RELIGIÃO
No Vaticano, 135 cardeais vão discutir quem substituirá João Paulo II

Começa a Mais Concorrida Eleição para a Sucessão Papal

A especulação se intensificou com o declínio do estado de saúde do papa

PARCIALMENTE EXTRAÍDO DA REVISTA TIMES
Vestidos com seus cerimoniosos trajes vermelhos, 135 cardeais católicos de vários pontos do planeta vão se reunir para discutir a sucessão de João Paulo II, titular de um dos mais longos papados da história. Ninguém está em campanha para ocupar a vaga – pelo menos não abertamente, mas há razões para acreditar que o processo de escolha do futuro Sumo Pontífice já começou. Em 1996, dois anos depois que João Paulo II quebrou uma perna, ele consentiu silenciosamente que os cardeais começassem a conjecturar sobre o próximo pontificado.

A especulação tornou-se mais intensa com o declínio do estado de saúde de João Paulo II – com quase 81 anos, ele apresenta sintomas do mal de Parkinson – e a agitação das atividades do Vaticano. Em fevereiro, 44 cardeais foram sagrados e em maio eles vão se reunir em Roma para discutir o catolicismo no novo milênio.

Pular na frente na corrida sucessória é a fórmula para perdê-la. Mas esconder completamente o projeto também não é sábio. O ensaio do cardeal Carlo Maria Martini sobre a espiritualidade do evangelista Marcos é muito comentada. Já o cardeal Dionigi Tettemanzi publicou no ano passado um livro de 650 páginas sobre a bioética do novo cristão.

Ray Flynn, ex-embaixador norte-americano na Santa Sé, é ao mesmo tempo idealista e realista sobre a não-declarada campanha para a sucessão papal. "É o Espírito Santo quem inspira a escolha, mas é preciso ter os requisitos necessários", diz.

O ingresso recente de 11 cardeais da América Latina, onde metade dos católicos romanos vivem, sugere que é importante falar espanhol. Estar em forma também ajuda. Os 33 dias de pontificado de João Paulo I sublinharam a necessidade de um papa dinâmico, o que pode explicar a dedicação do cardeal colombiano Dario Castrillón Hoyos, de 71 anos, um dos principais nomes da lista de papáveis, aos exercícios. Ser moderado também não faz mal – muitos dos cardeais com menos de 80 anos (os elegíveis) são conservadores – 92% deles foram sagrados.

Mas também é aceitável ter um propósito extremista de grande apelo, como o cardeal Giacomo Biffi que pediu ao governo italiano maior acolhida aos imigrantes católicos em detrimento dos muçulmanos. Uma grande restrição: ser norte-americano. Os observadores do Vaticano concordam que uma vez que os Estados Unidos dominam o mundo econômica e militarmente, é preciso mantê-los afastados do poder espiritual.

As conversas sobre um latino-americano estão crescendo. Além de Hoyos, o foco também recai sobre o cardeal Andrés Rodríguez Maradiaga, o arcebispo de Tegucigalpa, capital de Honduras. Quem acompanha o dia-a-dia do Vaticano fica alerta ao menor sinal de informação. "Pelo pouco que sei, todos esses cardeais têm e-mail", diz Francis Burkle-Young, um veterano observador da Igreja, dando uma pista de uma de suas fontes de informação. Ele acredita que um italiano deve voltar a ser o chefe da Igreja Católica.

Para muitos católicos, a idéia de que os cardeais competem pelo papado é uma ofensa. Afinal, a escolha de João Paulo II surpreendeu o mundo. O Espírito Santo vai contribuir na escolha do novo papa, mas serão apenas seres humanos a tomar a decisão prática.

http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/n-75314-index.html

PAPADO
Quem Vota

Desde o início do papado de João Paulo II, ele proclamou 201 cardeais, destes 161 estão vivos.

Dos 185 cardeais, 135 - com idade até 80 anos - têm direito a voto durante o conclave.

Dos oito cardeais brasileiros, seis têm direito a voto: dom Geraldo Magella, dom Claudio Hummes (ambos foram proclamados cardeais em meados de fevereiro pelo papa João Paulo II), dom frei Paulo Evaristo Arns, dom frei Aloísio Lorscheider, dom José Freire Falcão e dom Serafim Fernandes de Araújo.

Os cardeais dom frei Lucas Moreira Neves e dom Eugênio de Araújo Sales, ambos com mais de 80 anos, não terão direito a voto durante o conclave.

http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/n-75316.html

[Volta ao Índice da Seção] | [Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com