

Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo...

João 16:13

... quando vier, porém, o Espírito da Verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tem ouvido e vos anunciará as coisas que hã de vir.

Em cima desses versos que falam sobre o Espírito Santo, gostaria que o irmão Elpídio da Cruz Silva escrevesse sobre:

1. Qual é o seu pensamento sobre esses versos?

2. Como crê que o Espírito Santo seja?

3. Qual o significado da palavra "espírito" na Bíblia (pois ela  é usada de formas variadas)?

Estarei fazendo uma pesquisa sobre o assunto na Bíblia e também no Espírito de Profecia para podermos entender melhor o assunto.

OBS: Não consegui compreendi a relação que vc quiz fazer entre a trindade, natureza e morte de Cristo. Tenha uma abençoada semana ao lado de nosso Senhor Jesus Cristo. Agradeço sua atenção e paciência! -- Larissa


Resposta do Irmão Elpídio da Cruz Silva

 

Querida irmã Larissa, temo que a resposta não seja aquela que a irmã deseja.

Em relação ao Espírito Santo, a única resposta que posso lhe dar, é um texto que está no livro Ato dos Apóstolas onde a Sra. White nos orienta a não tentarmos definir a natureza do Espírito Santo. Definir a natureza do Espírito Santo é dizer se ele é ou não uma pessoa com a mesma natureza do Pai e do Filho. Nem a Bíblia e nem o Espírito de Profecia nos faz esta revelação. Se a irmã percebeu, em nenhum momento nos textos que escrevi eu tento fazer esta definição e nunca vou tentar fazê-la.  

Em relação ao Espírito Santo, eu aceito o que o Texto Bíblico diz e como ele diz.  

Quando os teólogos tentaram definir a natureza do Espírito Santo, entre outras coisas eles criaram a Doutrina da Trindade e despersonalizaram Deus. Se eu fosse querer definir a natureza do Espírito Santo, provavelmente criaria outra aberração.  

Eu creio que o Espírito Santo foi enviado ao mundo para convencê-lo do pecado, da justiça e do juízo. A Bíblia não define com clareza a natureza do Espírito Santo e por isto, os versos que falam dele podem ser usado tanto para afirmar sua pessoalidade ou negá-la. Eu me recuso a entrar nesta questão por não ter elementos conclusivos para definir uma posição e por isto fico com aquilo que a Bíblia diz e da forma como ela diz.

Quanto ao significado da palavra "espírito" na Bíblia, já existe no site adventistas.com, excelentes artigos que falam sobre ele e seria desnecessário mais um porque seria repetição do que já existe.  

Agora, a relação que existe entre a morte de Cristo na cruz e a Doutrina da Trindade é muito profunda e significativa.  

Talvez para compreender esta relação, a irmã precise conhecer com certa profundidade as premissas da referida doutrina. Uma das premissas, é que sendo Cristo da mesma natureza, da mesma essência e da mesma substância que o Pai, e tendo a encarnação sido apenas a cobertura da natureza divina de Cristo com algo que parecia carne humana, na realidade a morte da pessoa do Filho de Deus na cruz do calvário teria sido impossível e nunca aconteceu de fato.  

A Doutrina da Trindade ao relacionar-se com a morte de Cristo na cruz do calvário, ela simplesmente nega que houve na cruz a morte da pessoa do Filho de Deus e, portanto, nega o sacrifício do Pai ao dar seu Filho, nega o sacrifício do Filho ao se entregar à morte para salvar o perdido,e, para que o Espírito Santo convencer o mundo de que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito para nos salvar, se tudo isto não passa de um grande teatro ?  

Os que aceitam a Doutrina da Trindade, fazem isto por não compreendê-la. -- Elpídio da Cruz Silva, adventista há mais de 20 anos.

Obs. Outras respostas a perguntas feitas ao irmão Elpídio devem ser publicadas ainda nesta semana.

Leia resposta de Robson Ramos a pergunta semelhante:

Leia outros artigos do irmão Elpídio:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com