O Que "Está Escrito" na Bíblia Sobre o Dízimo

Pr. Bullón"Muito bem, eu sou o seu pastor e não acredite no que estou falando, se eu não comprovar que está escrito o que estou falando."

Fonte: Palestra: "Existe uma Igreja Verdadeira?" 

A leitura cuidadosa do livro de Malaquias permite concluir que os pontos-de-vista expressos pelo Pastor Alejandro Bullón, apresentador do programa Está Escrito, na palestra Dízimos e Ofertas, Por Quê? estão completamente equivocados e evidenciam uma consciente tentativa de manipulação do real significado da orientação encontrada em Malaquias 3:10-12.

  • Na Bíblia, está escrito que a mensagem de Malaquias 3:10 era dirigida também aos sacerdotes.

Veja quem são os destinatários originais dessa mensagem de Deus logo no início do livro! "O filho honra o pai, e o servo ao seu amo; se eu, pois, sou pai, onde está a minha honra? e se eu sou amo, onde está o temor de mim? diz o Senhor dos exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que temos nós desprezado o teu nome?" Malaquias 1:6.

Leia também o que Deus diz no capítulo 2, através do profeta Malaquias:

1 Agora, ó sacerdotes, este mandamento é para vós.
2 Se não ouvirdes, e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o Senhor dos exércitos, enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e já as tenho amaldiçoado, porque não aplicais a isso o vosso coração.
3 Eis que vos reprovarei a posteridade, e espalharei sobre os vossos rostos o esterco, sim, o esterco dos vossos sacrifícios; e juntamente com este sereis levados para fora.
4 Então sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que o meu pacto fosse com Levi, diz o Senhor dos exércitos.
5 Meu pacto com ele foi de vida e de paz; e eu lhas dei para que me temesse; e ele me temeu, e assombrou-se por causa do meu nome.
6 A lei da verdade esteve na sua boca, e a impiedade não se achou nos seus lábios; ele andou comigo em paz e em retidão, e da iniqüidade apartou a muitos.
7 Pois os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instrução, porque ele é o mensageiro do Senhor dos exércitos.
8 Mas vós vos desviastes do caminho; a muitos fizestes tropeçar na lei; corrompestes o pacto de Levi, diz o Senhor dos exércitos.
9 Por isso também eu vos fiz desprezíveis, e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos, mas fizestes acepção de pessoas na lei...

O povo de Israel já não devolvia corretamente o dízimo porque a liderança da igreja daquela época havia perdido toda a credibilidade. O mau comportamento dos sacerdotes era uma desonra ao nome de Deus.  Por essa razão, Ele os reprova e ameaça com maldição caso não se corrijam. Na avaliação divina, os sacerdotes de Israel eram os principais responsáveis pela apostasia nacional. Não instruíram devidamente o povo, desviaram-se do caminho e, por seu mau exemplo, a muitos fizeram tropeçar.

Deus disse que a perda da credibilidade dos sacerdotes era obra Sua. "Eu vos fiz desprezíveis, e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos." Portanto, não há fundamento para a idéia de que os "ungidos do Senhor" são intocáveis e devem ter sua imagem preservada para não trazer "opróbrio à Causa". No passado, Deus enviou Malaquias e outros mensageiros para desmascará-los. Hoje, pode, por exemplo, estar usando o irmão Ricardo Nicotra e outros. O Deus que não mediu palavras no passado não recearia repetir hoje "espalharei sobre os vossos rostos o esterco".

O retorno das bênçãos e da aprovação de Deus para Israel dependia da conversão de Seus líderes. Veja o que está escrito em Malaquias no capítulo 3:

2 Mas quem suportará o dia da sua vinda? e quem subsistirá, quando ele aparecer? Pois ele será como o fogo de fundidor e como o sabão de lavandeiros;
3 assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata, até que tragam ao Senhor ofertas em justiça.
4 Então a oferta de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos, e como nos primeiros anos.

Primeiro os filhos de Levi deveriam ser purificados para que, então, a nação de Israel readquirisse o favor de Deus e todas as Suas promessas de prosperidade pudessem ser cumpridas. Mas os líderes do então povo de Deus não aceitaram ser purificados por Aquele de quem o profeta falava. Assim, recusando-se a atender aos apelos pessoais de Cristo, quando Este aqui esteve, perderam a possibilidade de desfrutar do cumprimento de todas as maravilhosas promessas que lhes foram feitas.

Os próprios sacerdotes estavam incluídos entre os que roubavam a Deus. Diz o verso 9: "Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda." Portanto, em Malaquias 3:10 Deus está também proibindo a utilização apenas parcial do dízimo para o sustento de Sua obra quando orienta: "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim..." Os dízimos levados pelo povo à Casa do Tesouro não deveriam mais ser desviados para outras finalidades ou proveito próprio pelos sacerdotes. O Deus de Israel fazia questão da correta aplicação de todos os dízimos! Em nossos dias, com certeza, Ele repetiria a recomendação.

  • Está escrito que as promessas de prosperidade nacional e individual estão condicionadas à fidelidade total.

A fidelidade na devolução do dízimo era apenas a última de uma série de recomendações feitas até ali pelo profeta. Através de Malaquias, o Senhor recomenda fidelidade no culto, no casamento, na vida em comunidade, no trato com os empregados, na aplicação da justiça, em todos os setores da vida e, inclusive na devolução dos dízimos. Só então, depois de estabelecer todas essas condições, promete: "Fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança. Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos. E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos." Malaquias 3:10-12.

Estas são promessas de prosperidade material feitas originalmente ao Israel carnal. Cumprem-se elas no cotidiano do Israel espiritual? Não. Porque não ocupamos um território definido nem formamos uma nação específica. Por enquanto, está escrito que Deus "faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos." São Mateus 5:45.

Assim, no presente, poderíamos até ser tentados a repetir as agressivas palavras proferidas pelos israelistas : "Inútil é servir a Deus. Que nos aproveita termos cuidado em guardar os seus preceitos, e em andar de luto diante do Senhor dos exércitos? Ora pois, nós reputamos por bem-aventurados os soberbos; também os que cometem impiedade prosperam; sim, eles tentam a Deus, e escapam." Malaquias 3:14-15.

  • Está escrito que as promessas de recompensa à total fidelidade a Deus terão cumprimento por ocasião do retorno de Nosso Senhor Jesus Cristo.

17 E eles serão meus, diz o Senhor dos exércitos, minha possessão particular naquele dia que prepararei; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve.
18 Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve.

4
Pois eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como restolho; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo.
2 Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo curas nas suas asas; e vós saireis e saltareis como bezerros da estrebaria. 

Atendamos, pois, irmãos, às recomendações do profeta Malaquias, sendo fiéis a Deus em todos os aspectos de nossa vida. Assim, quando Jesus retornar, seremos por Ele recompensados com a bênção máxima da vida eterna. Que não sejamos, como os fariseus e escribas, líderes de Israel do tempo de Cristo, que eram fiéis apenas quanto ao dízimo. "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o [dízimo] da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas." São Mateus 23:23.

Deus quer mais do que 10% do seu dinheiro. Deus quer você 100%. - Robson Ramos, editor

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com