As Duas Opções para a Igreja

No mundo digital e no mundo real, tem sido cada vez mais freqüente ouvirmos pessoas debatendo assuntos de diversas naturezas. E todas esperam estar com a verdade.

Tudo começa a ganhar maior perplexidade quando determinadas teorias, "religiosas" em nosso caso, são misturadas com verdades. Podemos ouvir os diversos líderes, com diversas teorias religiosas, no fundo, todas possuem um certo fundo de verdade.

Consideremos uma religião "A" e outra "B", a "A" é verdadeira, no entanto, a "B" é apenas parcialmente, pois, apesar de inúmeros erros possui certas verdades. A religião "B" defende as verdades mais agradáveis como a justificação pela fé por exemplo que, realmente é uma verdade, no entanto, substitui certas verdades menos populares, por exemplo, o Sábado dia Santo, pela crença num Domingo mais popular sem tantas restrições à natureza pecaminosa humana.

Obviamente, a religião "B" é mais atraente que a religião "A", e a discussão está aberta. Os líderes da religião "B" são uma maioria que cativa a população do mundo, possui prestígio entre as diferentes nações, porém, a religião "A" olha para a prosperidade da outra religião, vê o prestigio que a mesma tem entre os homens, e procura achar um meio de levar o evangelho eterno de Deus através de um modo mais eficaz.

É visível que a religião "A" possui  dois caminhos. O primeiro é o de se humilhar à Deus, pedir a Ele forças para levar Sua obra na terra adiante e tentar se consagrar o máximo possível. Não estou dizendo com isso que ela jamais erraria novamente, no entanto, caminharia para a perfeição com a graça de Deus e quando cometesse alguma falha, ouviria e se arrependeria. 

Haveria, porém, um outro caminho, um caminho não igual, porém, semelhante ao percorrido pela religião "B"...

Vamos simplificar nosso pensamento, denominando a religião "B" de Igreja Cristã Primitiva, e, a igreja "A" como a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Sabemos que a Igreja Cristã primitiva era santa, pois, seguia as recomendações do mestre Jesus. Porém, com o passar do tempo, a mesma foi se corrompendo até chegar a apostasia, substituindo dessa forma doutrinas cristãs de vitais importância -- se é que podemos classificar preceitos divinos como menos ou mais importantes -- cumprindo-se dessa forma a profecia de II Tessalonicenses 2:1-4.

A Igreja Adventista hoje segue por um caminho semelhante, não igual, pois, segundo a profecia essa igreja de nossos dias teria o joio e o trigo. O joio chegaria a ser a sua maior porção, no entanto, o Senhor sacudiria terrivelmente Sua igreja. E o joio dessa vez não venceria como aconteceu na igreja cristã primitiva.

Nossa administração atual, infelizmente tem cometido inúmeras falhas. E o preocupante não é ela cometer falhas, mas sim não reconhecê-las e denominar o erro como a verdade. Dessa forma, a Iasd tem escolhido um caminho fora dos padrões de Deus, um caminho populista, que não se preocupa na elevação das pessoas ao caráter do Céu e, sim, o padrão do Céu rebaixado ao terreno. 

Como pode uma igreja que crê na eminente volta de Jesus estar priorizando a construção de escolas, indústrias, hospitais ou reformas  de casas e prédios da administração em lugar do evangelismo? Não será essa uma inversão de valores?

Não sou totalmente contra a construção de escolas, mas, com o dinheiro empregado na construção de uma escola, quantas pessoas teriam ouvido a palavra de Deus!? 

Como podemos aceitar o financiamento público da ADRA por parte do governo dos Estado Unidos? Para quê? Em que contribui tal ato para o avanço da Obra?

Como pode uma igreja bilionária não ter ainda levado a mensagem ao mundo? Onde foi parar todo o dinheiro?

Devemos conviver respeitosamente com todas as pessoas de crenças diferentes das nossas. No entanto, ajuntar-nos a elas no que diz respeito a adoração ao Deus eterno, é certo? Podemos servir a dois senhores?

Um dos argumentos que logo surgem para justificar o procedimento de nossa empresa-igreja, é este: "Devemos olhar para Jesus e fazer a nossa parte." Pois bem, a todos que assim dizem faço uma única pergunta: Sei que devemos ter somente Jesus como exemplo, no entanto, se isso é o suficiente, se as testemunhas de Jesus não precisam dar o exemplo, por que deveria eu esforçar-me por fazer com que um evangélico que descobre  a verdade e a guarda mesmo fora de IASD, venha para a mesma?

Não  seria então essa obra  algo satânico? Não podem eles, mesmo lá em instituições erradas, fazerem sua parte e olharem pra Jesus?

Ora, creio que qualquer um que tiver bom senso não concordará com uma igreja estilo "sepulcro caiado", lindo por fora e horrível no seu interior, uma igreja de escribas e fariseus os quais antes de sua morte Jesus fez graves acusações. Todos nós queremos uma igreja vibrante, coerente e missionária, que trabalhe pelo apressamento do retorno de Jesus Cristo através do evangelismo centrado nas mensagens do Apocalipse. -- Distrital.

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com