A Verdade Sobre Desmond Ford

Quase duas décadas depois que, na opinião de alguns, decidiu-se "corajosamente pelo Evangelho", rejeitando a doutrina do Santuário Celestial e adotando uma mensagem tão "água com açúcar" quanto as do pastor Bullón, o teólogo Desmond Ford continua influenciando o pensamento adventista contemporâneo.  

Em número recente da revista Adventist Today, afirma-se que desde o começo da década de 80 "os ensinos do Dr. Ford têm levado muitos cristãos a uma melhor compreensão da salvação individual e das Escrituras. De fato, muitos dos membros da Igreja Adventista adotaram sua visão do Evangelho e sua posição quanto ao Juízo Investigativo. Embora tenha perdido seu emprego na Organização Adventista, Desmond Ford não foi excluído e ainda é membro dela, vegetariano e ortodoxo quanto a outras doutrinas fundamentais como o sábado, a segunda vinda, o julgamento, estado dos mortos, nova Terra, etc."

Não, você não entendeu errado. É isso mesmo: Apesar de tudo que professores e pastores comentam e ensinam sobre ele no Brasil, de fato, o ex-pastor e teólogo Desmond Ford nunca foi excluído da Igreja Adventista do Sétimo Dia, embora se oponha à doutrina do Juízo Investigativo no Santuário Celestial a partir de 1844! É membro da igreja do Pacific Union College. Segundo ele, não existiria base bíblica para esse ensinamento nem para a crença na necessidade de justificação e santificação pela fé. Crê no sábado, na mortalidade da alma e num juízo pré-advento. Mas entende que este se dará pouco antes do retorno de Cristo com o fechamento da porta da graça. 

Como Ford, há centenas - se não milhares - de pastores que renegam a "interpretação historicista" das profecias, a qual identifica datas posteriores à encarnação de Jesus Cristo fundamentando-se em textos de livros como Daniel e o Apocalipse. Ford teria detectado utilização de outras fontes literárias nos escritos de Ellen G. White antes mesmo que Walter Rea, autor do livro White Lie. Ele não aceita que a Sra. White ocupe o mesmo grau de inspiração dos escritores bíblicos. 

Para constatar a possibilidade de que esses pensamentos de Ford estejam se tornando o posicionamento oficial da IASD, consulte o http://www.adventpress.com/index1.html, onde (em fevereiro de 2000) irmãos australianos anunciam com euforia a realização de um seminário com a participação dele e até realizam uma enquete para verificar se o leitor considera sua demissão justa ou injusta.


Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com