Novos Cardeais São "Novos Príncipes" do Trono de Pedro

Associated PressO papa João Paulo II celebrou na manhã desta quinta-feira uma missa com os novos príncipes da igreja católica, entregando-lhes anéis de ouro que simbolizam dignidade e missão pastoral.

"Receba esse anel, sinal de dignidade, de disposição pastoral e de comunhão com o Trono de Pedro", disse o sumo pontífice, em latim, a cada um dos novos cardeais, enquanto colocava a jóia no dedo anular da mão direita do contemplado.

Um rápido abraço e algumas palavras ao pé de ouvido encerravam o momento solene, testemunhado por uma multidão que lotou a Praça de São Pedro para a ocasião.

Em sua homilia, João Paulo II referiu-se à igreja como um navio em um vasto oceano e, dirigindo-se para os novos cardeais, disse que contava com sua ajuda para manter o leme firme.

Leia mais no site da CNN: Papa celebra missa com os 44 novos cardeais da igreja católica

FHC, o "Ateu", Submete-se a João Paulo II

Trecho da carta enviada pelo presidente brasileiro, Fernando Henrique Cardoso,  nesta quarta-feira (21/02/01) ao Papa João Paulo II:

"À Sua Santidade, o papa João Paulo 2º
Santíssimo Padre,

A fim de demonstrar a Vossa Santidade a prova do apreço que tenho às relações existentes entre a Santa Sé e o Brasil...

...Com meu mais profundo agradecimento por todos esses gestos, rogo a Vossa Santidade dispensar a meu representante pessoal favorável acolhida, dando inteiro crédito a tudo o que ele tiver a honra de dizer-lhe, especialmente quando manifestar os sinceros votos que faço pela felicidade de seu pontificado.

Aproveito a oportunidade para renovar a Vossa Santidade minha mais perfeita amizade e admiração."

Leia mais na Folha On-Line: Presidente declara "profunda emoção" em carta ao papa
Leia também O que outros disseram sobre o Papa (Em espanhol)

João Paulo 2º Prega a Unidade das Igrejas Cristãs


(Clique na foto para ver seqüência de imagens da cerimônia.)

da France Presse, no Vaticano

O papa João Paulo 2º convidou os cardeais hoje para que reflitam sobre o papel do Papado e defendeu a unidade das Igrejas Cristãs, em uma missa celebrada na Praça de São Pedro, junto aos 44 novos cardeais.

O papa, que entregou aos novos prelados o anel de ouro e símbolo de sua posição, questionou: "Como não recordar que o ministério de Pedro (o Papado), princípio visível da unidade (da Igreja), constitui uma dificultade para as outras igrejas e comunidades eclesiásticas?"

João Paulo 2º convidou os cardeais e todos os católicos a orar com ele para "que no novo milênio esta situação seja superada e seja restabelecida a plena comunhão das Igrejas Cristãs".

Milhares de fiéis, provenientes de 27 países dos quatro continentes, entre eles muitos latino-americanos, assim como religiosos e delegações oficiais assistiram à missa ao ar livre.

Na foto, D. Geraldo Majella, cardeal de Salvador (BA), recebe anel de ouro das mãos do papa durante a cerimônia no Vaticano. D. Geraldo declarou que pretende continuar trabalhando pela comunhão de todas as religiões, uma de suas mais fortes características. 

Em Salvador, dom Geraldo já celebrou atos religiosos na presença de uma mãe-de-santo.

"Trabalhar pelo ecumenismo é um dever de todo cristão porque Cristo Nosso Senhor quer a união e não a divisão" disse. (
Fonte: http://www.uol.com.br/folha/mundo/ult94u20384.shl)

 Leia também: 

Em Português

En Español

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com