Aumente Seu Salário!

Se o seu salário quase não dá para cobrir os gastos necessários à sobrevivência, certamente você deve ser mais um(a) daqueles(as) que esperam até com ansiedade o próximo aumento salarial. Porém, como você já deve ter notado, embora o valor do seu salário suba periodicamente, sua condição financeira permanece inalterada. Sempre lhe falta dinheiro! Não é verdade?

A solução então parece ser a reivindicação enérgica de uma elevação salarial mais significativa. No entanto, atualmente as ofertas de trabalho andas escassas: muitos estão à procura de emprego; outros, mesmo empregados, buscam melhor colocação. Nesse contexto, é arriscado você pretender exigir do empregador um aumento de salário. Ele sabe que ninguém é insubstituivel e poderá, com facilidade, demiti-lo(a) e imediatamente encontrar outra pessoa para ocupar o seu lugar.

A seguir, você confere uma série de sugestões práticas, que visam ajudá-lo(a) a "aumentar" o próprio salário, sem riscos!

1. Não desperdice dinheiro.

Não dê esmolas a desconhecidos. Ajude somente quem você conhece as necessidades.

Não participe de jogos de azar. Os únicos que realmente lucram com sorteios, rifas, bingos, loterias, são aqueles que os promovem.

Não vá a lugares de diversão onde você possa dissipar forças físicas e morais. Recreação sadia é aquela em que suas energias são recriadas, renovadas.

Antes de comprar algo, reflita: Isto é de boa qualidade? Eu preciso realmente disto? Assim evitará comprar muita coisa desnecessária e sem valor.

2. Economize ao comprar.

Não se iluda com as propagandas. Mercadorias não anunciadas custam menos que as muito badaladas, e podem ser de igual e até melhor qualidade.

Não se impressione com o nome da loja. Procure onde o preço estiver menor. Aproveite as liquidações. Quando convier, compre de segunda mão.

Sempre que possível, pague a vista, ainda que seja preciso esperar um pouco mais até juntar todo o dinheiro.

3. Elimine gastos supérfluos.

Movimente-se a pé ou de ônibus. Deixe o carro (ou táxi) para ocasiões especiais.

Adquira somente literatura educativa. Qual a utilidade dos livros de ficção, romances, revistas pornográficas e histórias em quadrinhos?

Fuja da ostentação. Não se preocupe em apresentar-se segundo a ''última'' moda ou vestir-se com roupas das etiquetas mais famosas. Isso é tolice.

Liberte-se dos maus hábitos. Fumar, ingerir bebidas alcoólicas e refrigerantes, comer entre as refeições, deliciar-se com balas e gomas de mascar, etc, além de prejudicar sua saúde, faz você gastar dezenas de reais todo mês, sem se perceber.

4. Consiga dinheiro extra.

Se utilizar suas horas ociosas, você poderá obter alguns trocados a mais e aumentar - literalmente -sua renda.

Levando em conta sua capacidade, habilidade e gosto, produza, venda ou faça alguma coisa nos momentos de folga. Por exemplo: artesanatos, pinturas, bordados, aulas particulares, vendas de mercadorias pelo sistema de catálogos, cuidar de crianças, cortar a grama para vizinhos, escrever artigos para jornais ou revistas...

5. Tenha um orçamento pessoal.

Preparar um orçamento pessoal é também um excelente meio de "aumentar" sua renda, pois, um planejamento prévio dos gastos o ajudará a aproveitar ao máximo o capital de que dispõe.

E fácil planejar o uso do dinheiro. Primeiro, determine com o que irá gastá-lo, fazendo uma lista de todas as suas necessidades (manutenção pessoal, roupas, condução, equipamento escolar ou de trabalho, prestações a pagar, etc.). Depois, sem se esquecer de separar uma quantia para os imprevistos, determine quanto irá gastar em cada uma delas. Ao fixar esses valores, deixe sempre uma folguinha, para que, caso seu orçamento fique muito apertado, você não acabe dando um pontapé nesta idéia, que é boa. -- Robson Ramos

Retornar ao Índice da Seção

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com