Associação Distribui Relógios que Não Ajudam a Discernir os Tempos

Há cerca de um mês, ocorreu na cidade de Maringá, PR, mais uma trienal. Em tese, seria a oportunidade para que os delegados das igrejas do Campo apresentassem as dificuldades destas, compartilhassem experiências e -- o mais importante -- participassem da escolha daqueles que seriam os novos líderes para os três (ou quatro?) anos seguintes.

Sei que o Espírito de Deus gostaria de poder atuar de forma assinalada nessas trienais. Sei que o Espírito procura corações em que possa atuar, transformando essas reuniões em ocasiões de bênçãos para o professo povo de Deus. Sabemos, porém, eu e todos os que lá estiveram, que o Espírito não encontrou lugar. Nem coletivamente e muito menos ainda pôde atuar nos corações dos líderes maiores que ali estavam. Talvez dirigisse apenas dois ou três desconhecidos que em vão tentavam defender a verdade. Mas esta foi, mais uma vez, jogada por terra.

O que se viu foi um jogo de cartas marcadas e autoritarismo. Os delegados leigos, legítimos representantes das igrejas, sequer puderam apresentar suas objeções, sugestões ou seja o que fosse em plenário. Qualquer observação devia ser feita de forma "sigilosa" em uma outra sala. Ou seja, valeu tudo, desde que a transparência não imperasse. 

RESULTADO DAS ELEIÇÕES

A liderança da Igreja Adventista no norte do estado do Paraná esteve reunida nos dias 13 e 14 de Dezembro no Instituto Adventista Paranaense (IAP) para avaliar as atividades desenvolvidas nos últimos 3 anos na região e eleger a nova diretoria para o próximo período administrativo 2001-2004. A Assembléia Geral da Igreja no norte do Paraná teve a participação de 240 delegados.

Foram eleitos os seguintes líderes:

PRESIDENTE: Valdilho Quadrado;
SECRETÁRIO: Eucir Romero de Lima;
TESOUREIRO: Davi Contri;
EDUCAÇÃO: Ivone Paiva;
PUBLICAÇÕES: Paulo Pinheiro;
MINISTÉRIO PESSOAL: Osni Fernandes;
JOVENS e COMUNICAÇÃO: Volnei Kühl;
VIDA TOTAL: Antenor Lino Macedo;
EVANGELISMO PÚBLICO: Antenor Teles;
MINISTÉRIO DA MULHER: Maria Quadrado. 
Fonte: www.adventista.org 

Relógio de Presente

Para vergonha e tristeza nossa, os pastores e líderes denominacionais que ali estiveram buscavam apenas ratificar aquilo que já havia sido determinado em seus concílios prévios. E para a grande massa de delegados, a impressão que se teve foi que o mais importante acabou sendo o encerramento, quando cada um recebeu de presente um relógio. Marco da vergonha que ali os anjos de Deus presenciaram! 

E até por esse presente ficou evidenciada a arrogância e sentimento de superioridade dos pastores e líderes. Pois, o relógio recebido por eles como presente era diferenciado e, obviamente, de maior valor. De minha parte, não recebi ou aceitei presente algum. Afinal, tenho consciência de que esse presente saiu do bolso de queridos irmãos, que, com sacrifício, têm se empenhado em colaborar com a igreja. 

Que nenhum dos que ali estiveram sequer sonhe que o Espírito de Deus sancionou o que se fez! Ao contrário, posso quase afirmar que o Anjo do Senhor esteve a ponto de escrever nas paredes: "Pesados fostes nas balanças e achados em falta."

Aqueles que subiram novamente ao poder, não se perguntam se Deus os quer ali. Não param para pensar que o corpo da igreja pertence à cabeça, que é Cristo. E somente Ele tem o direito de decidir quem estará em cada cargo. 

Desaprovação Divina

O Senhor há muito tem sido impedido de escolher aqueles que quer para si na liderança da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Os fariseus têm se apoderado do reino dos céus com violência. E a igreja assiste a tudo em criminosa indiferença enquanto Acabes e Herodes se prostituem com as Jezabéis modernas.

Copiamos tanto o mundo que nossos líderes prolongam seu próprio mandato para poder fazer ainda um mal maior à igreja! 

Que desejo insano e cego por poder! Como podem aqueles que deveriam sentir-se impotentes sob tamanha responsabilidade, apoderar-se do trono de justiça, agarrando com avidez aquilo que não lhes pertençe e tirando dos membros da igreja pouco que ainda lhes resta? 

Não bastasse o fato de, a exemplo do mundo, sermos obrigados a votar no "menos pior", pela péssima qualidade dos pastores candidatos, mesmo esse direito mínimo foi arrancado das mãos dos membros! Leia-se o estatuto que rege estas trienais no que diz respeito aos direitos e deveres ali colocados e uma criança de cinco anos poderá dizer que é no mínimo revoltante. 

Os que não foram reeleitos não eram melhores do que os que ficaram, pois são igualmente frívolos. Eles caíram não porque os que estão acima perceberam sua  incompetência e, sim, porque a vaga deve ser ocupada por algum parente ou apadrinhado deste ou daquele privilegiado.

Péssimo 2001

Só nos resta a tristeza de saber que 2001 será um ano pior que os outros. Um ano em que a apostasia continuará em alta. Repetir-se-ão os maçantes discursos decorados de pastores líderes que não amam a Deus e muito menos a Jesus. Novamente serão entoadas as ladainhas recheadas de justiça própria, apresentando os números dos que vêm tomar banho na igreja. Haverá batismos de pessoas que entram pela porta da frente e saem pelas dos fundos, salvo raríssimas exceções. E obviamente, exclusões dos poucos que tiverem a coragem de mostrar a esses líderes que eles estão onde não deveriam estar e, por isso, serão expulsos das sinagogas...

Ai de vós, pastores, em que se cumprem as palavras de Jesus: "Vós percorreis a terra toda atrás de um prosélito e, quando o encontrais, o tornais duas vezes mais filho do inferno que antes!"

Bem podemos, agora, compreender as lágrimas de Jeremias, o profeta chorão. Quem de nós não poderia chorar rios de lágrimas pelos pecados que se cometem em Israel? Lágrimas mesmo por esses lobos vestidos de cordeiros que se habilitam dia a dia para estar entre aqueles cujos olhos se secarão em suas órbitas! 

Não vos enganeis, falsos pastores, todos os que assim procedem são filhos do Diabo, porque esta é a obra dele... Arrependei-vos! Arrependei-vos pois estais lutando contra Deus, pois Ele determinou que acabaria com vossas manadas pacíficas. Quer queirais ou não, os fiéis remanescentes assumirão a tarefa porque a boca do Senhor o disse. De que lado estareis?

Sinceros Devem Reagir

Sabemos que Deus tem pastores sinceros em Sua Obra, mesmo líderes. Mas não estaria se dando o caso de, para poderem permanecer ligados a essa estrutura, terem de fechar os olhos (nada vendo), ouvidos (nada escutando) e boca (nada falando)? Haveria temor contra a perda de regalias mesmo entre os obreiros sinceros que aí estão? Não se aplicaria neste caso de igual forma a advertência "saí do meio deles e apartai-vos"?

A lavagem das mãos de Pilatos não o isentou do pecado de assassinato do filho de Deus. Não poderia ocorrer de todos vós, que vos omitis, serdes ressuscitados com ele no dia da destruição/vinda final?

Como povo, mais este pecado temos cometido, o de pedir para nós um rei ou Presidente da Associação. Seria o caso de termos novamente Saul entre nós? Creio que sim. Que Deus tenha misericórdia de nós por mais este pecado! Que Deus possa a cada dia, através de seu Espírito, convencer-nos de nossos pecados como membros desta igreja. -- Quem escreve? Não importa.

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com