1888 - 3

Home
Acima
Artigos
Sermões
Download
Livros On-Line
Notícias
Estudos Bíblicos
Imagens
Busca no Site
Índice Geral

18/04/04


10 Grandes Verdades Sobre 1888 - 3

A conclusão é que fica fácil ser salvo, e difícil perder-se, depois de ter compreendido e acreditado quão boas são as boas novas. O difícil é aprender a acreditar no evangelho. Jesus ensinou essa verdade.

 

O ensino bíblico

(a) A parte de Deus é amar, operar e dar; nossa parte é acreditar (João 3:16 e 17). "Se podes crêr, ao que crê tudo é possível" (Mar. 9:23). Agora bem, é fundamental compreender o significado bíblico de "acreditar" (Rom. 10:10).

(b) "Meu jugo é fácil e leve minha carga"; e resistir, "dar coices contra o aguilhão", é "dura coisa" (Mat. 10:30; Atos 9:5; 26:14).

(c) Deve-se a que "o amor de Cristo nos constrange". O amor de Cristo é ativo, não passivo. Quem crê no evangelho, não pode continuar vivendo para si (ROM. 6:1, 2, 14, 15; 2 Cor. 5:14; PVGM 274).

(d) O amor de Cristo por cada pessoa é imensamente maior que o de um pai por seu filho (Sal. 27:10; 103:13).

(e) Dar "coices contra o aguilhão" é resistir à convicção do Espírito Santo a propósito das boas novas (João 16:7-11).

(f) A luz dissipa as trevas, a graça superabunda ao pecado, e o Espírito Santo é mais forte que a carne (João 1:5,9; Rom. 5:20; Gál. 5:16 e 17).

(g) Deus guia toda pessoa ao arrependimento, apesar de que muitos recusem sua condução (Rom. 2:4).

 

Assim o compreendeu Jones

"Quando reina a graça é mais fácil fazer o bem que fazer o mal. Tal é a comparação: Da mesma forma em que reinava o pecado, reina agora a graça. Quando reinava o pecado, o fazia contra a graça, quer dizer, repelia todo o poder da graça que Deus tinha proporcionado; mas quando se rompe o poder do pecado e reina a graça contra o pecado, repele todo o poder deste. Assim, é literalmente certo que sob o reino da graça é mais fácil fazer o bem que fazer o mal; tanto como certo que sob o reino do pecado é mais fácil operar o mal que o bem" (Jones, RH 25 julho 1899).

Compreendemos o poder da graça? "É impossível insistir muito no fato de que sob o reino da graça é tão fácil a prática do bem, como o é a do mal no reino do pecado. Assim tem que ser, posto que de não haver maior poder na graça que no pecado, não poderia haver salvação do pecado...

A salvação do pecado depende certamente de que haja maior poder na graça, do que há no pecado... A grande dificuldade para o homem consistiu sempre em operar o bem. Mas isso é assim devido a que de forma natural o homem está escravizado a um poder – o poder do pecado – que é absoluto em seu reino. E enquanto reinar esse poder, não é apenas difícil, mas sim impossível fazer o bem que se quer fazer. Mas permita-se que tome o controle um poder superior: Não está claro que será tão fácil servir à vontade do poder superior, quando reina, como foi servir a do outro poder quando reinou?

Mas a graça não é só mais forte que o pecado... Isso, sendo bom, não o é tudo... A graça é muito mais forte que o pecado. “Onde aumentou o pecado, tanto mais superabundou a graça” (Rom. 5:20). Então, o serviço a Deus será verdadeiramente “em novidade de vida”. Seu jugo será então “fácil”, e “leve” sua carga; seu serviço está então caracterizado pelo “gozo inefável e glorificado” (1 Ped. 1:8)" (Id, 1 setembro 1896).

"Consideremos esta noite ao homem que não crê em Jesus... Se decide ter a Cristo como seu Salvador, se quiser abundante provisão para todos seus pecados, e salvação de todos eles, tem Cristo que fazer algo agora, a fim de prover para os pecados de tal homem, ou para salvá-lo deles? Não: já o fez. Fez abundante provisão a favor de todo homem nos dias de sua carne, e todo aquele que creia Nele, recebe-o sem necessidade alguma de que volte a repetir-se os feitos que já tiveram lugar anteriormente. “Tendo oferecido pelos pecados um só sacrifício para sempre” (Heb. 10:12)" (Jones, General Conference Bulletin 1895, P. 268).

 

Waggoner coincidiu

"O novo nascimento transcende totalmente ao velho. “Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura. As coisas velhas passaram, tudo é novo. E tudo isto provém de Deus’ (2 Cor. 5:17 e 18). quem toma a Deus como a porção de sua herança (Sal. 16:5), tem em seu interior um poder que opera para justiça, muito mais forte que o poder de suas tendências herdadas ao mal; tanto como mais forte é nosso Pai celestial que nossos pais terrestres" (Waggoner, The Everlasting Covenant, P. 66).

"Não devemos tentar corrigir as Escrituras, e dizer que a bondade de Deus tende a levar o homem ao arrependimento. A Bíblia diz que o faz, que guia ao arrependimento, e podemos ter a segurança de que assim é. Todo homem é levado ao arrependimento tão certamente quanto Deus é bom. Mas nem todos se arrependem. Por que? Porque desprezam as riquezas da benignidade, paciência e benevolência de Deus, e escapam da misericordiosa condução do Senhor. Mas todo aquele que não resista ao Senhor, será guiado com segurança ao arrependimento e a salvação" (Waggoner, Carta aos Romanos, P. 21).

"Permanecendo no Espírito, andando no Espírito, a carne com suas concupiscências não tem mais poder sobre nós do que teria se estivéssemos realmente mortos e enterrados... A carne segue sendo corruptível, segue estando cheia de maus desejos, sempre disposta a rebelar-se contra o Espírito; mas enquanto nos submetemos à vontade de Deus, o Espírito mantém a carne em sujeição... O Espírito de vida em Cristo –a vida de Cristo–, dá-se gratuitamente a todos. “Que tem sede e queira, venha e tome de graça da água da vida” (Apoc. 22:17)" (Waggoner, As Boas Novas. Gálatas, versículo a versículo, P. 155).

"Graças a Deus pela bendita esperança! A bênção veio a todos os homens. “Assim como pelo delito de um veio a condenação a todos os homens, assim também pela justiça de um só, veio a justificação que dá vida’ (Rom. 5:18). Deus, que não faz acepção de pessoas, abençoou-nos em Cristo com toda bênção espiritual nos céus (F. 1:3). O dom é nosso, e se espera que o guardemos. Se alguém não tiver a bênção, é porque não reconheceu o dom, ou porque o rejeitou deliberadamente" (Id, P. 79 e 80).

 

E. White respaldou as boas novas

"Não deduzamos, entretanto, que o atalho ascendente é difícil e a rota que descende é fácil. Ao longo do caminho que conduz à morte há penas e castigos, há pesares e decepções, há advertências para que não se continue. O amor de Deus é tal que os desatentos e os obstinados não podem destruir-se facilmente... Com o passar do áspero caminho que conduz à vida eterna há também mananciais de gozo para refrescar aos fatigados" (PVGM 117-119).

 Robert Wielland  


Hit Counter