IASD Brasileira Participa de Projeto Ecumênico na Internet

O Departamento de Comunicação da Divisão Sul-Americana está anunciando com euforia a inclusão da Igreja Adventista no portal www.religiões.com.br lançado nesta semana (dia 12/12/00) pela Rede Globo em parceria com uma outra empresa. A ingenuidade (tomara que seja!) de nossa liderança salta aos olhos por várias razões:

1. O site se apresenta como "o mais importante espaço de religião da internet". E inclui "Horóscopo" entre os produtos e serviços que oferece. Confira.

2. O site coloca todas as religiões em um mesmo nível, o que para nós adventistas não corresponde à verdade revelada por Deus através da Bíblia. Cristianismo, budismo, esoterismo, judaísmo, islamismo, afro-brasileiras, hinduísmo, espiritismo e demais instituições são as opções. E o texto diz: "Escolha uma religião", como se qualquer uma delas servisse! Veja.

3. O site não adota o justo critério da ordem alfabética para listar as denominações ditas "cristãs", sendo que, na seção cristianismo, a Igreja Católica Apostólica Romana é destacada como a primeira e principal. Já a Igreja Adventista do Sétimo Dia é a última da relação de grupos evangélicos. Confirme.

4. No site, os pioneiros William Muller, José Bates e Ellen G. White ocupam plano secundário entre os "personagens" adventistas. Veja só!

5. O site tem objetivo comercial e a autorização e aprovação das informações sobre a Igreja Adventista nele contidas, dá ao leitor a impressão de que a Iasd avaliza também a aquisição dos produtos "ecumênicos" nele anunciados.  Veja, por exemplo, essa versão do Apocalipse para o Novo Milênio em CD (clique). O trecho disponibilizado para ouvir em Real Player chega a ser tenebroso!

6. Esse mesmo produto é "recomendado":

7. Resta saber se a denominação terá algum tipo de participação (comissão) sobre os produtos vendidos sob seu nome. Se isso fizer parte do acordo, a situação é ainda muito mais grave

Segundo o noticiário oficial adventista, "o portal criará um canal de comunicação de grande importância para todas as comunidades religiosas, gerando benefícios diversos." Já o Diretor de Conteúdo da Globo.Com, Amauri Mello, explicou que o site tem objetivos claramente ecumênicos: "Cada religião tem uma área de serviços que vão desde o ensino de orações até à transmissão em tempo real de missas, cultos e eventos diversos. Cria-se, desta forma, uma ferramenta de comunicação religiosa única na história da Internet."

Amauri Mello acrescenta ainda que o envolvimento da denominação na produção do conteúdo implica em sua aprovação para os produtos ali comercializados: "São 30 entidades religiosas trabalhando diariamente no controle de qualidade da informação gerada e garantindo a originalidade dos produtos disponibilizados para venda."

O publicitário Jonas Suassuna, principal mentor do projeto, confirma os objetivos ecumênicos: “A geração deste conteúdo único me fez visualizar a necessidade de torná-lo de fato abrangente no âmbito mundial, permitindo que comunidades religiosas distintas pudessem interagir em seus grupos, independente de fronteiras. Este, aliás, é um pressuposto importante da fé, a inexistência de fronteiras.”

Waldemar Falcão, coordenador do projeto na Globo.com, frisa que todo o conteúdo tem a certificação de representantes oficiais dos grupos. 

Na última segunda feira, dia 11, véspera do lançamento do portal www.asreligioes.com.br, Fermino Neto, Diretor de Conteúdo e o Diretor de Comunicação da Igreja Adventista na América do Sul, Siloé de Almeida, trabalharam juntos durante toda a tarde. “Da parte da Igreja Adventista estaremos sempre abastecendo o Portal com novas e históricas informações”, declarou Siloé.

Fonte: http://www.advir.com/news/n346.htm 

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com