>A ultima materia da RA estah supimpa !!!!!
>
>Vc leu Tex ?????
>
>Abracos,
>Sonie

Acabei de ler, mas discordo um pouco do teor do artigo.
Todas as coisas, tem sua maneira de serem vistas e a gente ve pelo lado que
quer.

A seguir a formula do Lemos, seremos um bando de covardes.

Tex

>Vc nao entendeu o meu tom de supimpa... :-))))))))  A preocupacao
>deles continua !!!!
>
>Abracos,
>Sonie

Ah sim....entendi
Alias toda edicao agora vem malhando a intenet
O interessante que esses caras sao os que mais visitam os sites proibidos

O interessante eh que quanto mais malham mas visitantes os sites tem, e o
adventistas.com virou referencia nacional paRA saber os bastidores da Obra

Lavando Roupa Suja

Há algum tempo venho me perguntando sobre a origem da atual síndrome de exibição e escândalos que tomou conta das pessoas no mundo todo. Que espécie de racionalização mental leva um homem ou uma mulher a expor publicamente na TV ou através de outros meios de comunicação as suas entranhas emocionais, os seus fracassos e as suas misérias? Jesus Cristo afirmou que o escândalo vem, mas ai daquele que o provoca.

Certo de que esse é um sinal do fim dos tempos, impressiona-me a facilidade com que alguns dentre os meus irmãos adventistas expõem a nossa igreja ao mesmo tipo de situação. Através da palavra falada ou escrita, jornais, internet, etc, espalham com naturalidade, notícias que enxovalham a Igreja. As razões para expor as falhas da irmandade são muitas, mas vou citar as que julgo mais fortes:

1 - Falta respeito. Ainda que existam comissões e assembléias legais, falta coragem para usar esses canais internos, através dos quais as dificuldades da igreja, que não é triunfante ainda, mas militante, deveriam ser discutidas, com bons modos e no espírito de Cristo. Na falta disso, quando a liberdade de expressão é cerceada (pois quem fala fica marcado por alguns líderes), a saída do homem carnal é trombetear por fora. A melhor definição de democracia que já vi: democracia é todo mundo concordar em discordar de todo mundo com respeito a todo mundo. Acho que está faltando respeito.

2 - Ira. Administradores e pastores, por ocuparem posições de liderança, estão sempre na mira dos franco-atiradores. Alguns atacam por vingança, tão somente, sentindo-se injustiçados por essas pessoas. E isso apenas robustece as posições antagônicas, cria e alimenta o ódio - um dos frutos da carne - entre os irmãos.

3. Rejeição não mental, mas prática, de Mateus 18:15 a 18. Se teu irmão pecar contra ti, vai e conversa com ele só. Como não obedecemos a Cristo, caímos no mesmo erro da igreja de Corinto. permitindo que os infiéis conheçam os problemas de nossa vida religiosa nos mínimos detalhes. "Aventura-se algum de vós, tendo questão contra outro, a submetê-lo a juízo perante os injustos e não perante os santos?" (I Cor:6:1) Essa orientação tinha o principal objetivo de levar os cristãos a não expor suas debilidades diante dos que não amam ao Senhor. Assim evitariam envergonhar a Igreja de Deus.

A tentativa de alvejar pastores e administradores infiéis ou não, joga lama não somente sobre os assim julgados, mas sobre todos os pastores, todos os administradores, todos os membros da Igreja, sobre o corpo do Cristo, o Evangelho, Deus e o Espírito Santo. Além disso "as intrigas entre os irmãos desonram a Igreja e diminuem o poder de Deus para guiar o Seu povo em todos os assuntos de Sua vida." Comentário Bíblico Adventista, vol.6, pág. 691.

Muitos daqueles que expõem a nudez dessa mulher, Laodicéia, pensam estar contribuindo para a reforma e mudança dos rumos da Igreja. Outros o fazem apenas para destruir, porque o seu coração tem rancor e ódio. Ambos os grupos, porém, não têm convicção plena de estar realizando a obra de Deus e estão fazendo o que o seu coração magoado pede. Precisam de perdão.

Na mensagem a igreja de Laodicéia Jesus diz: "Aconselho-te que de Mim compres vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez..." Apoc. 3:18 Não deveríamos lutar com as armas do Espírito Santo para vestir de branco a mulher de Laodicéia, ao invés de expor a fiéis e infiéis a sua nudez?

Sou Adventista do Sétimo dia há 27 anos, mas penso que nunca o seria se antes de conhecer o Evangelho tivesse acesso a alguns sites da Internet que se apresentam como fóruns de discussão cristã, mas que na mente de pessoas débeis, ou imaturas espiritualmente, surtem o efeito de marretas eletrônicas, demolindo o pouquinho de esperança  que restava em seu coração. Sei de pelo menos duas pessoas que já estavam fragilizadas, e para as quais um desses sites foi a gota d'água que as levou a abandonar a Igreja. "Não nos julguemos mais uns aos outros, pelo contrário, tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão." Rom.14:13

A igreja vai continuar enfrentando crises espirituais e morais entre seus líderes e entre os membros. Nossa missão é anunciar o Evangelho e não denunciar fora do redil as falhas das ovelhas doentes. Problemas do lar devem ser resolvidos no lar. Sei que os meus irmãos que fazem uso da Internet para expor crises sabem que a informação disponibilizada aí é de domínio  público. Sabem também que nesse meio há milhares de pessoas que odeiam os crentes e estão torcendo pelo nosso fracasso.

Não defendo esconder o lixo embaixo do tapete, mas a solução também não é transformar escândalos em espetáculos. Isso deveria nos fazer corar de vergonha, sendo nós Povo e Família de Deus. O caminho é Cristo. Acredito plenamente no triunfo da Igreja sob o Seu comando e estou convicto de que Ele separará o joio do trigo na hora certa e da maneira certa. Não é na superexposição de nossas falhas que está a saída. Quando nós, acusados e acusadores, amarmos mais a Ele e a Sua causa do que nossos interesses pessoais, nos sentaremos à mesa, como irmãos, para discutir nossos problemas. E nós, que julgaremos o mundo, saberemos, como gente grande, resolver nossas diferenças. -- Francisco Lemos é editor associado de Vida e Saúde e Nosso Amiguinho. 

Fonte: Revista Adventista, maio de 2001, pág. 38.

Ainda não tinha lido este artigo na RA, mas não esperava algo diferente.  Aliás, se fosse na direção contrária não estaria publicado.  Afinal, a RA é do estilo "pensamento único e dominante".  Quando foi que se publicou algum artigo e procurou-se publicar também algum outro que defendesse o contraditório ?

Alguém já viu na RA alguma carta de eleitor que não seja somente de elogio ?

Verdade seja dita: liberdade de expressão nós vemos em alguns órgãos da imprensa secular.  Na Revista Adventista isto é uma utopia. 

 

Falta coragem não, irmão Francisco Lemos. Pelo contrário, é necessário ser muito corajoso para "remar contra a maré".  É muito fácil e simples escrever um artigo como o seu, malhando os "dissidentes".  Coragem seria se o irmão colocasse em risco sua função de redator associado na CASA, por adotar posição contrária aos administradores da IASD.

Coragem teve Moisés ao recusar-se ser chamado "filho da filha de Faraó".

Usando deste canal (MAB) onde viceja a verdadeira liberdade de expressão, e como sei que esta msg chegará ao seu conhecimento, quero propôr o seguinte:

Vamos discutir usando um canal interno da igreja: a Revista Adventista. Neste mes, o irmão teve espaço para seu artigo. Que este mesmo espaço seja cedido na próxima edição da RA para um artigo contraditório.  Temos aqui bons escritores que não se furtarão a um debate sério, sadio e cristão.

Estão preocupados pq sempre tiveram acesso a todos os membros através da RA
e o "outro lado" não detinha um veículo de comunicação para expôr suas
idéias.  Com o advento da internet a situação mudou de figura:  agora os
"dissidentes" podem fazer-se ouvir de maneira abrangente. Membros de todos
os rincões, aos poucos, tomam conhecimento que existem outros "sete mil"
que não se dobraram.



Samuca

Ola Pessoal!

Sei que voces vao me apedrejar... hihihihihi... mas hoje li o artigo do
Francisco e gostei... muito bom mesmo... digo isto porque li o artigo no
contexto da abordagen que ele tava falando... Ele mesmo chegou a admitir no
artigo as falhas administrativas que ocorre, e isso foi corajoso da parte
dele... eu acho que ele ta certo sim... tem muita gente ferida  por ai afora
que tem como reacao pixar a igreja... e as vezes tem ate razao para fazer
isso... porque ta ferido e magoado...

Obviamente como disse Samuca, se se escrever um artigo com uma abordagem dos
desencontros administrativos, ele tambem tera o seu valor, porque a
abordagem sera nesta direcao... nao sei se a intencao do Francisco foi dar
uma paulada no pessoal que fala contra a igreja, ou expoe a igreja... ou
whatever... se escreveu desabafando e querendo acertar os outros, ERROU...
mas quem somos nos para julgar intencoes...

Concordo com o artigo porque nao me sinto confortavel com a exposicao
publica da igreja que faco parte... Concordo com o artigo porque nao acho
que essa exposicao publica vai ajudar a igreja encontrar solucoes...
Concordo com o artigo porque ao vermos estas reacoes contra a igreja podemos
sentir o veneno da revolta...

Eu sinceramente creio que é necessario fazer uma reforma em um monte de
lugar... talvez a primeira delas é fazer o povo que vai as trienais
compreender qual e a funcao deles lá... quao importante e escolher os seus
lideres... analizar a comissao de praxes, e com oracao e seriedade fazer o
melhor para Deus...

Mas o problema e que chega tudo arrumadinho... todo mundo tem medo de
falar... o poder e disputado com muita sede... as vezes ha igrejas
benefeciadas com alguma coisa em troca de voto... isso é tudo muito
triste... os nomes que aparecem sempre sao as mesmices... e eu to convecido
que os homens mais capacitados para liderar a igreja sao aqueles que estao
no distrito pastoral em contato direto com as necessidades do povo...

Ha muita coisa que os leigos podem fazer com oracao e submissao... mas nao
denegrindo a imagem da nossa igreja... ou mesmo fazendo justica com as
proprias maos...

Eu concordo 100% com alguem que disse aqui que Deus tem 7 mil que nao se
curvaram a Ball... mas creiam amigos, que estes 7 mil se levantrao no poder
do Espirito, e com amor e oracao, vao reformar esta igreja...

Odio... ira... escandalos... revolta... nao... nao... nao... estes nao fazem
parte do 7 mil de Ball... as armas da reforma nao é a internet, muito menos
jornais... ou whatever... as armas da reforma é o PODER DO ESPIRITO DE
DEUS... Ele impressionara os leigos desta igreja, que com amor e devocao no
Espirito de Cristo terminarao esta obra...

O que aconteceu no IASP e o que aconteceu agora na Uniao Sul... mostra que
Deus vai usar os leigos para fazer as correcoes necessarias para sua igreja
se tornar triunfantes... Nos temos que aprender a orar mais e confiar mais
no DEUS que temos...

Amigos! A justica a Deus pertence... e ela tarda, mais nao falha... Deus nao
se deixa escarnecer.

JESUS IS COMING SOON!

Nisto aí eu concordo de maneira ampla, geral e irrestrita com vc, Dil. Acho
que poderíamos promover, através de um movimento leigo, uma alteração nas
regras mais ou menos assim:  todos os pastores que encontram-se ocupando
funções administrativas (inclusive os presidentes), após dois mandatos
(eleição/reeleição) obrigatoriamente serão designados para um distrito. Após
5 anos em distritos, estariam aptos a novo cargo administrativo e assim,
sucessivamente.
Que tal ?

 

Nao existe sentido no apedrejamento, muito menos aqui, na lista da MAB.
 O maximo que pode acontecer, sao algumas palavras discordantes.... :)))

Ja que este assunto voltou a palta....
 Uma coisa e vc reconhecer falhas porque os membros leigos estao apertando.
 A outra e reconhece-las porque elas existem como em qualquer lugar, neste
 mundo imperfeito.
 E aquela velha historia... vc fez algo de errado, identificou o erro,
 contornou o problema e tocou a bola pra frente. Otimo.
 O problema se tornou publico?
 Da as explicacoes devidas e diz o que foi feito para que o erro nao se
 repita. Simples... :))

 A outra e vc saber que esta errado, convive com o erro e espera que ninguem
 descubra.
 E quando descobrem, apresenta argumentos sem base, para justificar.
 Ai fica complicado.

Independente das verdadeiras intencoes do Franciso, as quais, apenas Deus
conhece, vozes discordantes da direcao da igreja nao nasceram por causa da
internet.
Nas proprias trienais, mesas Adm., existem muitas vozes discordantes, o que
para mim é normal e justo.
A internet, apenas as tornou publica.
Nao e o ideal, sem duvida, mas e consequencia da falta de atitude.

 Quando vc nao da ouvidos ao seu filho, ele fala com a mae, os irmaos, com
todos da casa para que vc possa ouvi-lo.
Se isso nao der certo, ele vai falar com o amigo, com os pais do amigo e por
ai vai.
A mesma coisa acontece na igreja ja que somos uma grande familia.
Se dentro vc nao encontra eco, corremos o risco de ver os vizinhos e os que
sao de fora, se envolverem em problemas familiares.

Tambem concordo com o artigo, porque nao precisariamos chegar a tal ponto,
no que diz respeito a exposicao publica da igreja.
E lamentavel.
Se existem erros, o que certamente existe, porque ninguem e perfeito, vamos
corrigi-los e nao conviver com eles ou transferir-los de lugar.

A verdade liberta, o conhecimento liberta.
A conscientização dos membros e o esclarecimento, é fundamental, para o bom
andamento da igreja.
Infelizmente, a maioria dos membros desconhecem os mecanismos e instrumentos
que regem o funcionamento da igreja.
E muito comodo para aqueles que sao lideres, resolverem os problemas em uma
reuniao com dez ou mais do que apresentar a mil ou mais membros e esperar
deliberarem sobre o assunto.
Essa atitude tem um preco e normalmente e caro e medio e longo prazo.

Se isso realmente acontece, e certamente deve acontecer, porque vc nao
mentiria aos assinates desta lista e nem seria leviano em inventar, eu me
pergunto:
Porque aqueles que sabem que tais coisas acontecem, nao falam nada?
Se falam, porque nao sao ouvidos?
Lutar pelo poder, mesmo dentro da igreja, e natural levando em consideracao
que todos sao pobres pecadores.
Seria um escandalo, se todos fossem perfeitos... :)

 Existe uma frase de um amigo que e a seguinte.
"A esperança e a ultima que morre. Mas, morre."
A justica com as proprias maos so e feita quando a justica, ou os que sao
responsaveis por promover a justica, falham e caem no descredito.
O Rio de Janeiro e um bom exemplo disso.
Nao estou comparando o rio a igreja e nem a igreja ao rio... :))))
Mas todos sabem, os que moram no rio e ate os que nao moram, que no nosso
sistema de seguranca publico e falho e deficiente.
Que a justica e lenta e em muitos casos nao e cega.... :))
Consequentemente o cidadao carioca se sente desprotegido e inseguro.
Resultado... vai se defender usando uma arma e combater ele mesmo o crime
contra si proprio.
Em Dalas, como foi comentado pela Eubira, as pessoas se sentem seguras e
isso faz com que a justica nao seja feita pelas proprias maos.
E por isso se sentem confortaveis e seguras em utilizar os canais oficiais.
O mesmo precisa acontecer com a nossa igreja.

Vale apena ressaltar que a internet, a exemplo da televisao, radio,
revistas
e jornais, nao e uma arma e sim um meio, um veiculo de comunicacao de massa.
A verdadeira arma e a minha lingua, as minhas palavras, escritas ou faladas.

Nao sei o que aconteceu no IASP ou na Uniao Sul, mas nao deve ser diferente
do que acontece em outros lugares.
O que nao podemos e permitir que o sentimento de revolta e injustica se
estabeleca dentro da igreja.
Aqueles que verdadeiramente amam esta igreja e nao sao poucos, podem achar
que esta na hora de fazer alguma coisa.
O perigo reside nos verdadeiros motivos que os levam a fazer alguma coisa.
Quando a indignacao e um deles, normalmente partimos para a defesa
apaixonada de uma suposta causa, que pode ate ser justa, mas que deixa de
ser, pela defesa apaixonada que fazemos.
Defesas apaixonadas, normalmente sao destituidas de razao e nestes casos
comente-se muitas injusticas, de ambos os lados.

Welington M S Nunes
Webmaster da MAB

 

 

Nas assembléias de eleições de direção de campos, a maioria dos delegados é
de leigos. No manual da igreja não é dito que apenas os pastores podem ser
dirigentes. Qualquer membro da igreja pode ser até Presidente da Associação
Geral.  Porque  nas comissões de nomeações de trienais os leigos que são
maioria não indicam leigos competentes espirituais e por formação (pastor é
para cuidar de ovelhas,  administrador de administração e financistas  de
finanças)?
Porque não votamos para que se faça uma avaliação da administração, na
metade do mandato, feita pelos leigos, com possibilidade de convocação
extraordinária de novas eleições se a avaliação não for positiva? Até quando
continuaremos apenas comentando que fulano está mas não é o melhor para o
cargo e a igreja sofrendo as consequências?

Silvemar

Gozado que o Francisco Lemos pode até escrever desabafando e querendo
acertar os outros, sem que suas intenções possam ser julgadas! Ora, pastor,
se ele pode "errar" e os outros? Ou o senhor usa dois pesos e duas medidas?

No passado, alguém poderia ter dito que as armas da reforma não seriam, por
exemplo, a matança dos profetas de Baal, ou a escrita de um rolo profético
contra o povo de Deus, ou mesmo a publicação de 95 teses na porta da
igreja... O poder do Espírito de Deus se manifesta da forma que o Pai julgar
conveniente. Não será o senhor nem eu quem determinaremos o que é
manifestação do Espírito ou não. O Espírito sopra onde quer, inclusive na
internet!

A decisão de leigos do Paraná de investigarem o presidente da
Associação/União iniciou-se a partir da publicação de denúncias de um
obreiro ("promotor") no Adventistas.Com. Havia o boato, mas ainda não se
tornara tão sério até o momento que foi publicado. A partir daí, a casa
caiu! E tem muito mais coisas sendo investigadas.

Aproveitando que o Dil tocou no assunto "trienais", eu gostaria de saber
onde é que eu posso encontrar todas as regras seguidas numa trienal. Onde
estão escritas oficialmente ?
Nunca participei de trienal. Pretendo assistir alguma, para ver como
funciona na prática, mas antes, eu gostaria de tomar conhecimento das regras
do jogo.
Meu pai já participou de várias, mas ele é do tipo que fica deslumbrado por
passar alguns dias "hospedado" num internato adventista, com alimentação
vegetariana e mais deslumbrado ainda por conhecer alguns pastores (os
medalhões). Ou seja, é daqueles que participam mas que eu classifico como
"inocentes-úteis", pessoas simplórias que desconhecem o sistema.
Enfim, onde eu encontro as regras destas assembléias gerais ordinárias
adventistas ?

Samuca

Prezado Welington e demais listeiros

Quais são os canais próprios para as lamentações dos membros da IASD os
quais estão disponíveis a eles?

1 - O Pastor distrital quando ele é o problema ou faz parte do problema ?
2 - O presidente da associação quando este na realidade é um personagem
inacessível que esta a dezenas ( ou centenas) de quilômetros de distancia?
3 - O departamental de qualquer coisa quando a situação é a mesma do caso
anterior?

4 - Quando você teria que perder dias de serviço e correr o risco de
demissão do emprego para viajar até a sede da associação,  e la ficar
esperando 4 ou 5 horas e depois receber a informação que o departamental que
você procura não vai atende-lo porque acabou de chegar pois fora levar a
esposa para a escola e agora tinha uma reunião importante e nao poderia
falar com o irmãozinho que o estava esperando a tanto tempo.

5 - Quando durante 4 anos você luta para falar com um departamental e não
consegue, pois a tropa de choque compostas por secretarias e anexos impedem
que você chegue ao departamental ( não sei dizer se por ordem do mesmo ou
não ).

Isso é impossível você dirá !

Não é impossível não, isso tudo já aconteceu comigo, e note que sou pessoa
sobejamente conhecida na associação a qual pertence minha igreja e em outras
associações, tenho tido até como chegar ao Presidente e ao tesoureiro , os
quais me conhecem muito bem, mas quando sou por eles remetido a
departamentais específicos de determinados problemas, departamentais esses
que não me conhecem a coisa fica muito complicada.

Não vou aqui nominar com tal ou qual departamental eu tive as experiências
negativas acima, até porque sei que os mesmos lêem a mab e o
adventistas.com,  e não tenho nenhum interesse em denegrir a imagem de
ninguém, mas os fatos são reais.

As vezes os fatos explodem na internet e ai departamentais que nunca nos
atenderam passam a nos atender com a maior solicitude (ou agressividade)
rapidamente, mas eu pergunto - Não teria sido melhor ouvir o membro da
Igreja antes que a coisa toda explodisse?

Você poderá argumentar que isso seria impossível pois as filas para ficar
falando com os departamentais seriam infindas...

Verdade, você teria razão nesse argumento, mas até as grandes empresas já
criaram departamentos de atendimento aos clientes os DAC, porque a IASD não
cria um departamento para ouvir de forma honesta os irmãos e conforme o caso
esse departamento os encaminharia para os departamentais competentes.

O grande perigo desse minha idéia é que se crie mais dois departamentos um
com um pastor  para atender no DAC dos homens e um para a "esposa
departamentala"  do pastor para atender o DAC para as mulheres.

Isso não é para fazer graça não , é para pensar seriamente.

Da forma que esta realmente não da para ficar por muito tempo, pois as
angustias e os desencantos vão se acumulando, e o trabalho para consertar é
muito maior do que para prevenir.

Harosh

 

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com