Como Melhorar as Notas

Ou como ter uma caderneta escolar menos colorida

AIguém muito bem-humorado finalmente escreveu uma frase aproveitável numa dessas portas de sanitário de escola: "Se notas vermelhas fossem flores e as cadernetas escolares fossem jardins, o mundo viveria em continua primavera." Você concorda?

Se sua resposta a essa pergunta for afirmativa e tiver como base sua própria experiência nos estudos, é bom ler e praticar as sugestões seguintes:

Antes de saber a data da prova

1. Preste atenção no que o professor estiver ensinando.

Não se deixe distrair pela personalidade dele, nem por seus trejeitos ou por sua maneira de se vestir. Fique "ligado" no que ele diz. Esqueça a briga com a(o) namorada(o) ou qualquer outro problema. É hora de aprender. Se algum colega o(a) estiver atrapalhando com sua conversa, peça licença e mude de lugar. De preferência, sente-se próximo do professor. A "turma do fundão" não costuma tirar as melhores notas.

2. Faça boas anotações em classe.

Preocupar-se em tomar nota das principais informações que o professor apresenta, favorece a concentração, desenvolve a agilidade mental para a organização e compreensão do tema da aula. Também ajuda na aquisição da habilidade de síntese, além de servir como antídoto contra o sono.

3. Se não entender, peça ao professor que explique novamente.

Não fique envergonhado por expressar suas dúvidas. O professor é pago para ensinar e você vai a escola para aprender. E caso a nova explicação do professor não lhe seja suficiente, procure-o fora da sala de aula ou peça a ajuda de algum colega.

4. Tenha um horário reservado para recordar diariamente o que aprendeu em classe. 

Não estude apenas na véspera da prova. Se a cada dia você recapitular em casa o que aprendeu na escola, nem precisará estudar tanto quando estiver chegando o dia da prova. E se surgir alguma dúvida, você tem chance de apresentá-la ao professor no dia seguinte antes que avance com a matéria.

Ao preparar-se para a prova

1. Escolha um local adequado para estudar.

Um lugar isolado, silencioso, arejado, tranqüilo, bem-iluminado, limpo, organizado, confortável.

2. Não estude deitado. 

A cama é excelente lugar para dormir ou descansar, não para estudar. Na verdade, segundo pesquisas, aprendemos muito mais se caminhamos ao estudar. Como isso nem sempre é possível, sugiro que estude sentado. De preferência, numa cadeira junto a uma mesa sobre a qual você possa colocar seus materiais. Uma poltrona ou almofadas são excessivamente confortáveis e podem lhe provocar sono.

3. Vista roupas folgadas porque lhe permitem maior liberdade de movimento.

Roupas apertadas causam desconforto e dificultam a concentração.

4. Use a cabeça.

Nosso cérebro tem mais facilidade para armazenar informações divididas em partes. Sabendo disso, leia atentamente o material que precisa estudar para a prova e dívida-o em várias partes (no máximo cinco); depois, estude isoladamente cada uma dessas partes, dividindo-as em outras partes, conforme o número de suas idéias principais; e assim por diante. Se for possível, prepare um resumo esquemátíco da matéria e a memorização se tornará ainda mais fácil.

5. Estude sozinho ou, no máximo, em dupla.

Nos estudos, como no amor, "um é pouco, dois é bom, três é demais".

6. Seja temperante: não estude demais!

Se vai à escola no período matutino, não fique estudando até tarde da noite na véspera da prova. Faça refeições leves e evite os doces. Dê preferência às frutas e verduras. Não tome café, comprimidos ou qualquer outra substância que tire o sono. Essas drogas não aumentam a lucidez nem a capacidade de assimilação de informações.

Na hora da prova

1. Primeiro, leia tudo com atenção.

Não seja afobado. Se o professor costuma fazer uma leitura das perguntas e enunciados dos exercícios antes que você e seus colegas comecem a trabalhar na prova, melhor. Acompanhe-o atentamente. Talvez ele faça alguma correção ou dê dicas ou orientações que facilitem a resolução de questões da prova. E se você não entender alguma coisa, esse é o melhor momento para tirar suas dúvidas.

2. Use inteligentemente todo o tempo disponível. 

Não se impressione com os que fazem a prova rapidamente e terminam logo. Responda ou resolva primeiro as questões que você achar mais fáceis. Deixe as mais difíceis para o fim. Se por acaso não souber uma, duas ou mais, não entre em pânico. O nervosismo poderá provocar um "branco" ainda maior. Releia as perguntas e enunciados, talvez lhe sugiram uma pista que ajude você a lembrar-se da resposta.

3. Releia tudo que você fez. 

Não entregue sua prova sem antes certificar-se de haver compreendido realmente o que o professor queria e ter resolvido as questões da melhor maneira possível. Aproveite até o último segundo disponível. E se mesmo assim não alcançar a nota que esperava (ou precisava), não desanime. Perder uma partida não é perder o campeonato. -- Robson Ramos

Retornar ao Índice da Seção

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com