João 14: Tão Simples na Bíblia e Tão Complicado para o Pastor Ivanaudo...

 

A tradução da Bíblia na Linguagem de Hoje não é tão fiel ao texto original das Escrituras quanto gostaríamos, porque parafraseia algumas expressões do período bíblico com o objetivo de atualizá-las, tornando-as mais compreensíveis ao homem moderno. O problema é que, nesses momentos, as convicções pessoais dos tradutores podem interferir na escolha das palavras e favorecer doutrinas não-bíblicas.

Apesar disso e mesmo sabendo da óbvia tendência trinitariana desses profissionais, cremos que uma simples leitura de todo o capítulo 14 do Evangelho de João, em linguagem atual e sem as divisões em versículos acrescentadas posteriormente ao texto bíblico original para agilizar a localização das passagens, possa facilitar ainda mais o entendimento correto desse texto, tantas vezes mencionado em defesa da trindade.

 

Jesus disse:

— Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. [Note a distinção que faz entre Deus, o Pai, e Ele, o Filho de Deus.] Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. [O Céu não é a "casa da Trindade", mas a casa de Seu Pai somente...] Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. E vocês conhecem o caminho para o lugar aonde eu vou.

Então Tomé perguntou:

— Senhor, nós não sabemos aonde é que o senhor vai. Como podemos saber o caminho?

Jesus respondeu:

— Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim. Agora que vocês me conhecem, conhecerão também o meu Pai. E desde agora vocês o conhecem e o têm visto.

Filipe disse a Jesus:

— Senhor, mostre-nos o Pai, e assim não precisaremos de mais nada.

[Se existisse realmente uma trindade, este seria um momento ideal para Jesus Cristo dizer: "Não, não, peraí: Tem mais um Deus, além de mim e do Pai, que vocês precisam conhecer..." Mas Ele Se apresentou como o único "caminho" e prosseguiu explicando a completa unidade e exclusiva identificação existente entre Ele e o Pai. Perceba que não há espaço aí para uma terceira pessoa divina.]

Jesus respondeu:

— Faz tanto tempo que estou com vocês, Filipe, e você ainda não me conhece? Quem me vê vê também o Pai. Por que é que você diz: "Mostre-nos o Pai"? Será que você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim?

Então Jesus disse aos discípulos:

— O que eu digo a vocês não digo em meu próprio nome; o Pai, que está em mim, é quem faz o seu trabalho.

[Releia o versículo acima, irmão, por favor. Observe que o Espírito Santo, que habitava o interior de Jesus era o próprio Pai e não uma terceira divindade! Como disse posteriormente o apóstolo Paulo, "Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo" (2 Coríntios 5:19). Era o próprio Pai quem realizava todos aqueles milagres, através de Cristo. E o Filho de Deus afirmou ainda que o mesmo poderia se dar conosco, uma vez que o mesmo Poder estaria à nossa disposição...]

...Creiam no que lhes digo: Eu estou no Pai e o Pai está em mim. Se vocês não crêem por causa das minhas palavras, creiam pelo menos por causa das coisas que eu faço. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: Quem crê em mim fará as coisas que eu faço e até maiores do que estas, pois eu vou para o meu Pai. E tudo o que vocês pedirem em meu nome eu farei, a fim de que o Filho revele a natureza gloriosa do Pai. Eu farei qualquer coisa que vocês me pedirem em meu nome.

[Cristo está prometendo que Seus discípulos realizariam as mesmas maravilhas em favor dos necessitados, porque, após a ressurreição, Ele próprio viria também habitar neles, assim como o Pai. Não estava prometendo enviar um "representante" Seu ou o auxílio de um terceiro Deus, mas comprometendo-se a também fazer morada pessoalmente em nós. Ele próprio seria o Outro Auxiliador, da mesma espécie que o Pai, em favor daqueles que obedecessem a Seus mandamentos.]

Jesus continuou:

— Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos. Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre. O mundo não pode receber esse Espírito porque não o pode ver, nem conhecer. Mas vocês o conhecem porque ele está com vocês e viverá em vocês.

[Leia de novo, por favor, os trechos sublinhados acima e perceba como Cristo se referia a Si mesmo, quando nos prometeu outro Auxiliador, além do Pai. Primeiro, logo no começo desta conversa, Ele se apresentou como o único Caminho para Deus e a personificação da Verdade. Agora, está identificando o Auxiliador como Seu próprio espírito, o Espírito da Verdade!

E para que não restasse nenhuma dúvida quanto ao modo como estaria espiritualmente próximo aos discípulos após Sua ressurreição com corpo glorificado, acrescentou a explicação: "Ele está COM vocês e viverá EM vocês." Avance na leitura para o verso seguinte e tudo ficará ainda mais claro e evidente.]

— Não vou deixá-los abandonados, mas voltarei para ficar com vocês. Daqui a pouco o mundo não me verá mais, mas vocês me verão. E, porque eu vivo, vocês também viverão. Quando chegar aquele dia, vocês ficarão sabendo que eu estou no meu Pai e que vocês estão em mim, assim como eu estou em vocês.

[Observe abaixo que os discípulos aparentemente tiveram uma certa dificuldade para entender com exatidão o que Jesus dizia, mas Ele foi ainda mais específico!]

— Quem aceita e obedece aos meus mandamentos prova que me ama. O meu Pai amará aquele que me ama, e eu também o amarei e lhe mostrarei quem sou.

Então Judas, não o Judas Iscariotes, perguntou:

— Senhor, como será possível que o senhor mostre somente a nós e não ao mundo quem o senhor é?

Jesus respondeu:

— Quem me ama obedecerá à minha mensagem, e o meu Pai o amará. E o meu Pai e eu viremos viver com ele. Quem não me ama não obedece à minha mensagem. E a mensagem que vocês estão escutando não é minha, mas do Pai, que me enviou.

[Neste ponto, a versão Almeida, revista e atualizada, é bem mais específica, pois reforça a diferença entre Jesus vivendo com os discípulos e, no futuro, vivendo espiritualmente nos discípulos à semelhança do Pai. "Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada."]

— Tenho dito isso enquanto estou com vocês. Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês.

[Limitado por Seu corpo humano, ainda que glorificado após a ressurreição, Cristo não poderia ser onipresente por Si mesmo, mas Ele confiava plenamente na bondade e poder do Pai a quem Ele rogaria e, com certeza, permitir-lhe-ia estar de novo em íntima ligação com os discípulos, habitando também o interior deles e fazendo-lhes lembrar de tudo que lhes dissera durante Seu ministério.]

— Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo. Vocês ouviram o que eu disse: "Eu vou, mas voltarei para ficar com vocês." Se vocês me amassem, ficariam alegres, sabendo que vou para o Pai, pois o Pai é mais poderoso do que eu. Digo isso agora, antes que essas coisas aconteçam, para que, quando acontecerem, vocês creiam.

[Os comentários em azul foram de Robson Ramos.]

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com