O CONCERTO ETERNO

Home
Acima
Artigos
Sermões
Download
Notícias
Estudos Bíblicos
Imagens
Busca no Site
Índice Geral

18/04/04


O Concerto Eterno:
As Promessas de Deus

 

Prefácio

Com a idade de 27 anos, o jovem médico E. J. Waggoner teve uma experiência que descreveu mais tarde como o ponto crucial de sua vida.

Enquanto se achava em uma tenda, escutando a pregação do evangelho em uma reunião campal, repentinamente começou a brilhar uma grande luz em torno de si, e a tenda parecia iluminar-se como se o sol estivesse ali dentro. Ele mesmo descreveu assim  ocorrido:

“Vi a Cristo crucificado por mim, e pela primeira vez em minha vida me veio o pensamento, semelhante a uma corrente transbordante, que Deus me amava, e que Cristo Se deu pessoalmente por mim. Tudo foi por mim”. A luz que aquele dia brilhou sobre ele, vinda da cruz de Cristo, se converteu no guia de todo o seu estudo da Bíblia. Decidiu dedicar o resto de sua vida a descobrir a mensagem do amor de Deus ao pecador individual, tal como a Escritura o expõe, e a esclarecer esta mensagem a outros.

Após cerca de vinte anos de estudo, Waggoner escreveu: “Tenho visto a Cristo sendo apresentado como o poder de Deus para a salvação das pessoas, e isto é tudo o que tenho encontrado. A Bíblia não foi escrita com outro propósito senão o de mostrar o caminho da vida. Contém história e biografia, mas são partes da mensagem do evangelho. Nem sequer uma linha foi escrita que não fosse para revelar a Cristo; aquele que a lê com um propósito que não seja encontrar nela o caminho para a salvação do pecado, a lê em vão. Quando estudada à luz do Calvário, é uma delícia, e assuntos que de outra maneira seriam obscuros, se tornam claros como o meio-dia...

Um assunto aparece em toda a Bíblia: o eterno concerto de Deus. Ao pé da cruz, uma pessoa pode ver a obra do eterno propósito de Deus, que Ele propôs ‘em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos’ (II Timóteo 1:9). É apresentada a história panorâmica desde o Éden perdido até o Éden restaurado”.

O Concerto Eterno: As promessas de Deus’ é o resultado de anos de estudo de Waggoner sobre o assunto do concerto. Foi apresentado primeiramente como um embrião, na forma de artigos semanais em uma revista religiosa, e mais tarde foi desenvolvido em algumas conferências dadas a uma assembléia ministerial, no outono de 1888. Na primavera de 1890 ocorreram encontros ministeriais para tratar especificamente do assunto dos concertos, o que levou Waggoner a escrever o manuscrito que foi o precursor deste livro.

Pouco tempo depois de chegar na Inglaterra, na primavera de 1892, enquanto desenvolvia sua atividade como evangelista, pastor, editor e publicador, Waggoner se dedicou ainda mais ao estudo e escrita de ‘O Concerto Eterno’. O terminou em maio de 1896, mas devido à falta de recursos para publicá-lo em formato de livro, Waggoner o foi oferecendo como artigos semanais na revista inglesa Present Truth (A Verdade Presente).

Um século depois, volta a estar disponível em forma de livro, formado pelos artigos que foi publicando semanalmente durante um ano. Se Waggoner estivesse vivo hoje, sem dúvida voltaria a repetir suas palavras:

“A páginas a seguir têm por objetivo ajudar a todos aqueles que desejam estudar os mandamentos e promessas da Bíblia em seu verdadeiro contexto... O autor seria o último a pensar que este livro tenha a última e decisiva palavra sobre o assunto principal, ou sobre qualquer uma de suas partes. Isto jamais pode ocorrer neste mundo. O relato do amor de Deus é inesgotável: é tão infinito como o próprio Deus.

Estas páginas têm por objetivo levar a um estudo mais profundo do assunto, mas isto não significa que eu tenha dúvidas quanto à veracidade do que apresento aqui. Longe disto. O estudo posterior a respeito do assunto não poderá invalidar os princípios estabelecidos aqui, mas é certo que aprofundará seguindo esta mesma linha de raciocínio. Não escrevo isto com espírito de pompa ou orgulho, mas porque sei em quem tenho crido, e tenho confiança em meu Mestre.

Não há nada de original, nem sequer procuro alguma originalidade: somente copio algumas poucas riquezas do caráter de Cristo. Se o leitor obtiver a metade da bênção que obteve quem o escreveu, terá valido a pena” (E.J. Waggoner).

 Ron Duffield, bibliotecário do Seminário Weimar  


Hit Counter