Capítulo 3

Home
Acima
Artigos
Sermões
Download
Livros On-Line
Notícias
Estudos Bíblicos
Imagens
Busca no Site
Índice Geral

CRISTO como Criador

Imediatamente após o texto freqüentemente lembrado que diz que CRISTO, o Verbo, é DEUS, lemos que todas as coisas foram feitas por Ele; e sem Ele nada do que foi feito se fez". João 1:3. Um comentário não poderia tornar esta declaração mais clara do que é, portanto passemos às palavras de Heb. 1:1-4: "DEUS . . . nestes últimos dias nos falou pelo Filho a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo Qual também fez o universo; Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do Seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do Seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-Se à direita da Majestade nas alturas, tendo-Se tornado tão superior aos anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles".

Ainda mais enfático do que estas são as palavras do apóstolo Paulo aos colossenses. Falando de CRISTO como Aquele mediante Quem temos a redenção, descreve a JESUS como Alguém sendo "a imagem do DEUS invisível, o primogênito de toda a criação; pois Nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a Terra, as vi­síveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio Dele e para Ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste". Col. 1:15-17.

Este maravilhoso texto deveria ser cuidadosamente estudado e freqüentemente analisado. Não existe nada no universo que CRISTO não haja criado. Ele fez tudo no céu e tudo sobre a Terra. Fez tudo quanto pode ser visto e tudo quanto não pode ser visto -- os tronos e dominações e principados e potestades no céu, tudo depende Dele para a existência. E sendo Ele antes de todas as coisas e o seu Criador, também por Ele todas as coisas subsistem e se mantêm. Isto equivale ao que é dito em Hebreus 1:3, de que Ele sustém todas as coisas pela palavra do Seu poder. Foi por uma palavra que os céus foram feitos, e essa mesma palavra os mantêm em seus lugares e são preservados da destruição.

Possivelmente não podemos omitir esta ligação com Isaías 40:25, 26. "A quem, pois, Me comparareis para que Eu lhe seja igual? diz o Santo. Levantai ao alto os vossos olhos, e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o Seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais Ele chama pelos seus nomes; por ser Ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar". Ou, como a tradução judaica mais vividamente a traduz: "Dele que é grande em poder, e forte em vigor, nenhuma escapa". Que CRISTO é o Santo que assim convoca as hostes celestiais pelo nome e as sustém em seu lugar é evidente de outras porções do mesmo capítulo. Ele é Aquele perante quem foi dito: "Preparai o caminho do SENHOR, fazei retas no deserto uma vereda para o nosso DEUS". Ele é Aquele que vem com uma mão forte, tendo o Seu galardão Consigo; Aquele que, como um pastor, alimenta o Seu rebanho, levando os cordeiros em Seu regaço.

Uma declaração a mais com respeito a CRISTO como Criador é suficiente. Trata-se do testemunho do próprio Filho. No primeiro capítulo de Hebreus lemos que DEUS nos falou por intermédio de Seu Filho; que disse a respeito Dele: "E todos os anjos de DEUS O adorem", e sobre os anjos declarou: "Aquele que a Seus anjos faz ventos, e a Seus ministros, labareda de fogo", mas sobre o Filho: "O Teu trono, ó DEUS, é para todo o sempre, e: Cetro de eqüidade é o cetro do Teu reino". E DEUS diz adicionalmente: "No princípio, SENHOR, lançaste os fundamentos da Terra, e os céus são obras das Tuas mãos". Heb. 1:8-10. Aqui encontramos o PAI dirigindo-Se ao Filho como DEUS, e declarando-Lhe: "Lançaste os fundamentos da Terra, e os céus são obras das Tuas mãos". Quando o próprio PAI atribui essa honra ao Filho, o que é o homem para impedi-lo? Com isto todos devemos bem deixar o testemunho direto com respeito à divindade de CRISTO e o fato de que Ele é o Criador de todas as coisas.

Uma palavra de precaução pode ser aqui necessária. Que ninguém imagine que exaltaríamos a CRISTO às expensas do PAI ou ignoraríamos ao PAI. Isso não pode ser, pois os Seus interesses são um só. Honramos ao PAI ao honrar o Filho. Atentamos às palavras de Paulo segundo as quais "há um só DEUS, o PAI, de Quem são todas as coisas, e JESUS CRISTO, pelo qual são todas as coisas, e nós também por Ele" (1 Cor. 8:6); como já citamos, que foi por Ele que DEUS fez os mundos.  Todas as coisas, em última instância, procedem do PAI, mas tem agradado ao PAI que Nele habite toda a plenitude, e que deva ser o Agente direto, imediato em todo ato da Criação. Nosso objetivo nesta investigação é estabelecer a legítima posição de CRISTO de igualdade com o PAI, a fim de que o Seu poder para redimir possa ser melhor apreciado.


Hit Counter