Estudo Bíblico 7:
144.000 - Irrepreensíveis Diante do Trono de Deus

O aspecto mais importante e fundamental no estudo dos 144.000 não é saber se o número é literal ou simbólico, ou que pessoas farão parte desta classe. Saber quais são as caraterísticas que tornam os 144.000 uma classe especial, a fim de procurar adquiri-las pela graça de Deus, deve ser o essencial em nossos estudos.

01 – Onde encontraremos estas características? Ap 7; 14:1-5; 15:2,3.

O capítulo 7, versos 1-8, descreve a igreja militante e revela que, daqueles que estiverem vivendo quando Jesus vier, os que poderão subsistir serão os 144.000. Os capítulos 7: 9-17; 14: 1-5 e 15: 2,3 descrevem a multidão representada pelos 144.000 fruindo o triunfo final no Céu, depois de seu conflito no fim do tempo, com a besta e sua imagem, ou seja, a igreja triunfante.

02 – Como Ap 7 descreve os 144.000?

  •  Versos 4, 9: são selados ou vestidos de vestiduras brancas.

Em outras palavras, obtiveram a vitória sobre o pecado e as manchas do caráter, de modo que os anjos puderam pôr sobre eles o selo do Deus vivo. O selo representa uma lei perfeita que foi escrita nas tábuas de carne do coração. Representa o caráter perfeito de Deus que lhes foi concedido pela fé. O sinal exterior é a observância do sábado (Ex 31:13). Foram também estabelecidos numa experiência sã e permanente com Deus, de modo que podem passar pelo tempo de angústia se mediador, e podem faze-lo só pela graça sustentadora de Cristo e Seu poder.

“O selo do Deus vivo só será colocado sobre os que são semelhantes a Cristo no caráter... Assim como a cera recebe a impressão do selo, também a alma deve receber a impressão do espírito de Deus e reter a imagem de Cristo”. – SDABC, vol. VII, pág. 970.

  •  Quando a pessoa é selada?

O selo não é alguma “marca que pode ser vista, mas a consolidação na verdade, para que eles [o povo de Deus] não possam ser abalados”. – SDABC, vol. IV, pág. 1.161.

“Os que desejam ter o selo de Deus em sua fronte precisam guardar o sábado do 4º mandamento”. – SDABC, vol. VII, pág. 981.

  •  Verso 14: lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro.

“Quando conhecermos a Deus como nos é dado o privilégio de O conhecer, nossa vida será de contínua obediência... É por meio do Espírito que o coração é purificado. Por Ele torna-se o crente participante da natureza divina. Cristo deu Seu Espírito como um poder divino para vencer toda tendência hereditária e cultivada para o mal, e gravar Seu próprio caráter em Sua Igreja... A própria imagem de Deus tem de ser reproduzida na humanidade. A honra de Deus, a honra de Cristo, acha-se envolvida no aperfeiçoamento do caráter de Seu povo.” – DTN, pág. 642, 646, 647.

03 – Como Ap. 14:1-5 descreve os 144.000?

  •  Verso 1: tendo na fronte escrito o Seu nome [do Cordeiro] e o nome de Seu Pai.

“... Na testa dos santos estava escrito ‘Deus, Nova Jerusalém’ e o novo nome de Jesus.” – PE, pág. 15.

“O nome do Senhor é misericordioso e piedoso, tardio em iras e grande em beneficência e verdade; ... que perdoa a iniqüidade, e a transgressão, e o pecado (Ex 34:5-7). Da Igreja de Cristo acha-se escrito: ‘Este é o nome que lhe chamarão: O Senhor é nossa justiça’ (Je 33:16). Este nome é aposto a todo seguidor de Cristo. É a herança do Filho de Deus. A família recebe o nome do Pai... Não lhe podereis santificar o nome, nem podeis representa-Lo perante o mundo, a menos que na vida e no caráter representeis a própria vida e caráter de Deus. Isto só podereis fazer mediante a aceitação da graça e justiça de Cristo”. – MDC, pág. 106, 107.

Na bíblia, o nome comumente representa o caráter da pessoa. A fronte simboliza a sede da inteligência humana. Ter o nome de Cristo e do Pai gravado na fronte denota a aceitação voluntária e o reflexo de Seus característicos (comparar Ap 7:3 com 14:1).

  •  Verso 3: entoavam novo cântico diante do trono (ver Ap 15:2, 3).

“Ninguém, a não ser os 144.000, pode aprender aquele canto, pois é o de sua experiência – e nunca ninguém teve experiência semelhante”. – GC, pág. 654.

“A experiência é de natureza tão pessoal que somente os que passam por ela podem apreciar a sua significação. Para eles o cântico é o valioso e abrangente resumo das experiências pelas quais eles passaram nas etapas finais do conflito entre o bem e o mal”. – SDABC, vol. VII, pág. 826.

“'Estes, tendo sido trasladados da terra dentre os vivos, são tidos como as primícias para Deus e para o Cordeiro’ (Ap 14:1-5; 15:3). Estes são os que vieram da grande tribulação (Ap 7:14); passaram pelo tempo de angústia tal como nunca houve desde que houve nação; suportaram a aflição do tempo da angústia de Jacó; permaneceram sem intercessor durante o derramamento final dos juízos de Deus. Mas foram livres, pois ‘lavaram os seus vestidos, e os branquearam no sangue do Cordeiro’”. GC, pág. 654.

Interessantes paralelos entre a vida de Jesus e dos 144.000 no período final de suas vidas foram salientados por T.H. Jemilson, em ‘Our firm foundation II, pág. 412-416.

1 – Jesus não teve intercessor

“Até então, fora como um intercessor por outros; agora, ansiava alguém que por Ele intercedesse”. – DTN, pág. 659.

Os 144.000 não terão intercessor

“Naquele tempo terrível os justos devem viver à vista de um Deus santos, sem intercessor”. – GC, pág. 620.

2 – Jesus era sem pecado

“Uma mancha sobre Sua vida humana, uma falha de Sua humildade para resistir à terrível prova, e o Cordeiro de Deus teria sido uma oferta imperfeita, um fracasso para redenção do homem”. – DTN, pág. 705.

Os 144.000 alcançarão a impecaminosidade

“Um defeito cultivado em lugar de ser vencido, torna o homem imperfeito, cerrando-lhe a porta da Santa Cidade. O que entra no Céu deve possuir um caráter sem mancha, nem ruga ou coisa semelhante”. – MJ, pág. 144.

3 – Satanás combateu intensamente a Cristo

“Satanás viu que, ou venceria, ou seria vencido... Todas as forças da apostasia se puseram a postos contra o Filho de Deus. Cristo Se tornou o alvo de todas as armas do inferno”. – DTN, pág. 116.

Satanás convocará todas as suas forças contra os 144.000

“Satanás convocou todas as suas forças, e a cada passo combatia a obra de Cristo. Assim será na grande batalha final do conflito entre a justiça e o pecado”. – DTN, pág. 234.

4 – Na cruz, o povo insultou a Jesus

“Confiou em Deus; pois venha livra-Lo agora, se de fato Lhe quer bem”. – Mt 27:43.

Os ímpios insultarão os 144.000

“Os ímpios exultam, e ouve-se o grito de zombaria: ‘Onde está agora a vossa fé? Por que Deus vos não livra de nossas mãos, se sois verdadeiramente Seu povo?’” – GC, pág. 635.

5 – A prova ressaltou a pureza do caráter de Cristo

“Todos os esforços de Satanás para oprimí-Lo e vence-Lo, Sá faziam ressaltar, mais nitidamente, a pureza de Seu caráter”. – DTN, pág. 729.

Os ataques de Satanás contra os 144.000 produzem os mesmos resultados

“Levante-se a oposição, de novo exerçam domínio o fanatismo e a intolerância, acenda-se a perseguição, e os insinceros e hipócritas vacilarão, renunciando a fé; mas o verdadeiro crente permanecerá firme como uma rocha, tornando-se mais forte a sua fé, sua esperança mais viva do que nos dias da prosperidade”. – GC, pág. 607, 608.

6 – Jesus concluiu a obra que Deus lhe dera para realizar (ver Jo 17:4)

No tempo do livramento dos santos de Deus, eles terão realizado, também, a obra que Deus lhes confiou para fazer

  •  Verso 4: não se macularam com mulheres porque são castos.

Os 144.000 não se contaminaram com mulheres ou igrejas apóstatas. Não devemos compreender, porém, que nunca tiveram nenhuma relação com essas igrejas. Em Ap 18:4, vemos o apelo de Deus, para os que estão em Babilônia. Atendendo a este apelo, e abandonando a sua relação, escapam à contaminação dos seus pecados.

“Uma mulher é muitas vezes usada nas Escrituras para representar uma igreja: uma mulher pura, a igreja verdadeira; e uma mulher imoral, a igreja apóstata (ver Ap 12:1). No capítulo 17:1-5, ... a igreja de Roma e várias igrejas apóstatas que seguem as suas pegadas são simbolizadas por uma mulher impura e suas filhas. É a essas igrejas que o profeta certamente se refere aqui.” – SDABC, vol. VII, pág. 826.

“Visto que toda a passagem é figurada, a virgindade literal, quer de homens ou de mulheres, não é o ponto que está sendo considerado. Se fosse, esta passagem contradiria outras passagens que enaltecem o casamento e a relação matrimonial (ICo 7:1-5). Os santos são aí chamados virgens porque permaneceram afastados de Babilônia ou não tem mais nada que ver com ela... eles romperam toda ligação com Babilônia e suas filhas quando estas se tornaram as instrumentalidades de Satanás em seu derradeiro esforço para extirpar os santos’. - SDABC, vol. VII, pág. 826.

“São chamados virgens porque professam fé pura.” – PJ, pág. 406.

A fé pura inclui não somente o conhecimento da verdade, mas também o ato de dar permissão ao Espírito Santo (simbolizado pelo azeite) para transformar a verdade numa experiência viva e pessoal nas coisas de Deus, semelhante à de Cristo.

  •  Verso 4: seguem o Cordeiro para onde quer que vá.

“Não precisamos esperar até sermos trasladados para seguir a Cristo. O povo de Deus pode fazer isto aqui na terra. Só seguiremos o Cordeiro de Deus nas cortes celestiais se O seguirmos aqui. Segui-lo no Céu depende de guardarmos os Seus mandamentos agora. Não devemos seguir a Cristo de modo esporádico ou inconstante, só quando isso nos é vantajoso.” – SDABC, vol. VII, pág. 978.

  •  Verso 4: são primícias para Deus e para o Cordeiro.

A idéia de que os 144.000 são ‘primícias’ está repleta de significação. Os antigos israelitas ofereciam as primícias de suas colheitas ao Senhor (ver Dt 26:1-11; Lv 23:10,17). Isso constituía o reconhecimento do amor de Deus em possibilitar a colheita.

A expressão ‘primícias’ tem referência à qualidade. De todos os redimidos da Terra, esses são os que tiveram uma experiência bem mais probante e purificadora portanto, são os primeiros em qualidade (Milhões desejam a salvação; milhares desejam fazer parte dos 144.000; porém, quão poucos desejam ter o caráter que Deus exige).

Os 144.000 são primícias de uma colheita maior por ocasião da 2ª vinda de Cristo. São os que nunca provaram a morte neste mundo. Serão trasladados para terem comunhão com Cristo no Céu, onde celebrarão uma reunião com Jesus e as outras ‘primícias’.

  •  Verso 5: não se achou mentira na sua boca.

“O evangelho de Jesus Cristo transforma o homem pecaminoso e errante em alguém que não tem presunção, fingimento, dolo e pecado.” – SDABC, vol. VIII, pág. 827.

Lembramo-nos das palavras de Sf 3:13 – ‘Os restantes de Israel não cometerão iniqüidade, nem proferirão mentira, e na sua boca não se achará língua enganosa, porque são apascentados, deitar-se-ão, e não haverá quem os espante. Os 144.000 são vivos exemplos do nono mandamento (Ex 20:16).

“O selo de Deus... jamais será colocado à testa de homens ou mulheres de língua falsa ou coração enganoso”. – TS, vol. II, pág. 71.

  •  Verso 5: não têm mácula.

O vocábulo grego que aparece nesse trecho significa ‘irrepreensíveis’, ‘sem mácula’, ‘sem defeito’. A mesma palavra é usada em IPe 1:19 para descrever a Jesus – ‘sem defeito e sem mácula’. Como poderia ser melhor retratado o caráter dessas ‘primícias para Deus e para o Cordeiro’, do que pelo uso de alguns termos idênticos aos que são utilizados para descrever o nosso Senhor? Eles receberam a justiça de Cristo e refletiram a glória do Seu caráter. 

04 – Quais serão as atividades dos 144.000?

  •  Ap 7:15: se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no Seu santuário.

“E quando estávamos para entrar no Santo Templo Jesus levantou Sua bela voz e disse: ‘Somente os 144.000 entram neste lugar’, e nós exclamamos: ‘Aleluia’”. – PE, pág. 19.

05 – O que é necessário para assegurar nossa participação nesta classe especial?

É muito evidente que os traços distintivos possuídos pelos 144.000 não podem ser obtidos de outro modo que não pela entrega completa a Deus, o qual nos capacita a resistir ao inimigo. ‘Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós’ (Tg 4:7). Sem Cristo nada podemos fazer (Jo 15:5). Mas com Ele todas as coisas são possíveis (Fl 4:13).

Os alvos de Deus para os remidos são elevados, e Sua graça habilitadora é adequada para que sejam alcançados. Precisamos resistir à tendência de reduzir os requisitos de Deus a algum nível inferior que as pessoas julgam poder atingir. Deus nunca prometeu o reino aos que não cumprem os requisitos estabelecidos por Ele. A afirmação de Paulo pode ser nossa: ‘Tudo posso nAquele que me fortalece’ (Fl 4:13). Pelo extraordinário poder de Sua graça em nosso íntimo poderemos estar entre os que entrarão no Céu com ‘um caráter sem mancha nem ruga ou coisa semelhante’ – MJ, pág. 144. Esta será a experiência de todos os remidos. Os que morrem crendo têm perfeição atual às portas da morte (ver Cl 2:10). Os fiéis que viverem até quando Jesus vier experimentarão ininterrupta vitória em virtude da contínua habitação do Espírito Santo no coração deles.

“O ideal de Deus para Seus filhos é mais alto do que pode alcançar o pensamento humano. ‘Sede vós perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus’. Este mandamento é uma promessa”. – DTN, pág. 293.

“Tudo que deve ser feito a Seu mando pode ser cumprido por Seu poder. Todas as Suas ordens são promessas habilitadoras”. – PJ, pág. 333.

Referências:

SDABC - Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia
DTN - Desejado de Todas as Nações
PE - Primeiros Escritos
MDC - Maior Discurso de Cristo
GC - O Grande Conflito
MJ - Mensagens aos Jovens
PJ - Parábolas de Jesus
TS - Testemunhos Seletos

Valdir Abreu dos Santos

Estudos Bíblicos Anteriores:


Reação de leitor:

Caro Robson , não pude deixar de ler a matéria sobre os 144.000 e é interessante notar que existem pessoas totalmente perfeccionistas (Os 144.000 alcançarão a impecaminosidade) em nosso meio achando que os 144.000 atingirão total perfeição , é claro que atingiremos uma perfeição relativa em nossa vida , mas isso acontece com todos por conta da santificação.

Ao estudar a Bíblia não pude deixar de estudar a questão do perfeccionismo. E estudar este assunto é fácil e envolve uma única pergunta: Quando nos tornaremos  perfeitos? Ou melhor: Quando Cristo nos tornará perfeitos?

Para responder esta pergunta basta uma única passagem:

I Corintios 15

50 Mas digo isto, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus; nem a corrupção herda a incorrupção.
51 Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados,
52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.
53 Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade.

O texto esta claro só seremos incorruptiveis quando Cristo voltar e nos transformar. E qualquer pretensão de colocar a perfeição antes desse momento é colocar as nossas obras como sendo perfeitas e dignas de herdar a vida eterna sem Cristo como nosso substituto. -- Gilberto do Nascimento Júnior


Nota do Editor:

Respeito sua opinião, irmão Gilberto, mas entendo que o texto citado se refere à transformação física pela qual nosso corpo passará por ocasião da transladação. Os mortos ressuscitam com corpo incorruptível e os vivos serão todos transformados. Assim, será erradicada nossa propensão genética para o mal e não mais estaremos sujeitos à morte, graças à salvação que nos é dada por Deus, através de Cristo Jesus.

Quanto à perfeição ainda nesta vida, creio que Aquele que deu a ordem para que sejamos perfeitos, como perfeito é nosso Pai, dá-nos também o poder necessário para cumpri-la, pois o Senhor não nos prova acima do que podemos suportar nem nos dá ordens para o cumprimento das quais não nos habilite. Se fracassamos, é por nossa culpa. Se somos vitoriosos, é graças a Seu poder. -- Robson Ramos.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com