Tradução da "Bíblia Maranata" Favorece Controle dos Membros pela Organização

Por exemplo no texto de  I João 3:4:

1. Edição contemporânea (usada na Bíblia Thompson) que também está igual na King James e na Casiodoro de Reina (1960) e em muitas do João Ferreira de Almeida. "Todo aquele que comete pecado, transgride a lei, pois o pecado é a transgressão da lei"

2. Edição Maranata (editada pelo Sels da IASD) e também em varias outras edições pentecostais e protestantes. "Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia".

3. Edição Mensagem de Deus (editada pela Editora  Loyola - Jesuíta) e também em varias edições João Ferreira de Almeida protestantes e pentecostais. "Todo aquele que comete pecado é iníquo, porque o pecado é a iniqüidade"

Uma análise superficial dos conteúdos:

A versão número 1 dá ênfase à Lei de Deus, mostrando a importância da Lei de Deus na qualificação do pecado. 

A versão número 2 tira a Lei para deixar o comportamento do Fiel nas mãos dos dirigentes, pois dizer que alguma coisa representa rebeldia depende muito da definição que se de a  palavra "rebeldia". 

Os pentecostais hoje têm o hábito generalizado de qualificar qualquer atitude contra as ações de pastores e dirigentes como "rebeldia" para qualificar essa rebeldia como "pecado" e nessas condições punir eclesiasticamente o membro. Você percebe aí a grande diferença e mais, onde isso pode desembocar? No mínimo, dá imunidade "parlamentar" aos pastores e quaisquer dirigentes.

A versão 3 é a mais maliciosa de todas segundo o meu ver, pois, numa pesquisa que eu fiz entre os irmãos, a maioria absoluta ( mais do que 2/3) não sabia o sentido da palavra iniqüidade.  Veja iniqüidade tem a ver com estar "a par", estar "igual as regras estabelecidas" ou ainda agir de forma "igual".

Em última análise o que se diz aqui é que "aquele que não ande igual aos outros, ou que não esteja conforme a maioria  ou igual ao que os líderes determinarem" é um pecador.

A Lei conforme Deus nos deu, passa para um segundo plano. Diga-se de passagem que para a Igreja Católica isso não é nenhum problema, pois a doutrina da Igreja Católica diz que a tradição esta acima dos textos hebraicos, mas nós que dizemos que os textos hebraicos estão acima das tradições como é que ficamos ?

Tais corrupções do texto tem uma intenção clara, qual seja deixar o Homem sob o domínio de outros homens. Dessa forma chegaremos muito brevemente a conclusão de que nossas Bíblias não são mais a Palavra de Deus, quando muito elas contêm parte da palavra de Deus. Nesse caso, a dificuldade será separar o que é Joio e o que é Trigo dentro de nossas Bíblias!

Para reflexão:

A imposição de um tema único para debate nas Classes da Escola Sabatina não constituiria também uma forma de controle dos membros pela Organização? Muitas cabeças juntas, discutindo problemas da Igreja e do cotidiano dos membros, poderiam gerar problemas para a Administração se o tema da conversa não fosse previamente escolhido. Ou não? O que vc acha?


Quero lhes repassar uma informação no mínimo interessante...

Para poder ler melhor a Bíblia, comprei uma em letra gigante, intutulada Edição de Promessas, editada pela JUERP. Terceira Edição, ano 2000. Trata-se de uma Bíblia suficientemente bem impressa e boa de ler, principalmente para quem já passou para a terceira idade.

O texto é (segundo informam) da Edição revista e corrigida da  Imprensa Bíblica Brasileira - João Ferreira de Almeida. Logo no inicio aparecem os copyright da CJS Publicações Ltda, e da JUERP.

Como sou muito curioso, procurei no final da Biblia as tradicionais informações da empresa gráfica. 

SURPRESA DAS SURPRESAS! Estava impresso lá na última pagina:
Serviços de impressão e acabamento executados, a partir de filmes fornecidos, nas oficinas gráficas da EDITORA SANTUÁRIO, FONE(12) 565-2140 - FAX (12) 565-2141, http://www.redentor.com.br, Aparecida, SP.

Ou seja uma organização Católica Romana, das mais conservadoras, esta imprimindo Bíblias protestantes para duas das mais tradicionais Editoras protestantes, a JUERP  e a IBB! 

Se você não acredita, de uma chegadinha até uma livraria que tenha Bíblias e procure Bíblia (Edição de Promessas) Letra Gigante. 

Pra quem se assusta com essas coisas, eu relembro: "Quando vires essas coisas, alegrai-vos!"

Harosh

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com