Capítulo 3

Home
Acima
Artigos
Sermões
Download
Livros On-Line
Notícias
Estudos Bíblicos
Imagens
Busca no Site
Índice Geral

18/04/04


O Chamado de Abraão

The Present Truth, 21 de maio de 1896

 

A PROMESSA FEITA A ABRAÃO

Ao estudar esta promessa devemos ter sempre presentes duas porções da Escritura. A primeira são as palavras de Jesus: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”. “Porque, se, de fato, crêsseis em Moisés, também creríeis em mim; porquanto ele escreveu a meu respeito. Se, porém, não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?” (João 5:39, 46 e 47).

As únicas Escrituras existentes nos dias de Cristo eram os livros que hoje conhecemos como Antigo Testamento. Pois bem: dão testemunho dEle. Não foram escritas com um propósito diferente deste. O Apóstolo Paulo afirmou que elas são capazes de fazer o homem sábio para a salvação, pela fé em Cristo (II Timóteo 3:15); e entre esses escritos, o Senhor assinalou especialmente os livros de Moisés como revelando a Ele. Aquele que lê os escritos de Moisés, e todo o Antigo Testamento, com qualquer outra expectativa diferente de encontrar a Cristo, e por meio dEle o caminho da vida, os lêem em vão e fracassará totalmente em compreendê-los.

O outro texto é II Coríntios 1:19 e 20: “Porque o Filho de Deus, Jesus Cristo, que entre vós foi pregado por nós, isto é, por mim, e Silvano, e Timóteo, não foi sim e não; mas nele houve sim. Porque todas quantas promessas há de Deus são nele sim; e por ele o Amém, para glória de Deus, por nós”. Deus não tem feito nenhuma promessa ao homem, que não seja por meio de Cristo. A fé pessoal em Cristo é necessária a fim de receber qualquer coisa que Deus haja prometido. Deus não faz acepção de pessoas. Oferece gratuitamente suas riquezas a qualquer pessoa; porém ninguém pode ter parte alguma nelas sem aceitar a Cristo. Isso é perfeitamente justo, visto que Cristo é dado a Todos, se é que O querem ter.

Tendo em vista esses princípios, lemos o primeiro relato da promessa de Deus a Abraão: “Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gênesis 12:1-3).

Podemos ver pelo mesmo princípio que esta promessa feita a Abraão era uma promessa em Cristo. O apóstolo Paulo escreveu: “Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos. De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão”. (Gálatas 3:8 e 9). Isso nos mostra que quando Deus disse que em Abraão seriam benditas todas as famílias da terra, lhe estava pregando o evangelho. A benção que haveria de chegar a todo ser humano na terra por meio dele, chegaria somente a aqueles que tivessem fé.

 

ABRAÃO E A CRUZ

A pregação do Evangelho é a pregação da cruz de Cristo. Assim, o apóstolo Paulo afirmou que havia sido enviado para pregar o evangelho, porém não em sabedoria de palavras, para que não se anulasse a cruz de Cristo. Adicionou que a pregação da cruz é o poder de Deus para os que se salvam (I Coríntios 1:17 e 18). E isso não é mais que outra forma de dizer que se trata do evangelho, já que o evangelho é o poder de Deus para salvação (Romanos 1:16). Portanto, visto que a pregação do evangelho é a pregação da cruz de Cristo (e não existe salvação por nenhum outro meio), e sendo que Deus pregou o evangelho a Abraão quando lhe disse: “Em ti serão benditas todas as famílias da terra”, é evidente que nessa promessa tornou conhecido a Abraão a cruz de Cristo, e que somente por meio da cruz a promessa poderia ser cumprida.

No terceiro capítulo de Gálatas isso se torna totalmente claro. Na continuação da afirmação que a promessa da benção é para todas as nações da terra mediante Abraão, e que os que são da fé são benditos com o crente Abraão, o apóstolo continua assim: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro), para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido”. (Gálatas 3:13 e 14). Aqui se afirma de forma mais clara que a benção de Abrão, que haveria de vir a todas as famílias da terra, seria feita exclusivamente mediante a cruz de Cristo.

Esse é um ponto que deve ficar bem fixado na mente desde o início. Toda a confusão relativa às promessas de Deus a Abraão e à sua semente, provém de não reconhecer nelas o evangelho da cruz de Cristo. Se recordarem continuamente que todas as promessas de Deus são em Cristo, que só por meio de sua cruz são alcançadas, e que por conseqüência são de natureza espiritual e eterna, não haveria dificuldade, e o estudo da promessa aos pais seria uma delícia e uma benção.

Lemos que Abraão, obedecendo ao chamado do Senhor, saiu da casa de seu pai e de sua terra natal. “Levou Abrão consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as pessoas que lhes acresceram em Harã. Partiram para a terra de Canaã; e lá chegaram. Atravessou Abrão a terra até Siquém, até ao carvalho de Moré. Nesse tempo os cananeus habitavam essa terra. Apareceu o SENHOR a Abrão e lhe disse: Darei à tua descendência esta terra. Ali edificou Abrão um altar ao SENHOR, que lhe aparecera. Passando dali para o monte ao oriente de Betel, armou a sua tenda, ficando Betel ao ocidente e Ai ao oriente; ali edificou um altar ao SENHOR e invocou o nome do SENHOR”. (Gênesis 12:5-8).

É extremamente necessário que entendamos desde o início que o significado real das promessas de Deus, e seu trato com Abraão. Isto tornará mais fácil nossa leitura subseqüente, visto que consistirá na aplicação desses princípios. Nesta última passagem da Escritura se introduzem uns poucos assuntos que ocupam um lugar muito importante neste estudo, e vamos destacá-los aqui.

Em primeiro lugar:

A SEMENTE

O Senhor Disse a Abraão, depois que chegou à terra de Canaã: “À tua descendência darei esta terra”. Se nos apegássemos às Escrituras não teríamos dificuldade alguma em saber quem é a semente: “Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo” (Gálatas 3:16). Isso deveria retirar para sempre toda dúvida a esse respeito. A semente de Abraão, a quem foi feita a promessa, é Cristo. Ele é o herdeiro.

Pois nós também podemos ser co-herdeiros com Cristo. “Porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. Nisto, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa”. (Gálatas 3:27-29).

Os que têm sido batizados em Cristo estão revestidos dEle, portanto estão incluídos nEle. Assim, ao dizer que Cristo é a semente de Abraão, a quem as promessas foram feitas, são incluídos todos os que estão em Cristo. Porém a promessa não inclui nada que esteja fora de Cristo. Pretender que a herança prometida à semente de Abraão possa ser possuída por qualquer um, exceto pelos que são de Cristo – mediante a fé nEle - , é ignorar o evangelho e negar a palavra de Deus. “Se alguém está em Cristo, é nova criatura” (II Coríntios 5:17).

Portanto, visto que a promessa da possessão da terra foi feita a Abraão e a sua semente, que é Cristo e todos os que estão nEle por meio do batismo, e que portanto, são novas criaturas, conclui-se que a promessa da terra se referia somente a quem foram feitas novas criaturas em Cristo, - filhos de Deus pela fé em Cristo. Isso é uma evidência adicional de que todas as promessas de Deus são feitas em Cristo, e de que as promessas feitas a Abraão podem ser obtidas somente através da cruz de Cristo. Não esqueçamos, pois, esse princípio nem por um momento ao ler sobre Abraão e a promessa que foi feita a ele e a sua semente: o princípio de que a semente é Cristo e todos os que estão nEle. E ninguém mais.

A TERRA

Abraão se encontrava na terra de Canaã quando Deus lhe disse: “O Deus da glória apareceu a Abraão, nosso pai, quando estava na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã, e lhe disse: Sai da tua terra e da tua parentela e vem para a terra que eu te mostrarei. Então, saiu da terra dos caldeus e foi habitar em Harã. E dali, com a morte de seu pai, Deus o trouxe para esta terra em que vós agora habitais”. (Atos 7:2-4).

Isso não é mais que uma repetição do que temos lido já no capítulo 12 de Gênesis. Leiamos agora o versículo seguinte: “Nela, não lhe deu herança, nem sequer o espaço de um pé; mas prometeu dar-lhe a posse dela e, depois dele, à sua descendência, não tendo ele filho” (Atos 7:5).

Isso nos mostra que, ainda em outras ocasiões se declara simplesmente: “à tua descendência darei esta terra”, o próprio Abraão está incluído na promessa. Isto se torna mais evidente nas repetições da promessa que se encontram no livro de Gênesis.

No entanto nos mostra ainda mais: que Abraão não recebeu nenhuma terra como herança. Nem se quer a porção necessária para colocar um pé sobre ela; ainda que Deus havia prometido a ele e sua semente depois dele. Que diremos disso? Que a promessa de Deus falhou? De modo algum. Deus não mente (Tito 1:2), Ele permanece Fiel (II Tim. 2:13). Abraão morreu sem haver recebido a herança prometida; ainda que, morreu na fé. Portanto, devemos nele aprender a lição que o Espírito Santo queria que os judeus aprendessem: que a herança prometida só poderia ser obtida somente por meio de Jesus e a ressurreição. As palavras do apóstolo Pedro deixam isso igualmente bastante claro:

“Vós sois os filhos dos profetas e do concerto que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra. Ressuscitando Deus a seu Filho Jesus, primeiro o enviou a vós, para que nisso vos abençoasse, e vos desviasse, a cada um, das vossas maldades” (Atos 3:25 e 26).

A benção de Abraão, tal como já a temos visto, vem sobre os gentios – todas as famílias da terra –, mediante Jesus Cristo e sua cruz; porém a benção de Abraão está relacionada com a promessa que se refere à terra de Canaã. Também essa terra haveria de ser possuída somente mediante Cristo e a ressurreição. Se fosse de outro modo, Abraão teria sido desapontado, em lugar de morrer na plena fé da promessa, como aconteceu. Porém, isso se tornará mais evidente ao avançarmos em nosso Estudo.

 

Tradução: Marcelo Gomes  


Hit Counter