Fim de Férias. Denúncias Contra Pastores Estão de Volta! Infelizmente...

Caro Editor.

Causa-me extrema indignação e desapontamento o fato de ver pastores serem indicados para determinadas funções na Organização sem a qualificação para tal. Simples e puramente porque são amigos de fulano e siclano. Um exemplo bem claro disso se deu na última quadrienal da Associação Paulista Leste.

O sr. Ivan Canhadas - indicado pelo pr. Tércio Sarli para ser o departamental de mordomia da UCB, simplesmente empurrou seu amigo Nelson Ferraz para o departamento de mordomia da APL.

Um departamental necessita de qualidades para esta função tais como: Capacidade de promoção, empatia com seu público alvo - pregação pujante e eloquente - Qualidades estas que faltam ao sr. Nelson Ferraz (mais conhecido entre os pastores como grande bajulador daqueles que interessam aos seus propósitos, extremamente político em suas atitudes e também um contumaz negociante de carros - já foi até comparado como sucessor de David Moróz - no passado também expert nesta área automibilística.)

Parabenizo aqui o Pr. Ronaldo de Oliveira por ter cedido facilmente o sr. Ivan Canhadas para outro campo, pois no fundo sabia de fato quem era esse pastor. Ultimamente Ivan tenta fazer a cabeça do pr. Tércio para colocar outro amigo seu que está na paulista Oeste (Alberto Duarte de Oliveira)- que está no dep. de escola sabatina e não poderá mais ser reeleito, a ser pastor de uma das igrejas influentes e intelectuais da capital. Também falta a este pastor esta empatia (Não deu certo como pastor da central de São José do Rio Preto - sendo transferido para o interior). Também faz parte desta panela - Ivan - Nelson - Alberto.

Sinto profundamente por tudo isso. Sei que enquanto existirmos neste mundo, nossas tendências humanas estarão conosco. Onde está a transformação de corações? Também tenho meus erros - mas me causa profundo pesar em ouvir, saber e muitas vezes presenciar tais fatos. -- Um obreiro.


Apoio dos pampas ao povo de Sorocaba

Venho manifestar o meu apoio ao povo de Sorocaba. Esse guri, que se diz pastor, não pastoreia nada! Ele trabalhou aqui no sul e fez barbaridades. Teve problemas financeiros com um tesoureiro, que foi transferido para as Minas Gerais. O cara é problemático até o sapato. Ele tem mania de grandeza e é um gastador compulsivo; claro, se tratando do dinheiro da igreja.

Costuma fazer programas mirabolantes que tem por objetivo mostrar trabalho, porém, tudo não passa de fogo de palha para cobrir seus erros administrativos. Trabalhou por aqui na área de evangelismo e costuma batizar pessoas despreparadas, sem conhecimento doutrinário. Por falar em despreparo, ele mesmo é sem preparo.

Pelo que podemos observar por aqui, seu objetivo, na obra, é ser departamental de alguma coisa. Parece que quer viver das benecesses que obra favorece aos obreiros. Que Sorocaba tome cuidado com esse pastor. Façam alguma coisa antes que igreja venha a sofrer muito mais.

Tomem cuidado com seus sermões. Façam como os bereanos. Confiram tudo que ele falar. Não creiam em suas palavras por ser pastor. Muito cuidado com isso. Ele costuma torcer os testemunhos para seu próprio benefício. Usa a Bíblia fora do contexto; somente para enganar aqueles que não têm um conhecimento mais profundo da Bíblia.

Cuidado, irmãos! Fiquem alerta. E que Deus abençoe a igreja de Sorocaba! -- Dos pampas para Sorocaba.


Leilão de Pastor

Navegando pelo adventista.com li uma reclamação de alguém aqui da central de Sorocaba. Gostaria de dizer que você não é o único insatisfeito com a igreja central. Na verdade não é bem com igreja e, sim, com o pastor. Desde o Pr.Alair Freitas até o presente, Pr. Elcio Magalhães, este último só tem cometido gafes no púlpito, e fora dele, também. 95% de seus sermões são uma comédia.

Muitos pastores já passaram por esta igreja neste últimos quinze anos mas o Pr.Elcio é o último da fila em se tratando de pregação. Todo sermão dele cria uma confusão na igreja.

Este senhor compromete o ministério com seu desconhecimento tanto na área da teologia como na administração da igreja. Com sermões vazios e sem expressividade não convence a ninguém. Chegamos a nos perguntar em qual seminário este senhor se formou, que os professores não viram que ele não tinha condições de ser um pastor. Que isso sirva de alerta aos nossos colégios que estão formando pastores. Creio que os professores devem ficar mais atentos para que indivíduos como o senhor Elcio Magalhães não entrem no ministério. É lamentável isso.

A igreja central de Sorocaba tem culpa na medida que seus líderes não fazem nada. Também, fazer o quê! Os anciãos estão comprometidos com esse senhor! E o pior que ninguém tem coragem de se manifestar pois, o único que tentou fazer isso, sofreu disciplina de doze meses.

Ninguém ousa enfrentar ou dizer nada contra este senhor. Ainda bem que existe o adventista.com para registrarmos a nossa insatisfação.

A gente não consegue entender como é que a organização ainda manteve este pastor este ano aqui na central. Muitos como eu, pensavam que estaríamos livre dele, mas que nada. Talvez com medo de ser transferido, ele nem tirou férias. Ficou por aqui mesmo.

Atenção Brasil, estamos leiloando um pastor carioca, e de graça, alguém se habilita?

Assinado: Um membro decepcionado com o ministério.


Mostrando as Unhas

Há muito tempo gostaria de manifestar o meu desagrado, desprazer, com a presença deste sr. - Élcio Magalhães - aqui no meu campo de trabalho. Cheio de arrogância e presunção - como dizem: "se achando o tal.." - o referido desfiou um "rosário" de baboseiras daquelas que só impressionam os incautos e menos avisados em termos de conhecimento de profecias.

Não me impressionam agora, face à prepotência demonstrada naquela ocasião, as notícias e informações que nos chegam de irmãos conscientes e íntegros - do tipo que não se deixa levar pela mera aparência ou intimidação - quanto às manipulações e autoritarismo demonstrados por este indivíduo, agora na Associação Paulista Central.

Infelizmente, alguns administradores da nossa Obra - se não todos, a maioria - estimulam, incentivam e patrocinam (fazendo, inclusive, altos gastos com passagens aéreas, hotel, etc.) estes verdadeiros calhordas do Ministério Adventista. É alto tempo de a Igreja - não apenas a Central de Sorocaba, mas no geral - tomar uma posição firme e expurgar das suas fileiras estes mercenários e arrogantes vendilhões do templo!

Chega de manipulação, incompetência, empreguismo, promoção de bajuladores, sermões áridos e discursos vazios, chega de desperdícios e atrasos no cumprimento desta obra solene que o Senhor Jesus nos confiou!!!  - Obreiro Desapontado      


Omissão e Conivência: Dois Erros Lamentáveis em Sorocaba

Ao ler uma manifestação de desagrado com a liderança da igreja central de Sorocaba, só posso dizer que estou de pleno acordo com a tal manifestação.

Acontece que o pastor Elcio Magalhães tem tido um ministério desastroso aqui na Igreja Central de Sorocaba, desde o dia que ele chegou aqui. Com sermões equivocados e recheiados de "piadinhas" para encantar ou "ganhar" o público, torna-o fútil e desprovido de qualquer virturde pastoral.Desde o dia em que ele pregou um desastroso sermão: "se eu fosse o diabo", no qual ele afirmou que "o espírito de profecia está ultrapassado", compreendo hoje que, ele deve fazer parte de um time de pastores que querem criar o caos na igreja; mais do que há no momento.

Como sofreu censura da organização, tentou se redimir do erro com outro sermão, onde ele dizia que não disse bem o que disse. Que na verdade o dom de profecia se manifestou na vida de Martinho Lutero, Zwinglio e até no ministério de Guilherme Miller. Depois daquele dia comecei a olhar esse pastor como um demagogo-insano e desconhecedor do que seja o dom de profecia. Confundiu a cabeça dos irmãos misturando reformadores com profetas. Jamais a IASD reconheceu Guilherme Miller como profeta. Sua afirmação foi uma aberração teológica.

A igreja de Sorocaba é composta de muita gente culta, porém, não tão conhecedora da história do adventismo, pois, se conhecesse, de fato, a liderança teria repudiado veemente tal pregação; todavia, todos ficaram calados. Como diz o adágio: quem cala consente; tornou-se obvio que a tal liderança é desconhecedora do assunto e, o que parece ser mais grave, é complacente, conivente e omissa quanto aos erros deste pastor. Erros não somente teológicos, mas doutrinários e de completo desconhecimento das regras do Manual da Igreja.

Dos vários batismos que houve nesta igreja, durante o seu ministério, há inúmeros casais que se batizaram "acasalados", porém, não casados. Como o objetivo era apresentar números antes da assembléia que escolheria a nova administração, ele "mergulhou" muita gente sem a menor condição para o batismo. Esse senhor é uma piada. É patético por um lado e troglodita, por outro, com aqueles que emitem opiniões contrárias as suas.

Quanto ao caso do ancião Eduardo, ele é um bom homem, todavia, se deixou levar por este senhor que de nada há de pastor. Porém, por concordar com seus equívocos, infelizmente, o Eduardo tornou-se cúmplice da situação.

Sobre seu pai, o irmão Álvaro, ninguém poderá acusá-lo na igreja central de uma conduta desonrosa, pelo contrário; grandes serviços o mesmo já prestou à igreja. Todavia, concordo que ele deveria deixar o ancionato para o filho e outros com maiores possibilidades de trabalho na igreja. Quanto ao Oscar, todos sabem que ele tem um grande coração e ajuda no máximo que pode a igreja. O que o estraga, realmente, é a sua sociedade com mundanos e onde sua empresa (uma instituição escolar), infelizmente, presta serviços aos sábados. Ele mesmo não trabalha aos sábados, obviamente, mas os outros adventistas professores, que trabalham em seu colégio, quando convocados em pleno sábado, comparecem com medo de perder seus empregos.

O que acontece é que os dízimos do Eduardo e do Oscar são bem generosos e, assim, alguns líderes e membros fingem que não sabem de nada e a vida continua. Creio que, um dia não muito distante, a igreja, que também é conivente com essa situação, irá acordar e perceber que algo precisa ser feito. Que se precisa dar uma basta aos líderes com vidas irregulares e pastores demagogos. O que me preocupa é ver omissão da liderança da igreja diante de tudo isso. Onde estarão os verdadeiros líderes, como Elías e João Batista, que não reagem ? Por que eles não se levantam contra os erros que se cometem na casa de Israel-Sorocaba?

O irmão Álvaro Vioti, pai do Eduardo e do Oscar, recentemente publicou um livro com o título: "Só o Senhor é Deus", onde ele retrata o feito heróico de Elias no monte Carmelo e a derrota dos Filisteus; porém, onde estão os Elias que não vêem os "filisteus" dentro da central de Sorocaba? Que Deus tenha misericórdia dos humildes que não fazem nada por se sentirem impotentes diante do poderio do pastor e sua comissão omissa da igreja. -- Mais um membro-anônimo.com


Nada Novo no MT

Robson,

Veja por que a Igreja não cresce. Parece que há sempre aqueles líderes que acham que a Obra os pertence, não é? Veja abaixo.

Resultados
V Assembléia Ordinária da Missão Mato-Grossense da IASD

DEPARTAMENTOS
E SERVIÇOS
RESPONSÁVEL ATUAL ELEITO - PRÓXIMO PERÍODO
Associação Ministerial Eber Liessi ** Re-eleito **
Missão Global Isiel Miranda ** Re-eleito **
Evangelismo Isiel Miranda ** Re-eleito **
Escola Sabatina e Min. Pessoal Juracy Santiago Castelo ** Re-eleito **
ADRA Daniel Tavares Marques ** Re-eleito **
Ministério da Família Daniel Tavares Marques ** Re-eleito **
Min. JA, Desbravadores e Música Eber Liessi ** Re-eleito **
Mordomia Daniel Tavares Marques ** Re-eleito **
Expansão Patrimonial Jairo de Oliveira ** Re-eleito **
Comunicação Juracy Santiago Castelo ** Re-eleito **
Ministério da Saúde Isiel Miranda ** Re-eleito **
Publicações José Fagundes dos Santos ** Re-eleito **
Deveres Cívicos e Lib. Religiosa Josiel Unglaub Evaldo Zorzin
Educação Josiel Unglaub Evaldo Zorzin
Espírito de Profecia José Fagundes dos Santos

** Re-eleito **

Ministério da Criança Marliete de Oliveira ** Re-eleito **
Ministério da Mulher Marliete de Oliveira ** Re-eleito **

[]'s Decepcionado-Membro-da-Igreja.


Não seria melhor agir de outra maneira?

Veja so... Vc não percebe o mal que esta causando, expondo os podres da igreja? Suas brigas com sua esposa vc coloca na internet? Ou vc conversa com ela e resolve em casa? E os problemas com seus filhos, os vizinhos ficam sabendo? Ou vc resolve em casa com seu filhos? E se vc colocasse as brigas com sua esposa na internet isso iria ajudar a resolver o seu problema? Ou iria causar uma separacao? E se seus vizinhos ficam sabendo que seu filho não obedece mais vc? Isso iria ajudar vc ou iria piorar a sua situação? Pense, pense, por favor, pense...

Tenho certeza de que o Espirito Santo esta usando minhas mãos para lhe escrever isso... pois roupa suja se lava em casa... Vc que se acha "o justo juiz", "o santo", o "dono do que é certo", que preserva a moral da igreja, mas não age como um cristão de verdade, que quando não gosta de algo em alguem vai ate a pessoa e lhe fala de sua magoa... Peço-lhe, por favor, que pense, pois Deus quer sua forca seja direcionada para falar diretamente com essa pessoas e não as expor, evitando com isso que pessoas que não são adventistas possam recusar o evangelho.

Que efeito tera uma pregacao se vc não acredita no resultado dela? Ou vc acha que Jesus agiria como vc esta hoje? uma única vez Jesus brigou e fez com que houvesse ordem. Mas fez isso com Descrentes, pessoas que pensavam que eram cristãs.

O proprio Jesus respeitava as autoridades da Igreja daquela época... Quem é vc para desrespeitar as autoridades da Igreja hoje? Mesmo que elas estejam erradas! E ainda se estiverem erradas, a melhor maneira de corrigi-las não sera lhes expondo os erros!

Ulisses Borges (irmão em Cristo). Alguem que concorda que existem problemas, mas discorda do metodo adotado e acha melhor que as criticas sejam ffeitas pessoalmente, para que o Evangelho entre mais facilmente em corações que não conhecem a Jesus, mas já conhecem os podres da Igreja Adventista por este site.


Desculpe o Pára-quedista...

Prezado irmão Elihaj,

Antes de mais nada devo pedir-lhe desculpas pela forma como o questionei anteriormente. De fato, não sabia que os textos de seu artigo se referiam a um contato pessoal entre sua pessoa e a pessoa de outro internauta, ou seja, como dizem na linguagem atual: "cai de pára-quedas" no assunto!

Por outro lado, devo esclarecer que em momento algum intencionei chamá-lo de revoltado, mas quando mencionei tal palavra o fiz identificando-a com a pessoa do editor do site, Sr. Robson Ramos. Aliás, devo pedir desculpas abertamente a todos, e principalmente ao Sr. Robson Ramos, pela forma como finalizei minhas considerações desafiando o Sr. Robson a que publicasse minha opinião, uma vez que ele é o dono do site e publica o que achar que deve ser publicado, além do que desafios não condizem com uma boa conduta cristã.

Aproveitando, vejo que algumas pessoas mencionaram experiências sobre liturgias em suas igrejas que muito se assemelhavam a uma procissão católica. Neste ponto devo considerar que alguns obreiros (ou irmãos), no ápice de seu entusiasmo por criar algo "diferente", terminam por "copiar" determinadas coisas que realmente se igualam aos rituais mundanos ou de outras religiões.

A esses que assim procedem, seria bom exortá-los a que tomem cuidado, pois como disse anteriormente (mesmo não havendo qualquer manifestação de sua parte quanto ao exposto) podemos estar abrindo um minúsculo espaço em nosso coração permitindo a presença do inimigo a nos imbuir com um espírito estranho, e conseqüentemente a trazer para dentro da casa de Deus "fogo estranho".

Quanto ao sr. não saber a qual obra me refiro, devo esclarecer que não menciono a palavra igreja em lugar de obra pelo fato de que Deus sempre se referiu ao remanescente como 'SEU POVO'. Como as críticas neste site vão sempre de encontro à direção da igreja, muito cuidado, pois a Obra é de Deus (perfeitamente identificada, para seu conhecimento).

Caso queira "conversar" em particular, meu e-mail é livinston@nw.com.br. Felicidades. -- Livinston - 08.02.2002

Leia cartas anteriores.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com