Ex-Arautos do Rei Responde a Humberto Caputo

Caro Irmão Caputo,

Não sei se estou me comunicando com um parente do querido professor Milton Caputo, a quem muito admirava enquanto eu era aluno no IAE-SP, por sua amabilidade e cortesia, sempre com um sorriso nos lábios.

Apreciei sua resposta a minha carta/apelo, creio que o Espírito Santo está abrindo seu coração. Mas gostaria de lhe chamar a atenção para suas próprias palavras em suas cartas anteriores, sobre o tema proposto, talvez o irmão não tenha relido o que escreveu ou, se o fez, não teve a exata percepção do efeito de suas assertivas.  Leia os textos seguintes como se fosse outra pessoa que houvesse escrito, e veja se não chega às mesmas conclusões a que cheguei:

1.  "... 'Muitos', 'uns' por ignorância, 'outros' por má fé,... 'Estes' querem que a Bíblia se rebaixe aos padrões degenerados do mundo perdido" ... Reis do Gospel Adventista... o interesse comercial já perverteu o espírito missionário..."

2. " 'Eles' querem falar a linguagem do mundo... . Pervertendo a si e aos outros, 'eles' se alegram e exultam engodados pelo número de batismos formais. 'Eles' dizem: Graças Deus, nós falamos a linguagem do mundo e o mundo nos ouve... . 'Eles' querem ser do mundo... Com certeza, a 'estes' professamente cristãos e pregadores populares e mundanos "o mundo ouve".  Mas 'estes' são sal sem sabor, só servem para serem pisados. Poderiam ser trigo, mas querem ser joio... Não dão frutos de santificação. São luz negra..."

Pelo menos para mim,leio essas palavras objetiva, não subjetivamente, e aqui o irmão claramente faz juízo de valor, SIM, "revelando", inclusive, as mais profundas intenções das pessoas que, segundo SUA conclusão, QUEREM perverter, QUEREM rebaixar, QUEREM ser do mundo, QUEREM ser joio, muitos USAM DE MÁ-FÉ.

O irmão conclui, pretensamente inspirado pelo Espírito Santo (?!), que ...(eles) "não dão frutos para a santificação. São luz negra". E chega ao cúmulo de concluir que "...'eles' se alegram e exultam engodados pelo número de batismos formais".  O irmão tem o dom de ler os corações e motivos até dos batizandos!? Por favor, se isso não for pretensão, então não sei o que seria!

E o querido irmão reclama que eu julguei suas intenções, por favor, apenas li suas declarações que a mim me pareceram raivosas. Mas, como o irmão cita Jesus, Isaías, Paulo, aparentemente pretendendo igualar-se a eles como porta-voz divino, recolho-me a minha insignificância, pois não me sinto à altura dessa responsabilidade.

Mais uma vez penitencio-me caso não o tenha bem compreendido, mas se o citei nominalmente apenas imitei-o ao citar o Flávio Santos diretamente em suas críticas às posições por ele exaradas no debate.  E com relação a este, oportunamente apresentarei argumentos que julgo procedentes com referência não só ao que o irmão apresenta, como ao debate em si.

Caso deseje, é do meu interesse estabelecer contato direto com o irmão através de  "franciscosgoncalves@hotmail.com", declinando, a partir de agora, de resposta pública, combinado? Deus o abençoe! -- Francisco Gonçalves, ex-barítono do quarteto Arautos do Rei.

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com