Como Desenvolver a Criatividade

Ou como explorar a mina de ouro que há entre suas orelhas.

A capacidade de raciocinar faz você superior aos animais. E a criatividade coloca-o acima dos computadores, apesar da velocidade e precisão que eles possuem.

Você tem uma verdadeira mina de ouro entre as orelhas, como diz White N. Schulz. Só precisa aprender como explorá-la. E isso não é muito dificil.

Para ser criativo não é necessário ter um alto grau de inteligência ou um título universitário. A grande maioria dos seres humanos nasce com uma imaginação rica e vigorosa, que precisa unicamente ser desenvolvida.

Aqui estão algumas sugestões selecionadas que poderão ajudá-lo nesse sentido:

1. Colecione idéias.

As idéias são a essência da criatividade. Para desenvolver seus instintos criativos, tome nota das boas idéias que o rodeiam. Mantenha um arquivo pessoal de idéias singulares, atrativas, estranhas ou interessantes.

Seja um colecionador constante de pensamentos, provérbios, slogans, frases de pára-choques de caminhão, pichações inteligentes, textos curiosos, novos finais para velhas histórias, soluções de problemas, fatos pitorescos, poesias, crônicas, experiências, etc.

Colecione também suas próprias idéias. Não confie na memória. Tenha sempre à mão papel e caneta para anotá-las. Você não pode prever quando irá precisar delas. E se não as anotar, poderá perder ótimas idéias. Além disso, o registro favorece o surgimento de novas idéias.

2. Exercite a criatividade.

Todos os dias anote pelo menos uma idéia sobre como melhorar seu desempenho nos estudos ou no trabalho, como facilitar o trabalho de seu pai ou de sua mãe, como ajudar a escola onde estuda ou a firma em que trabalha e como melhorar sua cidade ou seu país.

Escolha uma hora e um lugar para pensar alguns minutos, todos os dias. Tente criar algo nesses momentos. Associe idéias. Combine. Adapte. Modifique. Aumente. Diminua. Substitua. Reorganize. Inverta. As grandes e novas idéias nascem a partir de pequenas e velhas idéias. Ninguém é absolutamente original.

Lembre-se, porém, que no processo criativo há cinco fases distintas. Primeiro, há o desejo (ou necessidade) inicial de criar, que deve ser seguido por um período de investigação e tomada de informações sobre o assunto. Depois vem o período da incubação, quando o subconsciente assume o controle e se prepara para resolver a questão. Só então ocorre a iluminação, que é o clímax do processo criativo, quando afloram os resultados dos esforços inconscientes. E finalmente há o período de avaliação e aperfeiçoamento das idéias criadas.

3. Mantenha-se saudável.

Evite coisas que enfraqueçam ou prejudiquem sua mente. Fuja do barulho, da fadiga, do negativismo, do álcool, do fumo, dos tóxicos, das dietas desequilibradas e dos excessos em geral.

Um comportamento pouco saudável bloqueia a ótima criatividade, segundo Martha Kaley, que é consultora do Centro de Liderança Criativa, em Greensboro, EUA. Por outro lado, técnicas de distensão muscular, exercícios físicos e uma nutrição apropriada enviam oxigênio para alimentar nosso corpo e o fazem circular por nosso cérebro, onde guardamos nosso poder criativo. Essa é mais uma razão para esforçar-se a fim de levantar cedo e sair à rua para correr e respirar o ar fresco da manhã.

4. Ponha suas idéias em prática.

Nenhuma idéia nasce perfeita, por isso é bom submetê-la á apreciação de outros. Talvez lhe dêem sugestões que poderão ajudá-lo a mel~orá-la. Mas, se isso não acontecer e você não encontrar a apreciação ou o apoio que esperava receber, não desanime. Coragem. Muitas idéias novas foram recebidas com zombaria e desconfiança.

Quando Akío Monta, então presidente da Sony, bolou o "walkman" ninguém se entusiasmou com a idéia. Mas ele fez valer sua intuição e seu talento para o negócio e disse que desistiria da presidência se não vendessem pelo menos cem mil daqueles aparelhos até o fim do ano. E você conhece o sucesso mundial que o "walkman" se tornou.

Além disso, uma idéia razoável colocada em prática tem muito mais valor que uma grande idéia arquivada. É ou não é? -- Robson Ramos

Retornar ao Índice da Seção

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com