Capítulo 9

Home
Acima
Artigos
Sermões
Download
Livros On-Line
Notícias
Estudos Bíblicos
Imagens
Busca no Site
Índice Geral

Aceitação Com DEUS

Muitas pessoas hesitam em iniciar o processo de servir ao SENHOR, porque temem que DEUS não as aceitará, e milhares que têm professado ser seguidores de CRISTO por anos ainda estão a duvidar de sua aceitação junto a DEUS. Para benefício de tais é que escrevo, e não quero perturbar-lhes a mente com especulações, mas me empenharei em dar-lhes as simples garantias da Palavra de DEUS.

"Irá o SENHOR receber-me?" Respondo com outra pergunta: Irá o homem receber aquilo que ele próprio adquiriu? Se você vai a uma loja e faz uma compra, receberá os bens quando forem entregues? Logicamente que sim; não há lugar para dúvida quanto a isso. O fato de que você comprou tais mercadorias e pagou o devido preço por elas é prova suficiente, não apenas de que está disposto, mas também ansioso por recebê-las. Se não as deseja, não as teria adquirido. Ademais, quanto mais tenha pago por elas, mais ansioso estará em recebê-las. Se o preço foi bem elevado e quase entregou a vida para obtê-lo, então não haverá dúvida de que aceitará as encomendas quando lhe forem entregues. Sua grande ansiedade é sobre a possibilidade de haver alguma falha na sua entrega.

Agora, apliquemos esta ilustração simples e natural ao caso do pecador que vai a CRISTO. Em primeiro lugar, Ele nos comprou. "Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do ESPÍRITO SANTO que está em vós, o qual tendes da parte de DEUS, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a DEUS no vosso corpo". I Cor. 6:19,20.

O preço que foi pago por nós foi o Seu próprio sangue--Sua vida. Paulo disse aos anciãos de Éfeso: "Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o ESPÍRITO SANTO vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de DEUS, a qual Ele comprou com o Seu próprio sangue". Atos 20:28. "Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, de cordeiro sem defeito e sem mácula". I Ped. 1:18, 19. Ele "a Si mesmo Se deu por nós". Tito 2:14. Ele "Se entregou a Si mesmo pelos nossos pecados". Gál. 1:4.

Ele não adquiriu uma certa classe, mas todo o mundo de pecadores. "Porque DEUS amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". João 3:16. JESUS disse: "O pão que Eu darei pela vida do mundo é a Minha carne". João 6:51. "Porque CRISTO, quando nós éramos fracos, morreu a Seu tempo pelos ímpios". "Mas DEUS prova o Seu amor para conosco, pelo fato de ter CRISTO morrido por nós, sendo nós ainda pecadores". Rom. 5:6,8.

O preço pago foi infinito, portanto. Sabemos que Ele muito desejava aquilo que adquirira. Tinha o Seu coração orientado em obtê-lo. Ele não podia satisfazer-se sem isso. Ver Fil. 2:6-8; Heb. 12:2; Isa. 53:11.

"Mas eu não sou digno". Isso significa que você não vale o preço e, portanto, teme vir a CRISTO imaginando que poderia repudiar Sua aquisição. Agora, talvez pudesse ter algum temor nesse aspecto caso o negócio não tivesse sido selado e o preço não houvera sido já pago. Se Ele recusasse aceitá-lo com base no fato de ser indigno do preço, não só o perderia, mas também o montante pago. Conquanto os bens pelos quais você pagou não valham a quantia que lhes dedicou, não seria tão tolo de lançá-los fora. Preferiria certamente obter algum retorno por seu dinheiro, antes que nada conseguir.

Mas, além disso, nada terá a fazer com a questão de valor. Quando CRISTO esteve sobre a Terra no interesse da aquisição, Ele "não precisava de que alguém Lhe desse testemunho a respeito do homem, porque Ele mesmo sabia o que era a natureza humana". João 2:25. Realizou a compra com os olhos abertos, e sabia o valor exato daquilo que comprara. Ele não fica em absoluto desapontado quando você vai a Ele e Ele percebe que não tem nenhum valor. Não precisa preocupar-se com a questão de valor. Se Ele, com o Seu perfeito conhecimento do caso, estivesse satisfeito em fazer o negócio, deveria ser o último a queixar-se.

Pois, a maior de todas as maravilhas é que Ele comprou você pela própria razão de você não ser de nenhum valor. Seus olhos eficientes viram em você grandes possibilidades, e o comprou, não pelo que então valesse ou vale agora, mas pelo que poderia fazer de você. Ele declara: "Eu, Eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de Mim, e dos teus pecados não Me lembro". Isaías 43:25. Não temos qualquer justiça, portanto Ele nos adquiriu, "para que pudéssemos ser feitos justiça de DEUS Nele". Declara Paulo: "Nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade. Também Nele estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade". Col. 2:9,10. Eis aqui o processo inteiro:

"... Éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Mas DEUS, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com CRISTO, -- pela graça sois salvos, e juntamente com Ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais em CRISTO JESUS; para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da Sua graça, em bondade para conosco, em CRISTO JESUS. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de DEUS; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura Dele, criados em CRISTO JESUS para boas obras, as quais DEUS de antemão preparou para que andássemos nelas".

Devemos ser "para louvor da glória de Sua graça". Isso não poderíamos ser se originalmente valêssemos tudo quanto Ele pagou por nós. Nesse caso não haveria glória para Ele na transação. Ele não poderia, nas eras vindouras, mostrar-nos as riquezas de Sua graça. Mas quando Ele nos toma, nós nada valendo, e finalmente nos apresenta imaculados perante o trono, isso será para a Sua eterna glória. E então não haverá ninguém para atribuir-se valor. Através da eternidade, as hostes santificadas se unirão em dizer a CRISTO: "Digno és. . . porque foste morto, e com o Teu sangue compraste para DEUS os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação; e para o nosso DEUS os constituíste reino e sacerdotes". "Digno é o Cordeiro que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor". Apoc. 5:9,10,12.

Certamente toda dúvida quanto à aceitação com DEUS deve ser posta de lado. Mas isso não se dá. O coração maligno da descrença ainda sugere dúvidas. "Creio nisso tudo, mas. . ." Pare exatamente aí. Se você cresse, não haveria de dizer, "mas". Quando as pessoas acrescentam um "mas" à declaração de que crêem, estão na realidade declarando: "Eu creio, mas não creio". Contudo, você continua: "Talvez tenha razão, mas preste atenção no que digo. O que eu pretendi dizer é que creio nas declarações escriturísticas que citou, mas a Bíblia ensina que se somos filhos de DEUS, teremos o testemunho do ESPÍRITO e tal testemunho em nós mesmos, e eu não sinto nenhum tal testemunho". Entendo a sua dificuldade. Deixe-me ver se não pode ser removida.

Quanto a pertencer a CRISTO, você mesmo pode estabelecer isto. Você viu o que Ele Lhe entregou. Agora a questão é, você entregou-se a Ele? Se o fez, pode estar certo de que Ele o aceitou. Se você não for Dele, é somente porque  recusou entregar-Lhe aquilo que Ele adquiriu. Você O está defraudando. Ele diz: "Todos os dias, estendi as Minhas mãos a um povo rebelde e contradizente". Rom. 10:21. Ele lhe roga que Lhe confie aquilo que adquiriu e pagou, contudo recusa fazê-lo e O acusa de não estar disposto a recebê-lo. Mas se de coração dedicou-se a Ele para ser o Seu filho, pode estar seguro de que Ele o recebeu. Agora, quanto a crer em Suas palavras, embora tendo dúvidas se Ele o aceitará por não sentir o testemunho em seu coração, insisto ainda em que você não crê. Se o fizesse, teria o testemunho. Ouça a Suas palavras: "Aquele que crê no Filho de DEUS tem em si o testemunho. Aquele que não dá crédito a DEUS, o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que DEUS dá acerca do Seu Filho". I João 5:10. Crer no Filho é simplesmente crer em Sua palavra e no registro a Seu respeito.

E "aquele que crê no Filho de DEUS tem em si o testemunho". Você não pode ter o testemunho até crer; e tão cedo creia, você tem o testemunho. Como é isso? Porque a sua crença na Palavra de DEUS é o testemunho. DEUS assim o diz.

"Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem". Heb. 11:1.

Se ouvisse DEUS dizer com voz audível que você é Seu filho, deveria considerar isso testemunho suficiente. Bem, quando DEUS fala em Sua palavra, é o mesmo como se Ele falasse com voz audível, e sua fé é evidência de que você ouve e crê.

Esta é uma questão tão importante que merece cuidadosa consideração. Leiamos um pouco mais do registro. Primeiro, lemos que somos "filhos de DEUS mediante a fé em CRISTO JESUS". Gál. 3:26. Esta é uma confirmação positiva do que eu digo com respeito a sua descrença no testemunho. Nossa fé nos torna filhos de DEUS. Mas como obtemos essa fé? "A fé vem pela pregação e a pregação pela Palavra de CRISTO". Rom. 10:17. Mas como podemos obter fé na Palavra de DEUS? Apenas crendo em que DEUS não pode mentir. Dificilmente chamaria a DEUS de mentiroso diretamente, mas é isso que está fazendo se não crê em Sua Palavra. Tudo quanto precisa fazer para crer é crer. "A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se com a tua boa confessares a JESUS como SENHOR, e em teu coração creres que DEUS O ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que Nele crê não será confundido". Rom. 10:8-11.

Tudo isso está em harmonia com o registro dado mediante Paulo. "O próprio ESPÍRITO testifica com o nosso espírito que somos filhos de DEUS. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de DEUS e co-herdeiros com CRISTO". Rom. 8:16,17. Esse ESPÍRITO que testemunha com o nosso espírito é o Consolador que JESUS prometeu. João 14:16. E sabemos que o Seu testemunho é verdadeiro, pois é o "ESPÍRITO da verdade". Agora, como dá testemunho? Trazendo-nos à lembrança a Palavra que foi registrada. Ele inspirou aquelas palavras (I Cor. 2:13; 2 Ped. 1:21), e, portanto, quando lhes traz a nossa lembrança é o mesmo como se nos falasse diretamente. Ela apresenta-nos à mente o registro, uma parte do qual citamos. Sabemos que o registro é verdadeiro, pois DEUS não pode mentir. Mandamos que Satanás se vá com o seu falso testemunho contra DEUS, e cremos nesse registro, mas se cremos no registro, sabemos que somos filhos de DEUS, e clamamos: "Abba, PAI". Então a gloriosa verdade apresenta-se mais plenamente à alma. A repetição das palavras torna-a uma realidade a nós. Ele é nosso PAI; somos Seus filhos. Que alegria tal pensamento traz! Assim vemos que o testemunho que temos em nós mesmos não é uma simples impressão ou emoção. DEUS não nos pede para confiar em testemunho tão pouco confiável como os nossos sentimentos. Aquele que confia em seu próprio coração é um tolo, declaram as Escrituras. Mas o testemunho no qual devemos confiar é a imutável Palavra de DEUS, e esse testemunho podemos ter mediante o ESPÍRITO em nossos próprios corações. "Graças a DEUS por Seu dom inefável".

Essa segurança não nos permite relaxar em nossa diligência e em contentar-nos, como se houvéssemos atingido a perfeição. Devemos lembrar que CRISTO nos aceita, não por causa de nós, mas por causa Dele próprio, não por sermos perfeitos, mas Nele podemos prosseguir até à perfeição. Ele nos abençoa, não porque somos tão bons a ponto de merecermos uma bênção, mas a fim de que na força da bênção possamos volver-nos de nossas iniqüidades. Atos 3:26. A todo o que crê em CRISTO, o poder--direito ou privilégio--é dado de tornar-se filho de DEUS. João 1:12. É pelas "preciosas e mui grandes promessas" de DEUS mediante CRISTO que somos tornados "co-participantes da natureza divina". 2 Pedro 1:4.

Consideremos brevemente a aplicação prática de algumas dessas passagens.


Hit Counter