Introdução

Home
Acima
Artigos
Sermões
Download
Livros On-Line
Notícias
Estudos Bíblicos
Imagens
Busca no Site
Índice Geral


Introdução

Ao escrever sobre um livro da Bíblia, é muito comum que se dedique algum tempo à introdução, descrevendo sua natureza, circunstâncias em que foi escrito, e o suposto propósito do autor, assim como outros elementos, alguns próximos à conjectura e outros derivados mais objetivamente do próprio texto. O leitor deve aceitar todas essas declarações baseando-se na palavra e autoridade de quem as expõe.

Devido a isto, é preferível ingressar o leitor diretamente no estudo do livro, e se este é diligente e verdadeiro, entenderá por si mesmo o conteúdo. Aprendemos mais sobre uma pessoa relacionado-se com ela que atendendo aos sentimentos que se desperta em outros. Então, procedamos ao estudo de Gálatas, e permitamos que o livro fale por si mesmo.

Nada pode tomar o lugar da Escritura. Se todos estudassem a Bíblia com oração e com a devida devoção, dando ouvido a toda a palavra e recebendo-a como vindo mesmo de Deus, não haveria a necessidade de qualquer outro livro religioso. Todos os escritos deveriam ter o propósito fervente de dirigir a atenção das pessoas para a Escritura.

Qualquer opinião que substitua a própria Bíblia, por meio da qual alguém se sente satisfeito e sem necessidade de aprofundar-se no estudo pessoal do Santo Livro, é pior que inútil: é prejudicial.

Por esse motivo, encorajo  urgentemente o leitor a estudar primeiramente o texto bíblico com aplicação e esmero, de um tal modo que toda referência posterior lhe resulte familiar. Deus permita que esta modesta ajuda para o estudo de sua Palavra possa lhe familiarizar com a Escritura, a qual pode fazê-lo sábio para a salvação.

E.J. Waggoner.


Hit Counter