Por Que Há Apostasia Na IASD ? – Uma Breve Análise Pessoal

Se perguntarmos a qualquer pessoa na igreja por que há apostasia na IASD atualmente, isto é, tantos membros se afastando, indo para outras igrejas, voltando aos vícios, etc, a resposta poderá ser mais ou menos: “Ah, isso acontece porque essa turma não têm comunhão com Deus. São apóstatas por natureza...”

Se fizermos a mesma pergunta a um obreiro ou pastor, provavelmente ouviremos: “Ora, a profecia do Apocalipse tem que se cumprir! Afinal, não somos a Igreja de Laodicéia?”

Essas são respostas-padrão, prontas, rápidas e objetivas. Procuram desviar a atenção dos sinceros da triste realidade da raiz do problema que é o que procuro expor brevemente aqui.

Vejamos o que a Bíblia nos diz: “Ai do mundo por causa dos escândalos! Porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!” Mat.18:7. É verdade que a profecia tem que se cumprir, mas não necessariamente tem que ser em mim e em você, não acha?

Certa vez assisti a pregação da secretária departamental da APL - São Paulo, e responsável pelo Ministério da Mulher que procurou avaliar um pouco mais a fundo a questão do porquê de tantos adventistas abandonarem a fé. Interessante que mais de 90% dos que se desviam da fé, segundo a pesquisa da secretária da APL não o fazem por rejeitarem a observância do Sábado, nem por causa das nossas regras de alimentação saudável, ou por causa de pecados graves como o adultério, ou outro qualquer requisito importante de nossa fé, mas, aqueles que se afastam tomam essa decisão após alguma séria DECEPÇÃO com alguém da Igreja, podendo esta decepção ser calúnia, falta de consideração, desprezo, maus-tratos, inveja, enfim, falta de amor e atenção!

As regras estabelecidas por Deus em Sua Palavra não é o que motiva o adventista a abandonar sua fé, mas sim a falta de amor dos irmãos! E quem não acredita nessa afirmação é porque não conhece nenhum adventista apostatado. Eu conheço dentro e fora de casa, e assino em baixo essa afirmação!

Ora, a raiz do problema é bem simples. Vejamos: “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.” Mat.24:12.

Há algum tempo atrás pude observar na IASD da minha região um fato lamentável. Antes de apresentá-lo, pergunto ao leitor para que responda rápido: Quando um pastor e um obreiro se desentendem, qual dos dois terá mais apoio em defesa ou tem mais probabilidade de sair com a razão? Lembre-se: a corda sempre arrebenta do lado mais fraco, não é? Nesse caso, foi o ancião-chefe da Igreja que se desentendeu com um líder de departamento da Igreja. Pergunto: a quem a Igreja deu apoio ou defendeu? Como você imaginou, acertou. O ancião-chefe continua nesse cargo até hoje. 

Não quero aqui simplesmente apontar erros e fazer o papel de acusador, mas fazer uma crítica construtiva procurando ajudar aos irmãos que sofrem, sofreram ou que venham a sofrer alguma grande decepção e fazem como a grande maioria de apostatados: simplesmente abandonam a fé e a Cristo sob o argumento de que foram traídos dentro da Igreja.

Qual o conselho de Cristo quando nos desentendemos com alguém da Igreja? Vejamos: “Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, terás ganho teu irmão” Mat.18:15. O ancião-chefe, neste caso, tomou a liberdade de ir além deste texto e comandou uma comissão que tratou de disciplinar o líder de departamento com o qual havia se desentendido. Não quis, de forma alguma, procurar fazer as pazes com quem se desentendera.

O prezado leitor deve conhecer a história de Davi e o que este fez para corrigir um erro sem Deus; mas sem Deus, não pode haver correção, mas sim confusão, e foi o que houve quando tentou corrigir seu pecado: a cobiça e adultério com Bete-Seba; ora, um erro leva a outro. O erro de Davi fê-lo cavar a morte de Urias, marido de Bete-Seba, ou seja, um erro levando a outro. Ainda em erro, pois não havia se humilhado perante Deus, o primeiro filho que Davi teve com Bete-Seba veio a falecer por causa de sua transgressão. Percebe o leitor o valor da do arrependimento, da humildade e da confissão? Falta arrependimento, humildade e confissão genuínos em nós. Como herdaremos a vida eterna nessa condição?

Procurando ser breve, o ancião-chefe conseguiu tamanho apoio em seus intentos que tanto a Igreja – membros e líderes – quanto o pastor apoiaram a sua decisão. Curiosidade: tudo começou porque o líder do departamento ofendeu ao ancião-chefe e este revidou a ofensa. Pergunta: se ambos se revidaram, quantos erraram? Que é que a Igreja e o pastor tinha a ver com o erro pessoal entre os dois? Não teria sido melhor resolver o caso conforme a orientação de Cristo? Um fato impressionante é que muitos dos membros chegaram a me dizer: “Gosto muito do ancião e do líder, mas não posso ficar contra o ancião, afinal, ele é ancião.” – Ora, ora, defender alguém pelo cargo ou posição que ocupa não é ser leal à verdade, mas parcial e covarde. Infelizmente, isso existe em nosso meio.

Enfim, o resultado de toda essa triste história verídica: o ancião-chefe foi inocentado e o líder condenado como culpado, isto é, disciplinado por alguns meses, curiosamente sem direito de defesa! E o Manual da Igreja, pra que serve? (Bom, se não seguiram a Bíblia, pra quê o Manual?). O tempo de disciplina expirou, e o disciplinado não foi sequer visitado conforme prescreve o Manual da Igreja (que, aliás ninguém tem e quem tem não lê) nem por qualquer ancião, membro ou mesmo pelo pastor. Cadê o verdadeiro amor cristão? 

O pior de tudo nessa história é que até o dia de hoje, ambos – o ancião e o líder disciplinado – não se conversam. O ancião afirma que pretende visitar o líder disciplinado, mas que tem medo por enquanto, pois não sabe se o mesmo irá recebê-lo depois de tudo o que aconteceu. Pergunto: podemos ter medo de visitar alguém? Resposta: “No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.” I João 4:18. Novamente vemos que é a falta de amor o problema central da nossa vida.

Durante a Comissão que censurou o líder e absolveu o ancião, propus a reconciliação entre ambos, mas, para a minha tristeza e decepção, o ancião não quis reconciliação, mas apenas a punição do líder que o havia ofendido. Naquela hora, o Pai Nosso havia sido esquecido na gaveta do armário: “Perdoa as nossas dívidas assim como perdoamos aos nossos devedores...

O líder que havia ofendido ao ancião pediu-lhe perdão diante de todos na Comissão, e mesmo assim o ancião permaneceu resoluto em sua decisão de cobrar a sua disciplina recusando-se a perdoá-lo. Parece que todos estavam cegos na hora a ponto de não entender o valor do perdão naquele momento. Fiquei pasmo, pois, como o ancião podia pregar tão bem sobre perdão, se agora não sabia demonstrá-lo num momento tão importante que o requeria?

Gostaria de dizer ao prezado leitor que pode ter passado alguma injustiça como esse líder que foi disciplinado, que maiores injustiças sofreu Jesus por amor a todos nós. A nossa tendência agora é nos voltarmos contra o ancião que articulou a Igreja e o pastor como muitos outros fazem por aí, mas, a nossa briga não é contra seres humanos (Efé.6:12). 

Tenha em mente também que nem tudo está contra você se passar por alguma aflição ou injustiça. Deus sempre estará do nosso lado, mas nós precisamos estar do Seu lado. Quando Elias enfrentou os falsos profetas, o próprio Deus lhe havia dito que nem todos se haviam curvado a Baal. É certo que devemos tomar uma posição em relação a tudo isso. Fiquei confuso e atônito. Perdi a razão e o controle. Procurei agir pela emoção, e a Palavra me disse: “Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.” Tia.1:20. Então parei para refletir e pedi sabedoria a Deus em oração para tomar uma decisão em relação a tudo o que havia presenciado. 

Hoje, o ancião já percebeu o erro que cometeu, mas ainda não teve humildade suficiente para corrigir o erro cometido nem para pedir perdão ou sequer buscar a reconciliação com o líder que foi disciplinado. A Bíblia é clara quanto a esse ponto: “Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta.” Mat.5:23 e 24. Pelo contrário, o ancião dirige cultos oficiais e cerimônias sagradas sem ter até agora buscado a reconciliação com quem havia se desentendido. Deus aceita tais cultos e ofertas feitos a Ele? Páre e medite nessa questão.

Por último, gostaria de analisar rapidamente com o leitor a resposta de Deus às minhas orações depois de tudo o que vi acontecer entre o ancião e o líder. Abri a Bíblia no livro de Jeremias e veja o que me pareceu ser a resposta de Deus:

1) Deus está no Controle – Jer.51:1: “Assim diz o Senhor: Eis que levantarei um vento destruidor contra Babilônia (...)” – Isso significou para mim que o próprio Deus assume a responsabilidade de lidar com os líderes que têm feito de Sua Igreja uma Babilônia, trazendo confusão e abominação para a Casa de Deus. Não cabe a nós a vingança.

2) Conselho Aos Sinceros – Jer.51:6: “Fugi do meio de Babilônia (...)” – O ditado popular diz: “Se você não pode com eles, junte-se a eles”, mas Deus aconselha exatamente ao contrário. “Saí do meio deles”. Foi difícil pra mim, mas tive que tomar coragem, pois senti o mandado de Deus e tomei essa decisão. Mas, cuidado! Existe um outro fator, considerado no próximo item.

3) Atenção – Sobre Babilônia Deus ainda diz em Jer.51:9 – “(...) deixai-a e vá cada um para a sua terra (...) – Cuidado! Não vá pensar que está agindo corretamente simplesmente abandonando a IASD como se isso resolvesse algum problema. O conselho é que cada um vá para a “sua terra.” O que fiz? Saí daquele grupo que se tornou Babilônia e pedi minha transferência para outra região, onde também posso adorar a Deus e ser útil no Seu ministério. Não abandonei a fé adventista nem me afastei de Jesus. Isso é uma atitude que requer muito equilíbrio emocional e claro, determinação e muita fé em Deus e tão-somente em Deus. 

Por que abandonar a fé? Por que abandonar a Igreja? Por que abandonar os princípios sagrados? Que culpa tem Deus se alguém me magoou? Que direi a Cristo quando voltar: que abandonei a fé por que o pastor ou alguém da Igreja me ofendeu? Certamente que não. Pois então, peguemos juntos firmes nas mãos de Deus e sigamos avante!

Meu sincero objetivo ao redigir este texto é que o prezado leitor não aja como a maioria, precipitada e desequilibradamente, mas com a razão e motivado pelo amor a Cristo.

Que Deus nos abençoe e nos capacite a perdoar e amar aqueles que nos perseguem. Conforme está escrito: “Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.” Rom.12:20. -- A.V.

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com