AP Sedia Evangelismo Via Satélite para TV

Olá amigos,

Durante este ano na AP, estarão ocorrendo vários eventos de evangelismo. Posso dizer que é um dos anos 100% evangelismo por aqui. Foi preparado um folheto com as informações do evento, relacionado ao Evangelismo Via Satélite - Esperança Para Viver. E gostaria de repassar para vocês... Se puderem, ajudem na divulgação.

Se desejarem, posso comentar mais sobre como esse projeto está sendo realizado, mas estas são as principais informações:

  • Esperança Para Viver - Evangelismo Via Satélite
  • Direto da Igreja Central Paulistana Para Sua Igreja.
  • Oradores: Pr. Jose Mascarenhas Viana - UCB e Pr. Roberto Mota - AP
  • De 01/06 a 01/07 às 20 horas.
  • Site oficial do evento: www.ucb.org.br/viver/

Saiba mais sobre o evento:

Palavra do Presidente

A maior campanha evangelística da história Adventista em São Paulo está sendo realizada neste mês de junho de 2001. Coordenada pela União Central Brasileira, e promovida pela Associação Paulistana, a série de conferências será retransmitida para todo o mundo de fala portuguesa, a partir da Igreja Central Paulistana. Ao longo de um mês, as doutrinas fundamentais da Igreja serão levadas ao ar pelo SISAC, Sistema Adventista de Comunicação. Quanto à produção e recepção, tudo já está acertado; as questões técnicas e de treinamento, bem como a estrutura física, já estão implementadas, pela graça de Deus. Um grande grupo de pessoas têm trabalhado nestes detalhes, desde o início do ano. O que ainda falta fazer agora, além de convidar amigos e irmãos para assistirem a pregação? É sobre isto que queremos aqui, rapidamente, tratar.

O Evangelismo é muito mais que um pregador ensinando teologia! Evangelismo é gente ajudando a salvar gente, segundo as ordens e as orientações bíblicas, e isto inclui todo o povo de Deus. É a obra vital da Igreja e dos cristãos! Toda obra especial requer um especial preparo, e mais importante que o acerto tecnológico é o preparo pessoal. Os grande atos de Deus no passado sempre  incluíram uma obra de exame da alma por parte do Seu povo. Assim foi na aventura do Êxodo, na posse de Canaã, no Pentecostes e na saída dos apóstolos, por exemplo.

A inspirada ordem de Josué: "Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós" (Josué 3:5) ecoa pelo tempo e nos alcança agora. Devemos nos preparar para que o Senhor faça maravilhas no meio de nós neste mês de junho. Santificação é a obra que Deus realiza em nós, através do Espírito Santo, e mediante a nossa aquiescência. Ela produz em nós uma mudança de hábitos e de intenções, conforme o padrão de Jesus. O Salmo 51 garante que os pecadores se converterão, mas antes de leva-los ao conhecimento da verdade, precisamos que o Senhor nos renove a vida religiosa. (Salmo 51:10-13, 17). O Evangelismo, portanto, é o tempo de buscarmos a salvação dos outros e a nossa própria. Uma coisa depende da outra!

O apelo que, como pastores da AP, fazemos aos membros de nossa Igreja é: "Santificai-vos." Esta santificação só ocorrerá se, a cada dia, reservarmos um tempo especial para a oração e a leitura dos textos inspirados; buscarmos a pureza do corpo e da mente; ajustarmos as pendências pessoais, com Deus e com os outros; resolvermos conflitos; pedir perdão e  conceder perdão.

Há pessoas que serão transformadas através do Evangelismo, tanto dentro quanto fora da Igreja. Este é o maior milagre de Deus!  A Inspiração nos diz:

"Uma batalha invisível a olhos humanos está sendo travada. Está em campo o Exército do Senhor, buscando salvar almas. Satanás e suas hostes também estão em atividade, buscando por todo os meios possíveis, enganar e destruir ... Dia a dia prossegue a batalha. Se nossos olhos se pudessem abrir para ver em operação os instrumentos bons e maus, não haveria frivolidades e vaidades, nem gracejos e chocarrices. Se todos se revestissem de toda armadura de Deus e combatessem varonilmente as batalhas do Senhor, obter-se-iam vitórias que fariam tremer o reino das trevas." (2TS, 380)

Deixemos que o Espírito de Deus nos una e guie para realizarmos  Sua obra, então grandes maravilhas o Senhor fará por nós. Santifiquemo-nos!

Acílio  Alves Filho, Pastor Geral

Por Que o Evangelismo Via Satélite?

Entrevista com o Pastor Roberto Motta, Evangelista da AP

Jornal da Paulistana - Qual é a importância do Evangelismo?

Pastor Roberto Motta - Às vezes podemos ter a idéia de que nossa obra consiste em algo diferente do que fazer discípulos e batizá-los, mas esta é a única missão da Igreja. O Evangelismo é o coração do cristianismo. "A obra que o evangelho abrange, como trabalho missionário, é obra positiva, é de grande valor e brilhará mais e mais até ser dia perfeito." Evangelismo, pág. 20

Jornal da Paulistana - Sobre o evangelismo via satélite existe uma dúvida: este método funciona?

Pr. Roberto Motta - Ellen White afirma que "novos métodos precisam ser introduzidos. O povo de Deus tem que despertar para as necessidades da ´época em que vive." A experiência passada mostra que quando a igreja local faz o devido preparo os resultados são positivos. Foi assim com "Atos 2000" com o Pr. Mark Finley e "Esperança 2000" com o Pr. Henry Fayrabent. Com certeza muitas pessoas encontrarão a verdade a partir do programa "Esperança para viver" com o Pr. José Mascarenhas Viana. É claro que este método não substitui o evangeismo pastoral muito menos o pessoal,  é apenas mais uma forma de apresentarmos o evangelho de forma eficaz.

Jornal da Paulistana - Qual o maior obstáculo que este método enfrenta?

Pastor Roberto Motta - Em primeiro lugar o tradicionalismo, que faz com que o passado interfira no presente, impedindo que avancemos no futuro, ou seja; o medo de experimentar novos métodos. O outro problema consiste no fato de alguns irmãos ou igrejas não aceitarem receber a transmissão por acharem errado, ou até pecado, utilizarmos um televisor ou projetor de vídeo na igreja. Pergunto: quem criou o sexo? E a música? Através de quem recebemos a Bíblia? A resposta é uma: Deus. Surgem então outras perguntas. O sexo é praticado de  maneira lícita por todos? A música é usada mais para o bem ou para o mal? A Bíblia é apresentada por todos de maneira correta? Não se esqueça que Satanás se utilizou da Palavra de Deus para tentar o próprio Cristo. Coisas boas podem ser deturpadas. É claro que não vou afirmar que foi Deus quem inventou a televisão ou o projetor de vídeo, mas podemos utilizar estas invenções tanto para o bem como para o mal.

Jornal da Paulistana - O que fazer para este evangelismo ser eficaz em minha igreja?

Pastor Roberto Motta - Oração, treinamento e participação do pastor e membros. A igreja deve ter uma boa equipe de recepção e visitação. Um bom mestre de cerimônias ou apresentador, aquele que fará tanto a abertura quanto a finalização do programa. A igreja deverá ter também um plano que dê continuidade ao trabalho. Finalmente quero deixar para meditação o que diz Ellen White em Evangelismo págs. 34 e 35; "apelo para os irmãos que por muitos anos têm ouvido  a Mensagem. É tempo de acordar os vigias. Tenho gasto minhas energias em proclamar as mensagens que Deus me confiou. O encargo das necessidades de nossas cidades tem pesado tanto sobre meus ombros, que algumas vezes parecia que eu ia morrer."

Que Deus dê sabedoria a nossos irmãos, para que eles saibam levar adiante a obra, em harmonia com a vontade de Deus.

Como Realizar o Evangelismo Net 2001 em Sua Igreja

Entrevista com o Pastor Marcos Lamarques, Líder de Evangelismo Pessoal da AP

Jornal da Paulistana - Pr. Marco Lamarques que material nós temos à disposição para o evangelismo via satélite? Pr. Marco Lamarques -  Temos um material bem elaborado:

Temos 4 tipos diferentes de convites (cores diferentes e modelo), para serem entregues em quatro ocasiões diferentes.

  1. 4 modelos de cartão de decisão (cores diferentes)
  2. Um cartão de presença
  3. Cartaz
  4. Cópia dos sermões
  5. Convite especial para mala direta

Jornal da Paulistana - Como devemos proceder com a organização e uso desse material?

Pr. Marco Lamarques - É simples. Precisaremos seguir dois passos:

Primeiro - Reunir a equipe de Ministério Pessoal da minha igreja, desbravadores e outros voluntários e "conhecer" o material. Saber para que serve cada folheto, convite, etc.. Saber em que momento deverá ser entregue cada item e como usá-lo.

Segundo - Treinar a minha equipe orientando como proceder em cada situação. Exemplo: Como abordar alguém para entregar o convite; como e quando entregar os convites e "mala direta", etc. Jornal da Paulistana - E quais seriam as datas ou o momento mais correto para a entrega dos materiais?

Pr. Marco Lamarques - A "mala direta" terá  3 fases importantes. Vamos descrevê-las:

Primeira - Do sábado 12 de maio até 18 de maio - colocar as etiquetas no convite para mala direta, da seguinte forma: o endereço do convidado na parte externa; o endereço da igreja na parte interna, no espaço adequado. Organizar e treinar uma equipe que realizará as ligações telefônicas após a entrega dos convites.

Segunda - No sábado 19 de maio - distribuir os convites etiquetados para a equipe treinada fazer a entrega nos respectivos endereços.

Terceira - A partir do sábado 26 de maio - iniciar a ligação para as pessoas que receberam o convite da "mala direta", por uma equipe previamente treinada, usando a mensagem "modelo" entregue aos pastores.

Jornal da Paulistana - E o restante do material, também haverá um programa de entrega?

Pr. Marco Lamarques - Sim, nós deveremos proceder na mesma direção. Seguindo alguns passos importantes:

Primeiro - Treinar e orientar a equipe

Segundo - No sábado 26 de maio - Colocar os cartazes no comércio próximo à igreja onde será a trans-missão e nos ônibus que circulam próximo. Fazer a distribuição do primeiro convite (cor alaranjada, com duas dobras), que tem a primeira lista de temas até o dia 10 de junho. Incentivar a cada membro que traga um parente ou conhecido que não seja adventista, levando um convite.

Terceiro - Ficar atento às datas dos outros três convites posteriores, sempre observando que deverão ser entregues com uma semana de antecedência. Por exemplo: O próximo menciona a continuação das outras palestras, onde a primeira está com a data de 11 de junho; então deverá ser entregue no sábado dia 02 de junho. E assim será com os demais.

Jornal da Paulistana - Foi falado que existem quatro modelos de "cartão de decisão". Por que?

Pr. Marco Lamarques - Além dos apelos feitos em cada reunião, nós teremos quatro grandes momentos de decisão, com quatro modelos diferentes de cartão que destacarão quatro temas: "A Palavra de Deus"; "Jesus como Salvador pessoal", "O Sábado" e finalmente o "Batismo". Para cada momento desses teremos um lindo cartão de decisão, de cor específica, que deverá ser entregue pela equipe treinada, no momento adequado.

Jornal da Paulistana - E os sermões e o cartão de presença?

Pr. Marco Lamarques - No final de cada noite, a cópia da palestra deverá ser entregue à saída. O cartão de presença ficará com a equipe de recepção e será organizado num fichário. Deverá estar disposto  à entrada para que os responsáveis façam o controle da visita logo que esta chegar à igreja. Será um cartão por pessoa, não por família.

A Estrutura e a Programação do Evangelismo Net 2001

Entrevista com Pr. Elton Bravo - Diretor de Palco e Coordenador Técnico do Evangelismo "Esperança para Viver."

Jornal da Paulistana - Pr. Elton, quais são os maiores desafios da parte Técnica desta programação?

Pr. Elton - Fazer um programa televisivo, técnicamente perfeito, mas com a alma e o calor humano que caracterizam todo evangelismo adventista. Para isto teremos uma estrutura de bastidores com 5 câmeras - uma delas movimentada sobre uma grua de 4m - mais o V.T.; uma equipe técnica de 50 pessoas, coordenadas diretamente pelo Pr. Williams Costa Jr. do ADSAT; nosso staf incluirá cerca de 100 pessoas cada noite. No seu vídeo, você verá apenas o resultado disto, através de imagens de qualidade digital, em uma Igreja de verdade, com um sermão de verdade, em um evangelismo de verdade. Desde a decoração e cenário, até as partes apresentadas, tudo está sendo cuidado para preservar a alma e o rosto da IASD.

Jornal da Paulistana - E na Igreja, como isto vai funcionar e quais  são os preparativos técnicos necessários?

Pr. Elton - O sinal será gerado pelo nosso sistema ADSAT. A maioria das nossas Igrejas já estão acostumadas com este sistema, já em funcio-namento há tempos, e têm inclusive a antena parabólica para captá-lo. Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas no Departamento de Comunicação da Associação (0xx11 5536-0900) ou diretamente com a Tecsat (0xx12 331-8511).

Para resolver até mesmo um eventual problema de sinal que inviabilize a imagem na hora da transmissão, o Departamento de Ministério Pessoal está disponibilizando, gratuitamente, duas fitas de vídeo, com programas sobres-salentes. 

Fundamentalmente a Igreja precisa de 5 coisas:

  1. Uma boa equipe de recepção;
  2. Um Âncora (Apresentador para a abertura e encerramento na Igreja local);
  3. Uma antena da TECSAT;
  4. Um Aparelho de TV ou um Projetor de Vídeo;
  5. Uma boa Equipe Responsável pela Programação.

Jornal da Paulistana - E o programa, como será? Conte-nos um pouco a repeito!

Pr. Elton - Começará pontualmente às 20h e encerrará às 21h. Após a abertura e uma apresentação musical, haverá  uma revisão do tema anterior e momentos de louvor.  O sermão do Pr. José M. Vianna (Evangelista da UCB), será precedido por entrevistas gravadas com a opinião do público nas praças e ruas, a respeito do tema da noite, e terminará com um forte apêlo espiritual.

Jornal da Paulistana - Antes de encerrar, é possível nos adiantar o tema de cada noite?

Pr. Elton - Os temas seguirão a seguinte ordem:

  1. Esperança para Viver
  2. Paz na Família
  3. Predições Infalíveis
  4. Escreveu a Biografia Antes de Nascer
  5. Por que as Pessoas Sofrem?
  6. Dramático Resgate
  7. As mãos lavadas de Pilatos
  8. Seis Palavras que Mudaram a História do Mundo
  9. Quem Dominará o Mundo e o Espaço?
  10. A Última Noite na Terra
  11. Comunicação Sem Interferência
  12. O Maior Erro Cometido Pela Humanidade
  13. Matemática a Serviço da Fé
  14. Proclamação Mundial de Esperança
  15. A Verdadeira Causa da Violência e Colapso Moral
  16. O Dia Que o Homem Esqueceu
  17. Por que Há Tantas Religiões?
  18. Do Édem ou do Zoológico?
  19. Onde Estão os Mortos?
  20. Céu, Realidade ou Utopia?
  21. O Último Milênio
  22. Nasceu Duas Vezes
  23. Há Pecado Imperdoável?
  24. Sócio Confiável
  25. Saúde é o Que Interessa
  26. "A Menina de Seus Olhos"
  27. Celebração de Esperança

Como o Ministério da Mulher pode Participar da Campanha Evangelística

Entrevista com a professora Tania Mara Garcia Alves Diretora do Ministério da Mulher da AP

Jornal da Paulistana - O maior evento do ano se aproxima! Qual será a participação do Ministério da Mulher durante estas 30 noites?

Tania Mara - Participaremos com 2 projetos:

  • Corrente de Oração. Vamos orar diariamente, às 18:30 hs, pelas pessoas que serão convidadas (parentes, amigos, vizihos) e pelas conferências.
  • Cantinho da Oração. Convidar antecipadamente irmãos da igreja para orarem durante todo o programa. Deve haver um local apropriado, uma sala bem decorada para isto.

Jornal da Paulistana - E qual será a participação do M.M. no trabalho, efetivamente?

Tania Mara - A orientação transmitida às líderes foi:

  • Distribuição de convites. O pastor possui os convites com nomes e endereços para serem distribuídos nos arredores da igreja. Faça uma lista de pessoas que queiram participar de um grupo de distribuição. Combine com o pastor o dia e a hora, reúna seu grupo, orem e saiam para o trabalho, confiantes no Senhor.
  • Projeto Teleamigos. Faça uma relação das irmãs que possuem telefone e se dispõem a usá-lo para fazer convites para as conferências. Comunique-se com o Pastor e com o Diretor do Ministério Pessoal  e coloque-se à disposição deles para realizar o trabalho com sua equipe, seguindo as suas orientações.

Jornal da Paulistana - A irmã tem alguma dica para estes contatos telefônicos?

Tania Mara -  Os contatos devem ser cordiais, rápidos e objetivos: Diga o nome da pessoa, cumprimente-a, convide-a para assistir a uma programação especial (Informe dia,  hora e local), agradeça a atenção e despeça-se cordialmente; só continue a conversa se a pessoa quiser.

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com