Nova Série - Artigo Nº 2
Entenda Melhor a Relação Entre Justificação pela Fé e o "Galardão"  

Como bom adventista, conhecedor da Bíblia, você deve se lembrar porque a tribo de Levi foi escolhida para exercer o trabalho no Santuário. Ou não? Bem, apenas recordando, esse privilégio lhes foi outorgado porque quando todos se inclinaram a Baal (a estátua do bezerro de ouro) estes se mantiveram de pé. Assim também, logo uma imagem será levantada à Besta (um dia-monumento será exaltado em honra ao deus Sol) e os que se mantiverem em pé, serão agraciados com o privilégio de, no Céu, servir no santuário do verdadeiro Deus. 

A comparação pode, porém, ir mais longe. Para mim, os adventistas que aceitam, vivem e proclamam a mensagem da saúde, juntamente com a justificação pela fé, são ainda o antítipo das "tábuas e bases" apresentadas no santuário, conforme apresentado em Números.

As bases são aquilo que dá suporte para os sacerdotes/tábuas, aquilo que os mantém em pé, que os apóia, como fazem os anciãos e diáconos em relação aos pastores. 

Os levitas estavam divididos entre sacerdotes e os que assistiam no templo, do mesmo modo havia quarenta e oito tábuas (revestidas de ouro - sacerdotes para o Cordeiro) e as bases (revestidas de prata - aqueles que assistirão no templo, estão diante do trono de Deus e o servem) Apocalipse 7:15.

Ainda sobre as bases de prata, deve-se considerar que a prata não é por assim dizer tão provada quanto o ouro, não brilha tanto ("estrelas que brilharão"). Como se poderia entender isso? Os que passarem pelo tempo de angústia serão provados com o fogo! Permanecerão vivos como Elias.

Uma vez que as bases de prata representam também adventistas que fazem parte dos 144.000, diria que a inferioridade do metal em relação ao ouro simboliza um segundo grupo, ou sub-grupo, que será provado mas não tão rigorosamente quanto o ouro. Passarão pela prova do selamento, mas não da angústia final.

Serão mártires, compõem o grupo dos que são apresentados com as características dos que trajam vestes brancas (justiça de Cristo), com palmas nas mãos (símbolo de vitória pela morte – primícias) ou o molho movido (que é apresentado ao Pai como as primícias da sega de Cristo). A entrada triunfal de Cristo em Jerusalém era um símbolo imperfeito de sua entrada no Céus com as primícias.

Note-se que estavam com palmas nas mãos, mais um elemento importante é agregado neste grupo. Veja Apocalipse 7:13. "Quem são e de onde vieram? São os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes no sangue do cordeiro, por isto estão diante do trono de Deus..."  

Você nunca perguntou por que o Senhor perguntaria de onde eles vêm? Acaso Nosso Salvador não sabe de tudo? Sua pergunta busca dar-nos informações, mostrando-nos através de Suas palavras de onde vieram. É como se cristo nos dissesse "não deveriam estar aqui ainda. São os da ressurreição parcial, apresentados em Apocalipse 11:12. 

"Lavaram suas vestes no sangue." Obviamente, todos os salvos lavarão as vestes no sangue do cordeiro. Mas o enfoque certo é dado novamente como informação. Lavaram suas vestes com (seu próprio) sangue... Isso "denota testificar com sangue". Vêm da grande tribulação, mas não exatamente do período de angústia, porque quando o período de angústia final se estabelecer já não há mais mortes.

Este período final se dá exatamente no período de transição entre a ida do Espírito Santo e a vinda de Jesus Cristo. "É necessário que Eu vá, porque se Eu não for, não virá o Consolador..." Da mesma forma, se o Espírito não for, não vem Cristo, porque a porta da graça estará fechada e o sangue dos mártires não poderá ser semente. 

A pergunta refere-se aos mártires desse período porque sobre os que estiverem vivos, não se poderá fazer essas indagações uma vez que o próprio Senhor enviará Seus anjos a recolhê-los. Quanto aos mártires, ouve-se a voz que os chama da nuvem, dizendo, subi para aqui.

Esse grupo "de prata" inclui todos os que aceitam a mensagem, inclusive a luz do sábado, e morrem como mártires. Estes, incluindo os da undécima hora, aceitam com todo o zelo a mensagem de Cristo, porém não estão capacitados a suportar em vida a vinda de Cristo: primeiro, porque não conheceram a mensagem de saúde que os prepararia para este evento; segundo, porque não estariam em condições de defender a mensagem perante os concílios.

O Espírito Santo irá relembrar, trazer à mente aquilo que ali estiver armazenado. Não havendo, testificarão com seu sangue a mensagem que abraçaram. Recebem assim o "galardão" (não confundir com salvação). Terão também o privilégio de habitar no templo! Como os levitas do santuário de Salomão habitavam no templo, assim também estes, incluindo sacerdotes (ouro) e os que assistem no santuário (prata), habitarão na "cidade". 

Sobre os que fundamentam sobre Cristo (em espírito) mas sobre este alicerce edificam madeira, feno ou palha, este tipo de obra se queimará. Serão salvos, no entanto, porque a salvação é pela fé e não pelas obras. O prejuízo de que fala o apóstolo em voríntios é a salvação via sepultura, e também a falta do galardão.

Pode parecer estranho, mas é preciso considerar que o número das estrelas na coroa (galardão) se faz pelas obras, bem assim como a "conquista" de estar mais próximos de Cristo no Céu. Aqueles que mais próximo de Cristo andam na terra, mais próximos de Cristo andarão no Céu!

Os que seguem o Cordeiro por onde quer que vá, já estão pela fé com Ele no Santíssimo, e dali receberam a luz do sábado, (tábuas dentro da arca) do maná (mensagem de saúde), e o cajado com amêndoas (frutos – obras).

Isto explicaria o fato de que aparentemente  seria exigido mais desta geração final de "filhos de Israel".Afinal, a mensagem de saúde não foi exigida dos reformadores, bem como o sábado. Acontece que àqueles que mais luz foi dada mais será exigido, no sentido de que quanto mais luz, maior o galardão, 

Assim, para aqueles que por um justo motivo não andaram na luz da mensagem de saúde, mas sobre o fundamento da fé em Cristo erigiram suas obras de madeira, feno e palha, que queimam e não resistem à prova final, o pagamento é "um denário" (salvação), tanto quanto para todos os que se salvam. Mas aos que receberam talentos, um denário acrescido do galardão. "Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei..."

Ainda assim, ao final, os méritos são todos de Cristo. As coroas são jogadas aos Seus pés, reconhecendo que os talentos foram dados por Ele, que as estrelas não estão ali por méritos do homem, e que todos estão contentes com sua coroa.

Exemplo

Uma pessoa drogada aceita a Cristo. Durante toda a sua vida, destruiu o templo do Espírito Santo. Por isso, Deus o destruirá. Deus faz por ele o que todo Pai de amor faria, destruirá este corpo (via sepultura) para novamente poder formá-lo do pó. Permitirá que descanse até a volta de Cristo, quando então novamente ressurgirá do pó, com um novo corpo formado. Aí, sim, capaz de suportar Sua vinda.

Acrescentaríamos também o fato de que o maior motivo de todo cristão em servir a Cristo hoje, ainda se baseia no egoísmo. Meus interesses deixam de estar nas coisas terrenas para as coisas que terei no Céu. Sirvo a Cristo com vistas às moradas celestiais. Deus compreende este anelo, uma vez que esse desejo foi gerado pela promessa de "preparar moradas no Céu". Mas os integrantes do grupo dos 144.000 não terão mais em seu coração a mera motivação de querer ir ao Céu. Sabem, ao compreender a verdadeira justificação pela fé, que "a coroa de glória" lhes está reservada. Pela fé, conseguem unir-se ao apóstolo Paulo e expressar sua convicção dessa maneira sem, contudo, cair em presunção.

m um motivo mais nobre pelo qual oram agora. Elegem, escolhem, estar vivos para poder justificar a Deus, para que neles possa o Universo novamente declarar que a lei de Deus é santa, justa e boa... Cumpre-se neles o "temei a Deus e dai-lhe glória pois é chegada a hora de Seu juízo..."

O motivo que os impele já não é mais a salvação e, embora alegremente aceitariam a sepultura para "escapar" ao período de angústia que sabem ser probante. Não obstante, por amor a Seu Pai, oram pedindo como o Filho: "Pai, se possível passa de mim este cálice, não seja no entanto a minha vontade e sim a tua..."

Sabem que será terrível a prova que virá, mas sabem que o Pai os fortalecerá e, por amor a Ele, querem fazer parte daqueles que demonstrarão uma vez mais que Deus é amor. Terão, assim, o privilégio de justificar a Deus, que, acusado de tirano pelo inimigo desde Adão, terá exemplificada mais uma vez (a primeira foi com Cristo) a declaração de que: "Deus é amor, e sua lei é santa justa e boa".

Senhor, dar-nos-á Tu o privilégio de fazermos parte deste grupo? Que tudo seja feito para a honra e glória do teu Santo Nome. Quem dera, Pai, conhecer a língua de Canaã para poder expressar nossa declaração de amor a ti! Como podes suportar nossa iniqüidade e rebeldia? 

Perdoa-nos por não compreender tão grande amor. Com justiça, Senhor, seríamos destruídos não fosse apenas a tua misericórdia a nos envolver. Saibam moradores dos mundos não caídos que nossa maior tragédia é não compreender aquilo que vós tendes compreendido, o amor deste Deus maravilhoso. Uma "santa inveja" toma posse de nosso ser. O saber que vós tendes o privilégio de jamais ter ferido o Filho de tão bondoso Pai, saibam ó mundos não caídos e moradores dos átrios celestiais, que se somos destruídos é apenas e unicamente por nossos pecados, seja sempre Deus justo, santo e bom, e igualmente sempre nós, os merecedores de toda pena. 

Quem nos livrará de tamanho pecado? Culpados do assassinato do Filho do Dono do universo... Quem nos livrará deste corpo de morte? Graças a Deus por Cristo Jesus... Amém. -- Rogério Buzzi.

Continuará. Aguarde.

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com