Leitor Pede Explicação sobre Previsões "Furadas" da Sra. White

Já que citaram o "Eventos Finais" com tanta insistência, que tal examinar nesse livro as págs. 33 a 35 onde, entre outras coisas, EGW fala algo como "nossos filhos não se formarão na faculdade. . ." e que não se devia pensar em casamento, pois o fim estaria mui próximo? Creio que essa visão da proximidade do fim também explicaria as previsões sobre a "lei dominical", pois naquele tempo, século XIX, já se agitava o problema. Enfim, vale a pena examinar esta questão e analisá-la realisticamente.

Azenilto G. Brito


By
Robson Ramos (Robsonramos) on Saturday, December 4, 1999 - 03:29 am:

A mensagem inspirada explica-se por si mesma, irmão Azenilto. O senhor sabe muito bem disso e não vai se deixar ser enganado. Realmente nas páginas citadas, lemos o seguinte:

"Foi-me mostrado o grupo de pessoas presentes à Assembléia. Disse o anjo: 'Alguns, alimentos para os vermes, alguns submetidos às sete últimas pragas, alguns estarão vivos e permanecerão sobre a Terra para serem trasladados por ocasião da vinda de Jesus.'"

Na página seguinte, a explicação:

"Em suas mensagens aos homens, os anjos de Deus apresentam o tempo como sendo muito breve. (Ver Romanos 13:11 e 12; I Coríntios 7:29; I Tessalonicenses 4:15 e 17; Hebreus 10:25; Tiago 5:8-9; I Pedro 4:7; Apocalipse 22:6 e 7.) Assim me tem sempre sido apresentado. Verdade é que o tempo se tem prolongado além do que esperávamos nos primitivos dias dessa mensagem. Nosso Salvador não apareceu. Falhou, porém, a palavra de Deus? Absolutamente! Cumpre lembrar que as promessas e as ameaças de Deus são igualment condicionais... (Ver Jeremias 18:7-10; Jonas 3:4-10.)

"Talvez tenhamos de permanecer muitos anos mais neste mundo por causa da insoburdinação, como aconteceu com os filhos de Israel; mas por amor de Cristo, Seu povo não deve acrescentar pecado a pecado, responsabilizando a Deus pela conseqüência de seu próprio procedimento errado."

Note bem, irmão, a palavra "talvez" no início deste último parágrafo citado. Ellen G. White esperava pela vinda de Cristo em Seus dias, mas admitia que Seu retorno poderia ser retardado pela insubordinação humana. Quando se refere aos jovens de sua época, usa a mesma expressão: "Nossos filhos talvez nunca ingressem na faculdade."

Em lugar de descrer de Ellen G. White, deveríamos nos preocupar em colaborar com a igreja para que Jesus possa voltar e cumprir Suas promessas o quanto antes. (E quando digo colaborar com a igreja, não me refiro a abaixar a cabeça para essa Organização impenitente. De maneira nenhuma.)

Em lugar de descrer de Ellen G. White, deveríamos também agradecer a Deus por essa prorrogação no tempo de graça. Porque foi exatamente essa decisão divina que possibilitou nosso nascimento e existência até agora. Deus atrasou a partida para o Céu, irmão Azenilto, para que cabeças-duras como eu e você, tivéssemos a chance de também participar da caravana dos salvos.

O profeta Jonas conhecia tão bem essa maravilhosa bondade de Deus que nem queria aceitar a missão que o Senhor lhe propunha. E quando falhou sua previsão de que Nínive seria destruída em 40 dias, revoltou-se. "Como é que fica minha credibilidade profeta, Senhor? É por isso que eu não queria ter vindo... O Senhor é clemente demais, misericordioso demais, bonzinho demais! Prefiro morrer do que passar essa vergonha. Tenho um nome a zelar, não quero essa fama de profeta 'furão'." Mas Deus lhe mostrou que estava errado.

Lembro-me de uma ocasião em que, ainda no curso teológico, troquei muitas cartas com o irmão Rubem Schefell, discordando dele porque afirmara que Jesus e Seus discípulos aguardavam Seu retorno para dali a poucos anos. Custei a admitir que tivesse razão, embora Cristo mesmo tenha dito: "Daquele dia e hora ninguém sabe, nem o Filho." E pelo que percebemos nas mensagens transmitidas a Ellen G. White, "nem os anjos no Céu".

Um abraço! E volto a insistir: colabore com o https://www.adventistas.com . O irmão é um talento que a Organização Adventista jamais poderia ter desperdiçado.

Robson Ramos

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com