Como Arranjar Emprego

Com preparo, inteligência e perseverança não chega a ser fácil, mas é menos difícil.

Se você nunca esteve empregado e procura um emprego pensando em encontrar um jeito de ganhar uns reais e assim resolver seus problemas financeiros, está iludido e mal-motivado. Você já reparou que quase todos os empregados vivem insatisfeitos com seus salários? Pois é. As pessoas, geralmente, não enriquecem, sendo empregadas.

Então, por que arranjar emprego? -- Você deve estar pensando. E essa é a maneira de pensar da maioria das pessoas. Poucos são os que se lembram de que existem motivações mais nobres para a busca de um emprego, como por exemplo a necessidade de sentir-se útil e a vontade de servir. Essas me parecem ser as melhores motivações para quem procura um emprego.

Quem trabalha porque aprecia sentir-se útil e gosta de poder servir à sociedade, sente-se realizado e feliz em seu emprego, ainda que não seja bem remunerado. E muitos até trabalham sem remuneração, geralmente depois que se aposentam ou porque têm outras fontes de renda. Apenas pelo prazer de sentir-se útil e servir. Mas, um "estímulo" financeiro (não um "pagamento"!) mensal é benéfico e agradável, não há dúvida. E quanto maior ele for, melhor.

Chega, porém, de filosofia. Seja qual for sua motivação, você quer (ou, infelizmente, "precisa") trabalhar, isto é, encontrar um emprego. (O verbo "trabalhar" é desestimulante para alguns!) E eu devo dar-lhe algumas dicas que possam ajudá-lo. Pois bem, aqui estão elas:

1. Seja previdente.

Antes de começar a procurar emprego, prepare-se para a atividade que pretende desempenhar. Os cursos profissionalizantes ministrados por correspondência podem lhe dar uma boa base, em algumas áreas. Os cursos oferecidos por escolas como o SENAC também são ótimos, apesar de suas limitações. E há outros cursos que também lhe podem ser úteis, como datilografia e digitação de computadores por exemplo.

Se não puder preparar-se, ao menos informe-se sobre o trabalho que deverá aprender a realizar. Há livros que dão noções gerais sobre cada profissão. Consulte a biblioteca de sua cidade. E não se esqueça de providenciar os documentos para seu registro, especialmente a carteira de trabalho. Cartas de apresentação assinadas por pessoas importantes também podem ajudar.

2. Seja inteligente.

Converse com seus amigos, peça a ajuda de seus pais, dê uma olhada nos anúncios classificados dos jornais, vá a uma agência de empregos, ouça os programas tipo "bolsa de empregos" que algumas emissoras de rádio apresentam, percorra as principais ruas da cidade perguntando... Utilize todos os meios disponíveis para descobrir alguém que esteja necessitando de um empregado com as suas qualificações (ou pretensões).

Mas seja inteligente, sobretudo, na hora da entrevista com seu possível empregador. Esse momento é decisivo. Não se intimide. Procure concentrar sua atenção na necessidade que o empregador tem de arranjar um funcionário capaz. Imagine-se como a solução para esse problema da firma.

Daniel Jouve, diretor de uma grande agência de empregos na França, dá algumas sugestões a aqueles que desejam ampliar suas possibilidades de aprovação nessas entrevistas:

"Seja você mesmo. Não oculte sua personalidade por trás de frases ensaiadas nem pela preocupação de não transgredir alguma convenção social. Responda todas as perguntas que lhe fizerem, ainda que o faça de maneira breve. E seja franco. Não tente esconder suas deficiências. Mas não hesite em mostrar-se sob seu melhor aspecto. Jamais diminua suas qualidades. Esse não é o momento para ser modesto.

"Não hesite em demonstrar que é curioso. Faça perguntas. O quadro que eles pintarem da companhia, embora possa ser tendencioso, não deixará de ser importante para você, e as suas possibilidades aumentarão com o interesse que demonstrar pela firma.

"A questão do salário deve ser levantada apenas no fim da entrevista. Você deve demonstrar que fica naquele emprego não por ser bem pago mas porque ele corresponde ás suas capacidades. O objetivo do empregador é convencê-lo de que o emprego é interessante, valendo a pena ficar com ele por um preço mais baixo. O seu objetivo é convencê-lo de que as suas capacidades valem o ordenado mais elevado possível."

3. Seja perseverante.

Para conquistar qualquer coisa na vida, o segredo é perseverar. Se for reprovado na entrevista ou em algum teste que lhe aplicarem, não desanime. Prepare-se melhor e aja com mais inteligência na próxima tentativa. -- Robson Ramos

 

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com