Por Que os Evangélicos Crescem Mais que a IASD?

Durante o feriadão de Carnaval, um distrital comentou em uma das listas adventistas de discussão por e-mail que no último sábado pregou um sermão sobre Caim. Ele disse que encontrou algumas "reflexões maravilhosas" que lhe tocaram profundamente...

"Caim foi à presença de Deus adorar, pois a Lei Patriarcal diziam que era preciso construir um altar e ele fez. A lei dizia que era para oferecer um sacrifício e ele o fez... Em suma, Caim cumpriu a lei patriarcal perfeitamente, mas Deus não aceitou seu sacrifício, não aceitou sua adoração... Qual a razão? Faltou o Cordeiro! Sem o Cordeiro não havia reconhecimento da necessidade de um redentor," explicou o pastor.

"Qual a oferta que está no altar da nossa vida? A lei? Nossas boas obras? Os princípios da IASD? Os escritos de EGW? Onde está o Cordeiro de Deus que tira o pecado da nossa vida?" indagou o distrital. E concluiu: "Fiquei muito abalado com esse sermão, pois cheguei à conclusão de que estamos mais para Caim do que para Abel... Sem o Cordeiro, não há salvação!"

Outra internauta comentou: "Um dos últimos sermões que ouvi de um grande evangelista nos EUA era sobre por que as outras igrejas estão lotadas e as nossas, esvaziando? A resposta é simples: só citamos a Lei de Deus e o Sábado, mas eles falam sobre o amor de Cristo. Eis a grande diferença!"

Interessante a tese desse pregoeiro. Mui atraente e conveniente, vejamos, porém, se suporta os fatos a partir do exemplo de um grupo religioso bastante conhecido.

Os Testemunhas de Jeová. Eles pregam que:

  • Eles são o único povo remanescente, que todas religiões caíram.

  • Não somos salvos pela fé em Jesus.

  • Não devemos aceitar transfusão de sangue, precisamos buscar força para deixar nosso filho falecer para não desagradar Jeová, pois usar "sangue é abominável" e os que praticam abominação não reinarão com Jeová.

  • Não podemos conversar com um membro excluído do Salão do Reino, apenas o pai, a mãe e o irmãos do apostatado tem o direito de dialogar como ele; e o farão apenas se considerarem necessário, por que "porque quem ... saúda [o irmão apostatado] participa de suas más obras". 2 João 1:11.

  • Pelo "olho do entendimento" o homem pode "alcançar a sabedoria" para seguir os ditames da "Torre de Vigia" pois esses ditames são oráculos de Jeová concedidos por "revelação profética progressiva". Portanto, podem até ser contraditórios, nem por isso são falsos.

  • Se somos membros batizados, não podemos faltar às reuniões oficiais do salão do reino, salvo por causa doença ou outro motivo de força maior, sem sofrer a necessária disciplina. Isto é tão rígido que desmarcaram o estudo comigo esta semana para assegurar a assistência ao Congresso das Testemunhas. Nenhuma Testemunha fiel de Jeová aceitaria voluntariamente perder a oportunidade de ouvir a necessária orientação de Jeová por cuidados com as coisas deste mundo!

  • Pelo menos aos domingos, como "ministros de Jeová", temos todos o dever inalienável de pregar incansavelmente a palavra de Jeová (Deus) de casa em casa. Alguns do salão ministram "gratuita e volutariamente" estudos por mais de 150 horas mensais. Outros chegam a 180 horas.Aposentados fiéis excedem esses limites.

São essas e outras as regras que eles pregam...

Tenho estudado com os Testemunhas de Jeová  por mais de 6 meses é até o momento nada falaram do amor de Jesus. Apenas me adiantaram que Jesus é nosso rei, que não foi crucificado mas pregado em um madeiro...

Se fosse verídica a tese desses pastores que insinuam que nossa impopularidade se deve à ênfase sobre a lei de Deus, essa religião dos Testemunhas de Jeová já haveria acabado. Pois com tanta leis rígidas, tantos preceitos questionáveis, tantas ensinos e tradições e contradições, já estariam extintos. Sobretudo por que NÃO pregam freqüentemente sobre o amor de Jesus, pois entendem que sua missão é outra, a saber, reestabelecer o nome santo de Jeová e fundar Seu reino na Terra.

Recordemos, porém, que enquanto temos cerca de 8.000 adventistas em Portugal, os Testemunhas já alcançam a cifra de 50.000 membros no país luso. Então, o movimento das Testemunhas cresce? Sim! Por que cresce? Por que prega freqüentemente sobre o amor de Jesus? Não!

Então, por que cresce?

  • Porque prega pelo menos toda semana de casa em casa, sua fé;

  • Porque acredita no que prega e tem convição do que diz;

  • Porque não ousa ocultar parte de sua mensagem ainda que ela pareça escandalosa, reacionária, ou mesmo enseje preconceito ou perseguição, pois por "por muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Jeová." Atos 14:22.

  • Porque pratica o que ensina como Lei Eterna de Jeová, por isso é capaz de ensinar o que pratica como mandamento de Deus;

  • Porque nunca se envergonha da mensagem que fora comissionado a levar ao mundo, mesmo quando ela enseja perseguição e preconceito;

  • Porque defende que o povo de Jeová é um povo separado do mundo para ser santificado a Deus; e vive diariamente esta verdade, pois certamente são pessoas diferentes.

Agora, cada um medite com seu coração aos pés da Cruz:

  • Se prega pelo menos toda semana de casa em casa, sua fé;

  • Se acredita no que prega e tem convicção do que diz;

  • Se pratica o que ensina como lei de Deus portanto é capaz de ensinar por palavra e exemplo o que pratica como mandamento de Deus;

  • Se nunca se envergonha da mensagem que fora comissionado a levar ao mundo;

  • Se defende que o povo de Jeová é um povo separado do mundo para ser santificado a Deus, e vive diariamente esta verdade, sendo diferente do mundo. 

A suma destas coisas:

A igreja cresce não pela doutrina que prega, mas pela fé que vive. Homens se convertem por um amor vivido; homens se apostataram por um amor apenas pregado. 

Recordo-me, neste ensejo, as palavras de antigo amigo, que me dizia: "Veja! Eles pregam mentira como se fosse verdade, nós, a verdade como se fosse mentira!"

Por fim, creio que igreja crescerá, sim, sim replandecerá. Após a sacudidura, iluminará, quando, então, todos os últimos adventistas sinceros a uma voz, pela última vez, pregarão A ÚLTIMA ADVERTÊNCIA DADA AOS HOMENS:

"Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe gloria; porque e chegada a hora do seu juizo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas." Apoc. 14:7

"Um segundo anjo o seguiu, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição. Apoc. 14:8

"Seguiu-os ainda um terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na fronte, ou na mão, também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se acha preparado sem mistura, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro." Apoc. 14:9-10

"E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim." Mat. 24:14.

ESTE É O EVANGELHO ETERNO DO AMOR! 

"Pois o amor é o cumprimento da lei." Rom. 13:10.

"Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo." Lucas 10:27

"Como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor." João 15:10

"Se me amardes, guardareis os meus mandamentos". João 14:15

"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele." João 14:21

"Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos." 1 João. 5:2

"O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei. Romanos 13:10  

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vos, e dom de Deus." Efésios 2:8.

"Assim também a fé, se não tiver obras, e morta em si mesma." Tiago 2:17.

"Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o Pai." João 14:12.

  • Porventura o evangelista no começo deste texto pregou acerca dos efeitos deletérios do mau testemunho do professo cristão?

  • Disse que nossas condutas falam tão alto que o mundo não ouve nossas doutrinas? Alertou quanto ao terrível efeito da mornidão laodiceana?

  • Exortou contra a tolerância com a corrupção e com o pecado (não com o pecador mas tolerância com o pecado acariciado)? Exortou irmãos a deixar caminho largo para palmilhar a vereda estreita?

  • Exemplificou a mundanidade crescente no seio da igreja de Deus? Chamou o pecado pelo nome, ou não julgou (o certo e o errado, nem ensinou a diferenciar o santo do profano) para não ser julgado legalista, intolerante e farisaico?

  • Declarou a vaidade no vestir, a intemperança no comer, o efeito maligno dos esportes segundo Ellen White, os males do teatro na igreja segundo o Espírito do Profecia, os frutos do rock gospel e da TV que é o altar de imagens dos últimos dias, e o cinema e o teatro em casa, que devora o tempo sagrado e destrói os valores espirituais das famílias educando para o Diabo as crianças?

  • Falou do grave pecado do preconceito racial, do perigoso estímulo a acomodação decorrente da pregação um do triunfalismo pré-advento, a perda de senso de missão decorrente do liberalismo e do rebaixamento dos padrões bíblicos para trazer mais mundanos para igreja?

  • Avisou sobre os enganoso furacão acâdemico-cético-liberal das nossas universidades de teologia, sobretudo as norte-americanas, que estão envergonhando e abalando a igreja com todos os ventos de doutrinas com a desculpa de evitar uma pretensa conspiração legalista futura?

  • Avisou que muitos adventistas observam a primeira parte do quarto mandamento que ordena "não trabalharás nem tu nem teu filho....", porém, muitos violam a parte seguinte que ordena "nem teu servo, nem tua serva, nem teu jumento..."?

  • Pregou sobre o perigo de confundir "viver A mordomia" com o "viver NA mordomia"? Explicou que a amizade para com o mundo é inimizade contra Deus? E que quem ama o mundo e as coisas que nele há, o amor do Pai não está nele? 

  • Versou sobre a santificação necessária, sobre justiça comunicada e sua distinção da Justiça imputada? Avisou que o VERDADEIRO sangue de Jesus além de perdoar pecados nos purifica de toda injustíça?

  • Alertou sobre a diferença de seguir Jesus como um mito (ídolo inalcançável) ou como um mestre (modelo possível)? Defendeu a necessidade fechar as brechas por onde Babilônia invade a Jerusálem e o coração dos irmãos, expulsando a santidade e pureza do primeiro amor?

  • Disse que as pessoas vêm para IASD buscando a VERDADE pregada e vivida, porém que cada dia a verdade presente é menos pregada, e quem vive ainda se arrisca a ser tido por fanático, apenas por que viver ensinos de Deus e do Espirito de Profecia, que até na teoria muitos já se envergonham de pregar?

  • Falou sobre os modernos congressos evagelistícos que, através de um show de efeitos retóricos compelitivos, e músicas emocionantes, em 30 dias precipitam 100 almas em taques batismais, e que após 100 dias, apenas 3 ou 4 permanecem na igreja? E que ainda querem culpar os membros pelo fracasso deste método, dizendo que foi a igreja que não zelou por estas pessoas?

  • Falou que muitas igreja estão deixando de ser um instrumento de redenção para se tornarem casas de espetáculo e/ou entretenimento gospel?

  • Alertou que Ellen White previu que o primeiro pecado do judeu foi dizer amar a Lei e desprezar a Jesus e que o último pecado do mundo cristão será dizer amar a Jesus e desprezar a Lei? 

  • Lembrou que a Lei é Jesus em letras, que Jesus é a Lei em carne, que a Lei é a Lei da liberdade e do amor, pois pelo amor orienta a liberdade da escravidão do pecado?

Creio que nesta lista há alguns dos motivos reais, ainda que impopulares, do compreensível esvaziamento dos arraiais de Israel... -- HC/RR

[Retornar]

 

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com