Você Leu a Meditação Matinal de 05/04/01?
Com Qual das Versões Vai Ficar?

Versão Impressa:

Versão Digital, Distribuída por E-mail pelo Advir.Com.Br e Publicada na Internet pela CPB 

Quinta-feira
5 de abril

Os Mandamentos Não São Eternos

A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei. Romanos 13:8-10.

Bem, você pode estar imaginando: "Ontem estudamos que a lei de Deus é perpétua. Como você pode dizer que os Dez Mandamentos não são eternos?"

Pense sobre isso por um momento. Imagine Deus andando no Céu, dizendo aos santos anjos: "Por favor, não cometam adultério com nenhum dos seus vizinhos." Eu nem tenho certeza se os anjos são capazes fisicamente de cometer adultério.

Por outro lado, pense em Deus instruindo os anjos a honrarem seus pais e mães. Diga-me: Eles têm pais e mães?

Os anjos observam a lei de Deus sem saber, porque ela está escrita no próprio tecido do seu coração. (Comparar com Heb. 8:10 e II Cor. 3:3.) Aos anjos não foi necessário dizer: "Não matarás" ou "Não furtarás", porque eles foram positivamente motivados do íntimo do coração para respeitarem os outros.

Pelo que sabemos, os Dez Mandamentos não são eternos. Considere o quarto mandamento como exemplo. Ele simplesmente afirma que o sábado foi dado como memorial da criação da Terra. Mesmo o ciclo dos sete dias de 24 horas aponta para a criação de nosso planeta e sistema solar como os determinadores da lei do sábado, encontrada no Decálogo.

A lei do sábado no Decálogo, entretanto, representa um princípio universal e eterno. Jesus salientou esse princípio quando Lhe foi perguntado acerca do grande mandamento. É o princípio do amor a Deus e aos nossos semelhantes.

Por causa do pecado, Deus tornou Sua lei eterna mais explícita. Ele estabeleceu o princípio do Seu amor em dez ilustrações ou mandamentos que representam maneiras decisivas de amar a Deus e aos semelhantes. Mas envolvendo-os todos, está o princípio do amor, o verdadeiro princípio do Seu caráter. (Ver I João 4:8.)

Deus deseja escrever Sua lei eterna de amor no tecido do nosso coração. Quando isso for feito, será natural para nós sermos atenciosos para com Ele e para com os demais.

Que lugares maravilhosos seriam nosso lar e nossa igreja, se deixássemos que Deus escrevesse mais.

Ano Bíblico: II Samuel 13 e 14. – Juvenis: I Samuel 17

Fonte: Site da Casa Publicadora Brasileira (Clique na Meditação do dia 05/04/2001) -- Detalhe: Alguns dias depois de nossa denúncia, o texto foi trocado no site da CPB sem maiores explicações. A "toda-poderosa" Organização jamais admitiria um erro. Afinal de contas, afirma ser dirigida por Deus! Ficou mal para o site Advir.Com.Br que pode ser responsabilizado por distribuir o texto "apócrifo" entre os assinantes da Meditação por e-mail.

Foi assim mesmo que você aprendeu quando entrou para a Igreja? Não diziam que "de uma lua nova a outra e de um sábado a outro" toda carne iria adorar perante o Senhor? Não iríamos todos celebrar (verdadeiramente) pelo menos um sábado antes de entrar no Céu? E aquele encontro que marcamos para o sábado à tarde embaixo da árvore da Vida, como é que vai ficar? 

Percebe você que andam modificando demais a doutrina adventista? Ou são os mandamentos de Deus, de fato, apenas "ilustrações"? "Sermos atenciosos para com Ele e para com os demais" é o novo resumo da lei? 

Qual é a meditação correta: a impressa ou a digital? Ou sou eu que estou ficando (mais) louco? Esse George Knight, não sei não, acho que me enganei feio com ele! Ou a culpa não teria sido dele? - Robson Ramos

Opine sobre o assunto!

E apesar de tudo isso, ainda incluíram no "Auxiliar de Professor" da Lição da Escola Sabatina desta semana: "Não precisamos de folhetos anônimos, painéis, panfletos ou páginas na internet denunciando, condenando e criticando." Pág. 12, no meio da coluna direita. Resta saber se teria sido a autora do texto em inglês, Wilma Mc Clarty, ou o tradutor para o português, Licius Lindquist.

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com