João Paulo II e Revista Adventista Exaltam Maria: Coincidência?
Ou, sem que percebamos ou optemos conscientemente, estamos sendo influenciados e nos aproximando cada vez mais de Roma?

8 de Dezembro: Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora (08/dez) -- Ao meio-dia (horário de Roma) de sexta-feira, dia 8, JPII recitou a popular oração mariana do Angelus, na Praça São Pedro, com a presença de milhares de peregrinos. Na reflexão que precedeu o Angelus, o Papa ressaltou que Maria é o astro que ilumina o caminho espiritual rumo ao Natal e que "a humilde jovem de Nazaré e sua imediata adesão à vontade divina, é um modelo para todos os que crêem, nos grandes acontecimentos como também nos eventos ordinários". O 'sim' da Virgem é o ponto de origem de todo evento cristão, que a Igreja celebra no dia 8 de dezembro, recordando aquele 8 de dezembro de 1854 no qual Pio IX _ que foi declarado bem-aventurado pelo Papa em setembro passado _ proclamou o Dogma da Imaculada Conceição.

  • Recordando a tradicional invocação de "Advogada nossa" com a qual a Virgem Maria é invocada na oração da 'Salve Rainha', o Papa concluiu sua reflexão pedindo sua fecunda intercessão para que um mundo que, entre esperanças mas também tantos problemas, com este tempo de graça do Jubileu mova os primeiros passos num tempo novo: "Maria, Mãe do Rei da paz, que esmagais a cabeça da serpente, ajudai-nos _ homens e mulheres do terceiro milênio _ a resistir às seduções do mal; reanimai nos nossos corações a Fé, a Esperança e a Caridade para que fiéis ao nosso chamado saibamos ser, ao preço de qualquer sacrifício, testemunhas corajosas de Jesus Cristo, Porta Santa da salvação eterna."
  • Dia 8 de dezembro é feriado religioso em toda a Itália. É grande o número de peregrinos que circulam pelas Basílicas e ruas da 'Cidade Eterna'. À tarde, também JPII prestou sua homenagem a Nossa Senhora, colocando uma coroa de flores diante da imagem de Maria localizada na popular Praça de Espanha, onde o Bem-aventurado Pio IX construiu esse monumento mariano, em 1956, isto é, dois anos após a proclamação do Dogma da Imaculada Conceição, como recordação desse fato. Diante desse monumento mariano, o Pontífice frisou que a "Igreja presta homenagem a Maria Santíssima porque foi preservada pura, desde o primeiro instante do contágio do pecado original e de toda sombra de pecado, em virtude dos méritos de seu Filho Jesus Cristo, nosso único Redentor".
  • O último compromisso do Papa no dia da Imaculada Conceição foi a celebração do 'Akathistos' _ hino litúrgico-mariano da tradição bizantina _ no final da tarde de ontem, na Basílica de Santa Maria Maior. Concelebraram com JPII diversos bispos católicos de rito oriental, entre os quais estava também, vindo do Brasil, Dom Efraim Basílio Krevey, Bispo da Eparquia de São João Batista dos Ucranianos, de Curitiba.
  • Na breve mensagem que proferiu durante essa celebração mariana, o Papa sublinhou que "Maria é a imagem da Igreja, símbolo e antecipação da humanidade transfigurada pela graça, modelo e esperança segura para todos aqueles que movem seus passos rumo à Jerusalém do Céu". "Esta noite _ disse o Pontífice _ estamos todos imbuídos de íntima alegria: a alegria de louvar Maria com o Hino 'Akathistos', tão caro à tradição oriental. É um cântico centralizado em Jesus, contemplado na luz de sua Virgem Mãe. Por 144 vezes esse hino nos convida renovar a Maria a saudação do Arcanjo Gabriel: Ave Maria! Repercorremos as etapas da sua existência e louvamos a Deus pelas maravilhas que o Onipotente realizou nela: desde sua concepção virginal, princípio da nova criação até sua maternidade divina, partilha na missão de seu Filho, especialmente nos momentos de sua paixão, morte e ressurreição. Maria nos conduz ao autêntico conhecimento de Deus e ao encontro do Redentor."

Fonte: http://www.radiovaticano.org/portuguese/RV36/00_36_63.htm 

 

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com