Em Resposta aos que Menosprezam o Espírito de Profecia

Um dos ataques de Satanás, senão o mais feroz, nos momentos finais que antecedem a volta do nosso Salvador, incide sobre o Dom de Profecia manifestado na pessoa de Ellen G. White. Apesar de alguns contemporâneos desta lhe terem movido ataques directos contra a integridade e veracidade dos seus testemunhos inspirados, sabemos através dos seus escritos que quanto mais nos aproximamos do fim, mais a ira de Satanás se manifesta em homens não santificados pela verdade que pretendem a todo o custo  criar a desconfiança do povo remanescente nos escritos da serva do Senhor. Desta forma pretendem justificar o pecado acariciado nas suas vidas. Paulo admoesta-nos acerca destes homens que fingem ser defensores da verdade:

Amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses.… E assim como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.” 2Tm 3:2-5, 8.

Alguns se desviaram, e se entregaram a discursos vãos, querendo ser doutores da lei, embora não entendam nem o que dizem nem o que com tanta confiança afirmam.” 1Tm 1:6-7.

Porque não receberam o amor da verdade para serem salvos. E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira; para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na injustiça.” 2Ts 2:10-12.

Sabemos através das Escrituras que: Onde não há profecia, o povo se corrompe...” Pv 29:18.

Desta forma, Satanás para remover os fundamentos doutrinários do povo remanescente, sabe que terá primeiramente de desacreditar o povo no Espírito de Profecia. Mas Deus, na Sua infinita misericórdia, mostrou a Ellen White que esta rejeição da sua obra teria lugar antes do fim. Examinemos a partir de agora algumas das suas declarações:

Satanás está... continuamente forcejando por introduzir o falso - para afastar da verdade. O derradeiro engano de Satanás será anular o testemunho do Espírito de Deus. "Não havendo profecia, o povo se corrompe" (no inglês, "o povo perece"). Prov. 29:18. Satanás operará habilmente de várias maneiras e por diferentes instrumentalidades, para perturbar a confiança do povo remanescente de Deus no verdadeiro testemunho.

Será ateado contra os testemunhos um ódio satânico. A operação de Satanás será perturbar a fé das igrejas neles, por esta razão: Ele não pode achar caminho tão fácil para introduzir seus enganos e prender almas em suas mentiras se as advertências e repreensões e conselhos do Espírito de Deus forem atendidos.” Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 48.

“É o plano de Satanás abalar a fé do povo de Deus nos Testemunhos. Satanás sabe como dirigir seus ataques. Começa por influir sobre os espíritos de modo a despertar neles ciúme e descontentamento em relação aos que têm a direcção do trabalho. Discutem-se pois os dons, resultando daí serem eles amesquinhados, e acaba-se por desconsiderar as instruções dadas por meio de visões. Segue-se então o cepticismo com relação a pontos vitais de nossa fé, os sustentáculos de nossa posição; vem depois a dúvida sobre as Escrituras Sagradas, e, finalmente, a marcha definitiva para a perdição. Quando os Testemunhos, em que uma vez se acreditou, são postos em dúvida e rejeitados, Satanás sabe que os iludidos não se deixarão ficar por aí; e redobra de esforços até que os arraste a uma rebelião declarada, que se torne insanável e termine em destruição. Com dar lugar a dúvida e incredulidade quanto à obra de Deus, e alimentar sentimentos de desconfiança e cruel ciúme, aparelham a si próprios o caminho para completo engano. Suscitam sentimentos amargos contra os que ousam falar-lhes dos seus erros e reprovar-lhes os pecados.” Testemunhos Selectos, vol. 2, págs. 287, 288.

Um testemunho para certos homens jovens, dado primeiramente no ano de 1880, fala acerca deste ponto da seguinte maneira:

Um prevalecente cepticismo está continuamente aumentando em referência aos Testemunhos do Espírito de Deus, e estes jovens fomentam interrogantes dúvidas em vez de removê-las, porque eles são ignorantes a respeito ao espírito, ao poder e à força dos Testemunhos.” Testimonies, vol. 4, pág. 437.

“Foi-me mostrado que muitos têm tão pouca espiritualidade que não compreendem o valor e o verdadeiro propósito dos Testemunhos. Falam desrespeitosamente dos Testemunhos dados por Deus para o benefício do Seu povo, e os julgam, expressando a sua opinião e criticando isto e aquilo, quando eles teriam feito melhor em silenciar os seus lábios e prostrar-se a si mesmos no pó; não podiam apreciar o espírito dos Testemunhos, porque conheciam tão pouco do Espírito de Deus.” Ibid., 672, 673.

“Se Deus me deu uma mensagem a dar ao Seu povo, é que aqueles que me poriam obstáculos na obra e diminuiriam a fé do povo na sua veracidade, não estão pelejando contra o instrumento, mas sim contra Deus. Não é o instrumento a quem vós desprezais e insultais, mas a Deus que vos falou em advertências e reprovações. É impossível oferecer a Deus um maior insulto, que o de desprezar e rejeitar os instrumentos que Ele designou para guiá-los.Testimonies, vol. 5, pág. 680.

Não apenas aqueles que abertamente rejeitam os Testemunhos, ou que acariciam dúvidas concernentes a estes, são os que estão em terreno perigoso; desprezar a luz é rejeitá-la.

“Alguns de vós admitem a repreensão com a boca, porém, não a aceitam de coração. Continuais como antes, apenas menos sensíveis à influência do Espírito de Deus, crescendo em cegueira e decrescendo em sabedoria, domínio próprio, virtude moral, zelo e pendor para exercícios religiosos; e, a menos que vos convertais, haveis finalmente de perder de todo o vosso apoio em Deus. Não realizastes uma mudança decisiva em vossa vida ao receber a correcção, porque não reconhecestes nem compreendestes os defeitos de vosso carácter e o grande contraste entre a vossa vida e a de Cristo. Que valor terão as vossas orações, enquanto atenderdes à iniquidade em vosso coração? A não ser que consintais numa mudança radical, haveis muito breve de cansar-vos das repreensões, como sucedeu aos filhos de Israel, e, como eles, vos apartareis de Deus.” Testemunhos Selectos, vol. 2, pág. 290.

Satanás odeia o Espírito de Profecia. Como já foi mencionado acima, para destruir a confiança nos fundamentos do adventismo, ele deve primeiro destruir a nossa confiança nos Testemunhos. Infelizmente tem tido muito êxito, mas Deus considerar-nos-á responsáveis a todos, líderes, pastores e leigos, do trágico desrespeito para com este maravilhoso dom.

“Muitos estão agindo em oposição directa à luz que Deus deu ao Seu povo, porque não lêem os livros que contêm a luz e o conhecimento sob a forma de admoestações, repreensões e advertências. Os cuidados do mundo, o apego à moda e a falta de piedade distraíram a sua atenção da luz que Deus misericordiosamente lhes concedeu, ao passo que os livros e periódicos cheios de mentiras se espalham por todo o país. O cepticismo e a incredulidade estão aumentando em toda parte. A luz tão preciosa, emanada do trono divino, é posta debaixo do alqueire. Deus tornará Seu povo responsável por essa negligência. Temos de dar conta de cada raio de luz que fez incidir em nossa vereda, quer tenha sido usado para nosso progresso nas coisas divinas, quer rejeitado porque fosse mais cómodo seguir as próprias inclinações.

“Os livros do ‘Espírito de Profecia’ e também os ‘Testemunhos’, devem ser introduzidos em toda família observadora do sábado; e os irmãos devem conhecer-lhes o valor e ser impelidos a lê-los. Não foi o plano mais sábio reduzir tanto o preço desses livros, e ter em cada igreja somente uma colecção deles. Devem figurar na biblioteca de cada família, e ser lidos e relidos. Coloquem-se onde possam ser lidos por muitas pessoas.

Lembrem-se os pastores e o povo de que as verdades evangélicas, se não salvam, endurecem. A rejeição da luz torna os homens cativos, atados com cadeias de escuridão e incredulidade. A alma que dia a dia recusa dar ouvidos aos convites de misericórdia, pode em breve estar escutando os mais insistentes apelos sem experimentar a menor emoção. Como obreiros de Deus, necessitamos de maior piedade e menos exaltação própria. Quanto mais o eu for exaltado, tanto mais diminuirá a fé nos Testemunhos do Espírito de Deus. ... Os que têm a confiança posta em si mesmos, hão de reconhecer sempre menos a Deus nos Testemunhos dados pelo Seu Espírito.” Testemunhos Selectos, vol. 2, pág. 291.

De uma forma geral, aqueles que não pretendem renunciar ao mundo e que acariciam o pecado nas suas vidas são os mais acérrimos opositores do Dom de Profecia manifestado no povo remanescente. Existe, inclusive, uma classe de ditos “doutores da lei” que não dizendo abertamente negarem o Dom de Profecia, lançam descrédito sobre a autenticidade do mesmo, manifestando desrespeito pelo canal escolhido por Deus, tentando apontar-lhe todos os defeitos e mais alguns. Chegam ao ponto de se dizerem defensores do Espírito de Profecia, escrevendo inclusive artigos com veneno letal, ao afirmarem que estão colocando o papel de Ellen White no seu devido lugar, quando no fim estão é apresentando fogo estranho ao Senhor. Mas deixemos que a palavra inspirada se pronuncie sobre este assunto.

Não espero alcançar os que, havendo visto a luz da verdade, recusam-se a dar-lhe ouvidos, os que se entregaram ao preconceito, e entricheiraram a sua alma na incredulidade.

“Jesus, a Majestade do Céu, Aquele que era igual a Deus, esteve no mundo trinta e três anos, e todavia não houve senão uns poucos que Lhe reconheceram o carácter divino. E posso eu, que sou tão fraca, tão indigna, uma frágil criatura humana, esperar maior êxito do que fruiu o Salvador do mundo?…

“Quão ansiosamente procuravam os fariseus demonstrar que Cristo era um enganador! Como lhe observavam cada palavra, buscando apresentar e interpretar mal tudo quanto Ele dizia!…

“Todos os argumentos assacados contra Cristo, fundavam-se na mentira. O mesmo aconteceu no caso de Estevão e de Paulo. Porém as mais fracas e menos dignas de crédito das acusações feitas no sentido errado , tinham a sua influência, pois havia tantos cujo coração não estava santificado, que desejavam que aquelas declarações fossem verdade! Esses estão sempre ansiosos de se apegarem a qualquer suposto erro ou falta nos que lhes falam a desagradável verdade.

“Não nos deve surpreender quando as más conjecturas são avidamente agarradas como factos indubitáveis por aqueles para quem as mentiras são apetecíveis. Os oponentes de Cristo eram repetidamente confundidos e reduzidos ao silêncio pela sabedoria das Suas palavras; todavia davam ainda ansiosamente ouvidos a todo o boato, e achavam qualquer pretexto para importuná-Lo novamente com perguntas contraditórias. Estavam determinados a não abandonar o seu desígnio….

“Não tenho má vontade alguma para com os que estão procurando tornar de nenhum efeito a mensagem que Deus deu para reprovar, advertir e animar o Seu povo. Mas como embaixadora de Cristo, devo permanecer na defesa da verdade. Quem são os que tão zelosamente se arregimentam contra mim? São eles os santos e puros filhos da fé? Nasceram eles de novo? São participantes da natureza divina? Amam eles a Jesus e manifestam o Seu espírito de mansidão e humildade? ‘Pelos seus frutos os conhecereis.’ Assemelham-se eles aos primeiros discípulos, ou àqueles astutos escribas e fariseus que estavam de contínuo vigiando a Cristo no que dizia, a fim de enredá-Lo . Observai o astuto procedimento desses antigos adversários da fé – como doutores da lei, sacerdotes, escribas e principais combinavam-se para descobrir alguma coisa contra Aquele que era a luz do mundo….

“A natureza humana ainda é a natureza humana. Não se enganem os que buscam obstar-me o caminho e anular a influência das minhas palavras, crendo que estão fazendo o serviço de Deus. Estão servindo a outro senhor, e serão recompensados segundo as suas obras….

“O plano de Deus é dar suficiente demonstração do carácter divino da Sua obra para convencer a todos quantos em sinceridade desejem conhecer a verdade. Porém nunca remove toda a oportunidade para a dúvida. Todos os que desejam questionar e usar de cavilação, encontrarão ensejo. 

“Não importa quão irrepreensível seja o carácter e a vida dos que falam ao povo as palavras de Deus; isto não lhes granjeia crédito. E porquê? Porque dizem ao povo a verdade. Esta, irmãos, é a minha ofensa. Mas se um falso boato é posto em circulação, se por qualquer dedução ou conjectura se atribui alguma coisa ao carácter da embaixadora de Cristo, com que absurda credulidade é ela recebida! Quantos estão prontos a apontar e a difundir a calúnia! Tais pessoas revelam o seu real carácter. ‘Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus.’ João 8:47….

“Podemos ser chamados ‘fracos e ignorantes’, entusiastas, e mesmo insanos. Talvez seja dito a nosso respeito como foi de Cristo: ‘Ele tem demónio.’ Porém a obra que o Mestre nos deu a fazer é ainda a nossa obra. Precisamos encaminhar os espíritos para Jesus, não buscando o louvor ou a honra dos homens, mas confiando-nos Àquele que julga rectamente. Ele sabe como ajudar os que, enquanto lhe seguem os passos, sofrem em limitado grau o opróbrio que Ele sofreu. Ele foi tentado em todos os pontos como nós somos, para que soubesse como socorrer aos que fossem tentados.” Ellen G. White, MS 4, 1883.

Não foi a intenção deste artigo desmascarar ao pormenor as acusações feitas contra Ellen G. White pelos seus opositores, mas sim revelar de uma forma sumária os ardis de Satanás contra o Dom de Profecia no povo remanescente. Se o leitor desejar pesquisar a reposição da verdade contra as acusações infundadas que são movidas contra a serva do Senhor, existem alguns bons livros editados pelas casas publicadoras adventistas. Em português poderão encontrar editado pela Casa Publicadora Brasileira duas excelentes obras: O Testemunho de Jesus, de Francis M. Wilcox; Crede em Seus Profetas, de Denton E. Rebok e Mensageira do Senhor de Herbert Douglass. Em inglês a variedade é maior podendo destacar: Ellen G. White and Her Critics de Francis D. Nichol; Omega II de Lewis Walton, etc.

Antes de finalizarmos gostaríamos de dar graças a Deus por Ele ter dado uma profetiza à igreja remanescente. Nenhum adventista do sétimo dia se deve envergonhar desta bendita verdade. Antes, devemos regozijar-nos por o Senhor ter desta maneira visitado o Seu povo, e repetidamente os ter advertido dos perigos perante os males que ameaçam o povo de Deus no tempo actual. Estas mensagens, cremos, devem ser seguidas fielmente por todo o crente. Assim como a Bíblia, essas mensagens devem ser lidas e estudas. Elas lançam um poderoso foco de luz sobre o Registo Sagrado.

“Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos Seus profetas, e sereis prosperados.”  2Cr 20:20. -- João Orrico, Coimbra, Portugal, 20 de Dezembro de 2001.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com