O Espiritismo Imitará o Cristianismo Nominal

Apocalipse 13 adverte-nos que os Estados Unidos realizarão “grandes sinais” na terra perante os homens e que “enganava os que habitavam na terra” por meio desses sinais que “lhe foi permitido fazer na presença da besta…” (Apoc. 13:13, 14). “Aproxima-se o tempo em que Satanás operará milagres perante os vossos próprios olhos pretendendo ser Cristo; e se os vossos pés não estão firmados sobre a verdade de Deus, então sereis afastados do vosso fundamento. A vossa única salvaguarda é procurar a verdade como se fosse um tesouro escondido. Cavai pela verdade como o faríeis por tesouros terrestres e apresentando a Palavra de Deus, a Bíblia, perante o vosso Pai celestial, dizei: ‘Ilumina-me; ensina-me o que é a verdade’… Deveis entesourar na mente a Palavra de Deus, pois pode ser que algum dia vos encontreis separados uns dos outros onde não tenhais o privilégio de vos reunir com os filhos de Deus.” (Review and Herald, e de Abril de 1888).

Procuremos imaginar-nos no tempo quando o mundo presenciará eventos sobrenaturais, tais como as aparições da Madre Teresa, da Virgem Maria ou dos apóstolos de Cristo caminhando sobre a terra, e apoiando os esforços dos mestres religiosos que instam os cidadãos a obedecer aos dez mandamentos da tradição católica romana que excluem o sábado e exigem a observância do domingo como dia de repouso. “Imitando mais de perto o espiritismo, o cristianismo nominal da época tem maior poder para enganar e enredar. O próprio Satanás está convertido conforme a nova ordem de coisas…. Mediante a agência do espiritismo, operar-se-ão prodígios, os doentes serão curados, e efectuar-se-ão muitas e inegáveis maravilhas. E, como os espíritos professarão fé na Sagrada Escritura, e demonstrarão respeito pelas instituições da igreja [entre elas o domingo], a sua obra será aceite como manifestação do poder divino.” (O Grande Conflito, cap. 36, p. 593). Este será um tempo em que serão ameaçados os transgressores com penas civis e aprisionamento se porventura se negarem a obedecer às leis terrestres ou a prestarem atenção às declarações dos espíritos enganadores de Satanás. Então, o que farão vocês, meus amados? Na Exortação apresentada perante o Sínodo de Bispos na Cidade do México, o Papa João Paulo II deixou o melhor para a última parte do documento. No artigo 73, intitulado O Desafio das Seitas, aparece a seguinte declaração: “As actividades proselitistas das seitas e os novos agrupamentos religiosos da América são um grave estorvo para a obra de evangelização… o êxito do seu proselitismo não pode ser ignorado.” Não tenhamos dúvidas de que o fim está próximo!

Celebração 2000 – O Grande Jubileu

O Papa João Paulo II declarou o ano 2000 como Ano Jubileu, o tempo dedicado a peregrinações e outras celebrações. As portas do Vaticano abriram-se a 25 de Dezembro de 1999 – Dia da Natividade – data em que começaram oficialmente as festividades especiais para darem as boas vindas ao terceiro milénio. Foi calculado que durante o ano 2000 cerca de 20 milhões de pessoas visitarão Roma para participarem numa série de missas e outras celebrações que se desenrolam durante todo o ano.

Por bastante tempo, o Papa João Paulo II esteve a preparar-se para a Celebração de 2000. “As jornadas papais têm-se tornado num acontecimento regular, incluindo certas igrejas particulares em cada continente, e tem mostrado preocupação para o desenvolvimento das relações ecuménicas com os cristãos de várias denominações [incluindo os adventistas do sétimo dia]” (Celebration 2000, p. 235).

O Papa João Paulo II, no seu novo livro Celebration 2000, diz-nos quem no reino espiritual está incumbido de levar a igreja a Cristo no ano 2000 – um ano Mariano! Ele declara: “Confio esta responsabilidade de toda a igreja à intercessão maternal de Maria, a Mãe do Redentor. Ela, a Mãe do amor formoso e imparcial, será para os cristãos [de todas as denominações] no caminho ao Grande Jubileu do terceiro milénio, a estrela que guia com segurança os seus passos ao Senhor” (Id., p. 268).

Malachi Martin, autor do livro The Keys of This Blood (Ad Chaves Deste Sangue), diz que o papa está esperando ansiosamente uma potente Visão Mariana mundial – “um evento que dividirá a história humana…. Será um evento à vista pública nos céus, nos oceanos e nas massas continentais deste planeta. Envolverá particularmente o nosso sol… que no dia deste evento não aparecerá como o astro principal do nosso assim chamado sistema solar. Mas ver-se-á, sim, como a glória periférica da Mulher à qual o apóstolo descreve como ‘vestida de sol’ que ‘deu à luz um filho varão que vai reger todas as nações com vara de ferro.’” (p. 639).

Se alguém duvida de que tal coisa possa acontecer, que investigue “a maravilha inegável” que ocorreu em Fátima, Portugal, a 13 Outubro de 1917. O “milagre do Sol” teve lugar ali. “O sol parecia flutuar, primeiro num sentido e depois noutro…. Disparou os seus raios em diferentes direcções e pintou tudo em cores diferentes: as árvores, o povo, o ar e a terra. O sol não ofendia a vista. Tudo estava tranquilo e sossegado; toda a gente olhava para cima. A dada altura, o sol parecia deter-se e então começou a mover-se e a balançar-se de tal forma que dava a impressão que se ia libertar do seu lugar no céu e cair sobre o povo. Milhares de pessoas presentes viram este fenómeno e os jornais publicaram notícias sobre este acontecimento” (Nossa Senhora de Fátima, Web Site).

É interessante notar que Malachi Martin, um ex-jesuíta, morreu a 27 de Julho de 1999, e as informações são variadas em relação à causa da sua morte. A publicação The Sunday Visitor [O Visitante Dominical] de 22 de Agosto de 1999, destacou um artigo de Greg Erlandson, chefe de redacção, no qual classificou Malachi Martin como “meio inteligente, meio idiota, dado a teorias de conspiração incríveis”. Talvez tenha revelado demasiado!

A Visão

A visão que o papa espera será um cataclismo que paralisará por completo toda a actividade normal do mundo. Alguns tinham pedido a Deus em oração que Maria – “A Estrela da Nova Evangelização” – entrasse pelas sagradas portas do Vaticano no Natal de 1999, durante a inauguração do Jubileu do ano 2000. Se alguma vez chegasse a acontecer tal aparição, eu creio que seria de facto tudo o que o papa necessitaria para ser exaltado como a cabeça da Nova Ordem Mundial. Precederiam a esta visão o caos mundial e as calamidades? Validaria ela o reino global do Papa João Paulo II, um papa mariano, que crê que Maria lhe salvou a vida? Estabelecê-lo-ia a ele como o juiz espiritual do planeta e à Igreja Católica Romana como a única verdadeira igreja, e ao papa como o líder aprovado por Deus? Comparemos este pensamento com a conclusão de Ellen White: “Satanás está resolvido a uni-los [aos professos cristãos e aos ímpios] num só corpo, e assim fortalecer a sua causa arrastando-os todos para as fileiras do espiritismo. Os romanistas, que se gloriam dos milagres como sinal certo da verdadeira igreja, serão facilmente enganados por este poder operador de prodígios; e os protestantes, tendo rejeitado o escudo da verdade, serão também iludidos… e verão nesta [tripla] aliança um grandioso movimento para a conversão do mundo, e o começo do milénio há tanto esperado.” (O Grande Conflito, cap. 36, p. 593). Têm-se afirmado que os adeptos da Nova Era também aceitarão uma visão mariana (deusa) mundial antecedendo o advento do seu próprio falso Cristo – o senhor Maitreya.

A Nova Era, a Mãe Terra e a Deusa

No seu livro extremamente blasfemo, The Armageddon Script, The Power of Prophecy and the Life of Jesus [O Livrete do Armagedon, o Poder da Profecia e a Vida Secreta de Jesus], Pedro Lemésurier, um escritor da Nova Era, descreve com entusiasmo a adoração à “Grande Mãe Terra”. Escreve como se fosse um astronauta numa nave espacial em órbita ao redor da terra. Citado do seu livro: “Quando circundaram o ermo globo lunar pela… última vez e a resplandecente metade da terra subiu uma vez mais por cima do já familiar horizonte curvo e rochoso, o que viram surgindo para encontrar-se com eles era estranhamente familiar…. Uma deidade que saía do mundo nos arquétipos. Não era senão a única forma arredondada da Grande Mãe, a própria terra vestida com as mesmas túnicas floridas de cores azul e branco brilhante, típicas da deusa-mãe da terra e céu representada ao longo da história e, de igual forma, da mais recente deusa-mãe, a própria Virgem Maria” (The Armageddon Script, pp. 245, 246). Podemos observar que no desenho da Virgem Maria que aparece na capa deste livrete , ela está representada como a “Mulher” de Apocalipse 12 e está vestida de azul e branco. Pedro Lemésurier, um pagão devoto, parece não ter nenhuma dificuldade em reconhecer a veracidade de que o culto da Virgem Maria é em essência uma forma de idolatria pagã antiga. Portanto, aos pagãos não cristãos do mundo inteiro ser-lhes-á fácil render culto ao demônio católico romano – a suposta Virgem Maria!

Além disso, se dermos outra olhadela à imagem fantástica da deusa Virgem Maria que aparece na capa deste livrete, denominada “A Mãe da Graça”, notaremos que das suas mãos saem raios ou faxes de luz. A Igreja Católica crê realmente que estes raios representam as virtudes divinas do Espírito Santo das quais Maria é a dispensadora. É verdade. A tradução católica das palavras do anjo Gabriel a Maria é: “Deus te salve, cheia de graça” (tradução da Vulgata por Matos Soares), e lemos na tradução da Sociedade Bíblica (João F. Almeida): “Salve, agraciada”.

Roma, no seu esforço para reevangelizar o mundo e promover a Nova Ordem Mundial sob uma aparência cristã, fará Maria desempenhar um papel preponderante como a estrela guia que levará os cristãos a uma profunda “renovação espiritual”, ou o que nós apropriadamente chamaríamos um falso reavivamento. O Dr. Mark Miravalle, autor de Introduction to Mary (Introdução a Maria) e professor associado de Teologia e Mariologia da Universidade Franciscana de Steubenville, diz que sendo que  “Maria deu à luz a Jesus, fonte ou origem de toda a graça, ela distribui a graça [da redenção] provida por Jesus no Calvário para a família humana”. Miravelle também cita o Papa Pío IX, o pontífice mariano que definiu a Imaculada Concepção de Maria da seguinte forma: “Deus confiou a Maria o tesouro de todo o bem para que todos possam saber que através dela se obtêm toda a esperança, toda a graça e toda a salvação.”

A única interpretação possível dessas palavras à luz da verdade bíblica expressa em Efésios 2:8 – “Pois é pela graça que sois salvos, por meio da fé” – é que a salvação também vem por intermédio de Maria já que ela é dispensadora da dita graça, não é verdade? “Existem várias imagens de Maria como Mediadora procedentes das aparições da Medalha Milagrosa (1830); Lourdes (1854) e Fátima (1917),… [que] representam Maria dispensando as mercês de Deus desde as palmas abertas das suas imaculadas mãos…. Autênticas revelações marianas privadas parecem confirmar a possibilidade de uma dispensação de favores em forma materializada ou física de Maria.” (Introdution to Mary, p. 82). Em contrapartida, a Bíblia enfaticamente diz de Jesus: “Em nenhum outro há salvação, pois também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. (Actos 4:12).   

Espiritismo e Ecumenismo

O Vaticano também confirmou que João Paulo II está a planear uma visita de 10 dias à Terra Santa em Março de 2000, incluindo Jerusalém e Nazaré (USA Today, 18 de Novembro de 1999). Merece referência também a declaração conjunta em torno da doutrina da justificação pela fé firmada entre católicos e luteranos a 31 de Outubro de 1999 em Augsburgo, Alemanha. Na sexta-feira de 29 de Outubro de 1999, precisamente antes desse evento, o diário The Press Enterprise de Riverside, Califórnia, informou que o Papa João Paulo II tinha sido entrevistado justamente com “representantes de 20 confissões religiosas do mundo” para denunciar os “extremistas religiosos”. Além disso, o número de 15 de Novembro de 1999 da revista semanal U.S. News and World Report publicou um artigo intitulado, “Aos cinquenta anos de existência, o movimento ecuménico é mais extenso do que os seus fundadores jamais imaginaram”.

“O tema central do pontificado do Papa João Paulo II foi – e é todavia – a urgente necessidade de reunificar os cristãos para o milénio vindouro” (Inside the Vatican [Dentro do Vaticano], Junho-Julho de 1995). Entretanto, destacados líderes religiosos evangélicos instam os cristãos a porem de lado as suas diferenças e a trabalharem unidos para o avanço da “causa de Cristo”. Uma das organizações que promulga esta ideia é a dos Promise Keepers [Cumpridores de Promessas]. O tema oficial da sua conferência para homens celebrada em 1996 foi “Derribai as Paredes”. Porque assistem então os adventistas do sétimo dia a estas conferências que atraem dezenas de milhares de cristãos de todas as denominações quando a serva do Senhor nos admoestou que “as igrejas principais dos Estados Unidos” unir-se-ão “em pontos de doutrina que lhes são comuns” antes de ser imposta a lei dominical? (Veja O Grande Conflito, cap. 25, pp. 443, 444). E se houvesse uma aparição da suposta Virgem Maria numa assembleia dos Promise Keepers; não seria isso o ponto culminante do movimento ecuménico?

A serva do Senhor advertiu-nos que o espiritismo é o meio pelo qual Satanás “unirá as igrejas”, e Roma utilizará o espiritismo para dar “validade” ao seu argumento de que ela é a verdadeira igreja! Pessoalmente creio que o demônio Maria desempenhará assim um papel importante na realização destes propósitos. E mais, não só os protestantes mas também os adeptos da Nova Era ficarão enganados pelo espiritismo porque todos crêem na doutrina falsa de Roma da primeira mentira de Satanás: “Certamente não morrereis” “Satanás está resolvido a uni-los [tanto os cristãos professos como os ímpios] num só corpo, e assim fortalecer a sua causa arrastando-os todos para as fileiras do espiritismo.” (O Grande Conflito, cap. 36, p. 593).

O mundo está preparado e maduro para este irresistível engano. De facto, na capa do número de Dezembro da revista Life apareceu uma gravura de uma estátua de Maria com a seguinte inscrição: “DOIS MIL ANOS DEPOIS DA NATIVIDADE, A MÃE DE JESUS É MAIS QUERIDA, PODEROSA E CONTROVERSA DO QUE NUNCA. O MISTÉRIO DE MARIA.” O final deste artigo foi de interesse especial para mim. Declarava: “Maria… poderia conduzir-nos a uma reunião ecuménica das igrejas cristãs [ver O Grande Conflito, cap. 36, pp. 596, 597]. Ela poder-nos-ia levar a uma melhor compreensão daquela jovem adolescente que deu à luz em Belém há dois mil anos atrás…. Poderíamos nós pedir a esta simples rapariga que dirija o que se tornou já não num culto, mas sim numa enorme e apaixonada congregação, um movimento que requer um herói, um rebanho mundial que por bastante tempo tem exigido mais dela; que nalguns casos tem demandado que ela mesma proclame a sua própria mensagem? Pergunto-me: Se Maria se tornasse num ser puramente humano – se as pessoas pudessem na realidade estender a mão e tocar em Maria – seria realmente Maria?” Além do mais, Roma afirma que o papa não é apenas o pai espiritual de todos os cristãos, mas que Maria é a sua mãe! Citado de A Catechism of Christian Doctrine (Catecismo de Doutrina Cristã), p. 27: “A Virgem Bendita é nossa mãe também porque, sendo irmãos de Jesus, somos os filhos de Maria.”

Enganará Ela Até os Próprios Escolhidos?

Deixar-se-ão convencer os adventistas do sétimo dia por este demônio que faz maravilhas? Estudemos detalhadamente as profecias de Ezequiel 8 e 9. Ellen White refere-se a Ezequiel 9 no volume 2 dos Testemunhos Selectos no capítulo intitulado “O Selo de Deus”, páginas 62-71. Aqui ela assemelha a destruição dos adventistas do sétimo dia apóstatas com a matança efectuada pelos anjos de Ezequiel 9 que começa no santuário ou igreja. “Vemos aí que a igreja – santuário do Senhor – foi a primeira a sentir o golpe da ira de Deus. Os anciãos, aqueles a quem Deus dera grande luz, e que haviam ocupado o lugar de depositários dos interesses espirituais do povo, haviam traído o seu depósito…. Assim paz e segurança é o grito de homens que nunca mais erguerão a voz como trombeta para mostrar ao povo de Deus as suas transgressões, e à casa de Jacó os seus pecados. Esses cães mudos, que não querem ladrar, são aqueles que sentirão a justa vingança de um Deus ofendido. Homens, virgens e crianças, todos perecerão juntos.” E porque razão destruirá o Senhor as pessoas chamadas pelo seu nome? Porque as “abominações” mencionadas em Ezequiel 8 estão a praticar-se na casa do Senhor – a Sua igreja – uma das quais é o culto à “imagem que provoca ciúme” (Ver Ezequiel 8:3).

O historiador Alexandre Hislop diz-nos no seu livro The Two Babylons (As Duas Babilónias), que a “imagem que provoca ciúme” é a Virgem Babilónica, a “rainha do céu”. Por conseguinte, o que provoca a ira de Deus actualmente é que “o menino que ela [a Babilónia moderna] apresenta para a adoração, é chamado pelo nome de Jesus, o seu filho” (p. 88). Apesar de que “O próprio Satanás está convertido conforme a nova ordem de coisas” (O Grande Conflito, cap. 36, p. 593), então a imagem tem que ser a da Virgem de “BABILÓNIA, A GRANDE” [a do Catolicismo Romano], ou seja, a Virgem Maria e o Menino Jesus [representado por Tamuz (ver Ezequiel 8:14)], posta para ser venerada dentro da igreja que pretende render culto ao verdadeiro Deus. É algo surpreendente! – Mulheres (igrejas) chorando por Tamuz!” Infelizmente, Ezequiel 8:16 adverte-nos, de facto, que haverá espiritismo na igreja: “Então ele me levou ao átrio interior da casa do Senhor, e vi à entrada do templo do Senhor, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens. De costas para o templo do Senhor, e com os rostos para o Oriente, eles se prostravam diante do sol, virados para o Oriente.” Assim como o fizera no passado, o espiritismo voltará a levar à adoração do deus do sol! Não é debalde que os “poucos fiéis… lamentam-se e afligem a sua própria alma porque se encontram na igreja orgulho, egoísmo e engano de quase toda a espécie.” (Testemunhos Selectos, vol. 2, pp. 65, 66). Ômega!

O Senhor ordenou: “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra… Não te encurvarás a elas nem as servirás, pois eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.” (Êxodo 20:4, 5). Surpreende-nos, porventura, que a Igreja Católica tenha eliminado o segundo mandamento da lei moral?

Além disso, regista-se que o profeta Jeremias admoestou em certa ocasião a todo o povo de Deus dizendo: “Não obedecestes à voz do Senhor, e na sua lei e nos seus testemunhos não andastes” porque ofereciam incenso “à rainha dos céus”… (Jer. 44:23, 25). Não é este outro exemplo da “firmes… palavra dos profetas”? (2 Pedro 1:19). Foi mostrada a Ellen White, faz muitos anos,  uma visão em que: “O Israel moderno não está em menor perigo de esquecer-se de Deus e ser conduzido à idolatria do que o Seu antigo povo” (Testimonies, vol. 1, p. 609). O que os profetas Ezequiel e Jeremias viram foi uma prefiguração do Ômega!

Convém recordar que “quanto maior a luz que eles rejeitarem, tanto maior o poder do engano e as trevas que se hão de apoderar.” (Testemunhos Selectos, vol. 1, p. 120). Além do mais, não foram os líderes da nação judaica que assassinaram Cristo com a ajuda do poder romano? Repetir-se-á a história? “Por muito alto que qualquer ministro tenha estado no favor de Deus, se negligenciar seguir a luz que lhe é dada por Deus, se se recusar a ser ensinado como uma criancinha, ele entrará em trevas e enganos satânicos, e levará outros para a mesma vereda.” Testemunhos Selectos, vol. 2, p. 69).

A Traição

Poderemos perguntar-nos – “Porventura aceitarão realmente os adventistas do sétimo dia o espiritismo e a falsa Maria?” E eu acrescento: “Será que a maioria dos adventistas do sétimo dia guardarão o domingo quando for imposto por lei? Existem alguns comentários solenes da pena inspirada sobre este assunto: “‘E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará’… Logo o povo de Deus será provado por ardentes provas, e a grande proporção dos que agora parecem genuínos e verdadeiros, demonstrar-se-á metal vil… tomarão cobardemente o lado dos oponentes. A promessa é: ‘Aos que me honram honrarei.’ (1 Sam. 2:30)… Permanecer em defesa da verdade e justiça quando a maioria nos abandona, ferir as batalhas do Senhor quando são poucos os campeões – essa será a nossa prova.” (Testemunhos Selectos, vol. 2, p. 31). “Foi-me mostrado o alarmante facto de que apenas uma pequena parcela dos que agora professam a verdade serão santificados e salvos por ela.” (Testimonies, vol. 1, p. 608).

O Espírito de Profecia também nos diz que pastores [adventistas do sétimo dia] “da tribuna sagrada instarão com o povo para que guardem o primeiro dia da semana.” (Serviço Cristão, p. 155). Também foi dada esta advertência: “Ao aproximar-se a tempestade, uma classe numerosa que tem professado fé na mensagem do terceiro anjo, mas que não tem sido santificada pela obediência à verdade, [recordemos que os que não aceitam a verdade aceitarão o grande engano] abandona a sua posição, passando para as fileiras do adversário. Unindo-se ao mundo e participando do seu espírito, [‘os prazeres da injustiça’] chegaram a ver as coisas quase sob a mesma luz; e, em vindo a prova, estão prontos a escolher o lado fácil, popular. Homens de talento e de maneiras agradáveis [cães mudos que não ladram (ver Isaías 56:10], que se haviam já regozijado na verdade, empregam a sua capacidade em enganar e transviar as almas. Tornaram-se os piores inimigos dos seus antigos irmãos. Quando os observadores do sábado forem levados perante os tribunais para responder por sua fé, estes apóstatas serão os mais activos agentes de Satanás para os representar falsamente e os acusar e, por meio dos falsos boatos e insinuações, incitar os governantes contra eles.” (O Grande Conflito, cap. 38, p. 614).

Significa isto que os adventistas do sétimo dia apóstatas entregar-nos-ão aos católicos? Foi mostrado a Ellen White em visão que “as igrejas adventistas nominais e seus membros nominais, da mesma forma que Judas, trair-nos-ão perante os católicos para conseguirem maior influência contra a verdade. Os santos serão um povo obscuro, pouco conhecido pelos católicos; mas as igrejas e os adventistas nominais, que conhecem a nossa fé e os nossos costumes… trairão os santos perante os católicos acusando-os de serem pessoas que desprezam as instituições da sociedade, ou seja, que observam o sábado e fazem caso omisso do domingo.” (Spalding and Magan Collection, p. 1).

Se os professos adventistas do sétimo dia aceitarem um dos erros papais, a saber, a observância do domingo, porque não haveriam de aceitar o outro erro papal, a imortalidade da alma? Depois de tudo, “o lado fácil, popular” já estaria rendendo culto ao demônio Maria. Na realidade, a adoração de deusas actualmente, une aproximadamente cerca de 75% da população do mundo:

Catolicismo Romano: 974 milhões
Catolicismo Ortodoxo: 164 milhões
Budismo/várias seitas: 1.100 milhões
Hinduísmo: 690 milhões
Religiões japonesas: 230 milhões
Religiões tribais: 100 milhões (aproximadamente)
Maometanos: 924 milhões
Protestantes: 351 milhões
[Adventistas do Sétimo Dia – (?)]

(Fonte: Almanac 1991)

Voltar para o Índice Geral | Avançar para o próximo texto

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com