Perguntas que possam surgir:

 

1 – A Fé, lei e as obras tem seu papel na salvação do homem...?

 

A fé não ganha a salvação para o homem, é tão somente a mão que se agarra ao que Cristo fez, ...é a firme convicção das coisas que não se vêem..., mesmo a fé do homem não pode conquistar a salvação por que ela é um Dom de Deus, e o homem não pode Ter méritos sobre aquilo que é Dom, ou presente de Deus.

A salvação do homem está baseada no que Cristo fez, ela já aconteceu na cruz do calvário, foi completa e nada ficou devendo à lei, o homem foi reintegrado à comunhão com Deus na pessoa de Cristo Jesus. O Pai declarou: A minha justiça está satisfeita. A lei e as obras não entram neste processo. Estes dois elementos não cumprem qualquer papel no que diz respeito à salvação do homem.

Papel da lei: ...O fim da lei é Cristo para todo aquele crê... A finalidade, o objetivo da lei é levar a pessoa a Cristo.

...Eu não conheceria a cobiça se a lei não me dissesse... Se bem é certo que o E.S. convence o homem do pecado, a lei cumpre o papel de demonstrar qual. Ex. O Espírito Santo, convence não apenas ao homem de que ele é pecador, mas também da justiça e do juízo, e o faz através do verbo, assim a lei é comparada ao espelho, o E. S. diz: tu estás sujo, o espelho te mostra onde exatamente, e te indica a forma de se limpar. “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.

Assim, a lei serve como ‘aio – pedagogo’ para levar a pessoa a Cristo, num constante processo de mostrar sujeiras cada vez mais escondidas, e a cada sujeira(pecado) revelado, ela te envia ao cordeiro, num constante processo de purificação / santificação.

 

Obras:

“Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé...” Tiago 2:24.

 

“Porque se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. Pois que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus. E isso lhe foi imputado como justiça. (Rom. 4: 2 e 3)

 

Concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da Lei.(Rom 3:28)

 

Tentemos esclarecer esta aparente contradição.

 

Lutero, um campeão da justificação pela fé, declarou que o livro de Tiago (era um evangelho de palha...) supos que o mesmo contradizia os escritos de Paulo, e que no livro de Apocalipse ele não via senão chifres, bestas e outros.

Deus tinha um propósito com Lutero, e para não ofuscar sua missão, não lhe deu compreensão de Tiago e nem de Apocalipse. Não era hora. Vede assim que a pura mensagem da justificação sem as obras é poderosa o suficiente para salvar, a própria lei não foi restaurada então...tanto que a todos que aceditaram a justificação pela fé apresentada por Lutero, receberam a salvação, uma vez que a mesma depositava todos os méritos sobre o que Cristo fez, derrubando todo e qualquer mérito humano, valor de obras, e/ou compra do céu através das indulgências.

 

Sigamos a ordem estabelecida por Deus: Primeiro Romanos.

 

O apóstolo abre com...A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados Santos...Rom 1: 7 ...E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma... 1:15.

Esqueçamos por ora, a aplicação histórica passada e recebamos pela fé esta carta hoje, assinada e datada por Jesus Cristo, na pessoa de Paulo em 30 de outubro de 2000.

O que seria, hoje ...a todos os que estais em roma?... a vós que estais em Roma?

A carta é enviada por Jesus Cristo, hoje a todos os Adventistas do Sétimo Dia, que embora dentro da Igreja de Deus, ainda mantém o conceito de JPFé Romano, diz o apóstolo ...aos santos que estão em Roma... assim a carta é dirigida a todos os que estão “espiritualmente”em Roma, com a doutrina de que as obras podem em algum momento colaborar com a salvação, (lembremo-nos que a justificação romana, ao contrário do que pregam muitos, não ensina a salvação pelas obras, ensinam a salvação pela fé, mais as obras, quando são frutos do espírito santo, conforme ensina o catecismo católico, que é inclusive bem enfático quanto a ensinar, pelo menos é o que está documentado, que a salvação é obtida pela “graça santificadora” de Cristo Jesus)  estejam essas pessoas em que igreja estiverem, mas de forma especial aos ASD, que ainda valem-se do legalismo como forma de alcançar o Céu. Assim, para o apóstolo dos gentios, a ênfase é dada à justificação pela fé, sem as obras da lei, e Paulo é categórico: Abraão foi justificado sem as obras da Lei. ...Se o homem é justificado pelas obras tem de que se gloriar, mas não diante de Deus...

Acontece que o julgamento ocorre diante de Deus e não diante do homem, assim, o homem nada tem a apresentar perante Deus, a não ser o aceitar o que Cristo fez, e apenas isso para ser aceito no Céu, e é em realidade tudo que necessita ser apresentado. Se a bíblia terminasse em Romanos, no que diz respeito à justificação (perdão) ou salvação do homem, nada seria necessário acrescentar... Concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei... Uma conclusão é aquilo que o raciocínio final apresenta sobre um determinado tema, e todo o capítulo de Romanos irá desenvolver-se com base nesta conclusão. Romanos é a carta magna da justificação pela fé, jogando o homem e suas obras no pó da terra. Valeria a pena considerar também que a justificação (perdão), é exatamente o contrário de condenação, e o homem foi condenado já pelo pecado de Adão, Adão trouxe sobre toda a raça humana a condenação (...assim como por um só homem veio o pecado, e pelo pecado a morte...) mas Cristo Jesus adquiriu para o homem a justificação em Sí mesmo, ou seja: A condenação adquirida pelo pecado de Adão, e herdada por todos nós, foi derribada na pessoa do Segunda Adão, Cristo Jesus,  e não por nenhum de nós, se bem é certo que pelo pecado de Adão todos nós nascemos condenados, pelo novo nascimento em Cristo Jesus, todos nós que nascemos da áqua e do espírito, renascemos justificados e livres da condenação. (...nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus...) assim, o papel da lei é mostrar-nos diariamente nossa dependência de um Salvador de forma constante, e o apelo é para que não caiamos em presunção, crendo que uma vez salvos, sempre salvos, posto que a tentação é uma realidade na vida de todos, e ainda maior na vida do Cristão, que após sua entrega a Cristo será 10 vezes mais tentado que aquele que ainda não aceitou o Salvador do mundo. As obras por sua vez, embora não comprem e não colaborem que seja em um centavo para pagar a dívida contraída por Adão, tem um papel muito importante na vida do Cristão, que é o de glorificar o Pai, (...para que vejam as boas obras, e glorifiquem meu Pai que está nos Céus...) as obras não só, demonstram que nossa fé é genuína mas também exaltam o Pai, demonstrando que seu mandamento é santo justo e bom, uma vez que as obras que podem glorificar / demonstrar a bondade do pai, só podem ser as obras que estão em conformidade com a Sua Lei, obras como relatadas em Corintios, comparadas à ouro, prata e pedras preciosas, obras que não se queimam, quando comparadas à verdadeira norma de juízo, a palavra de Deus, aquela que iqualmente provada pelo fogo e a todo tipo de intempérie resiste inalterada.

 

...Vedes então que o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé...

O endereço da carta? ...Às doze tribos que andam dispersas...Espiritualmente não inclue os Romanos, hoje, é fundamentalmente aos que compreendem que o homem é salvo pela graça de Cristo e portanto, já fazem parte das tribos de Israel...

O alerta aqui é para os que misturam fé com presunção...

...Meus irmãos, que aproveita, se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? Tia 2:14...assim também a fé, senão tiver as obras é morta em si mesma...2:17...Mas dirá alguém: tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras...2:18...Mas ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta...? 2:20...Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pela obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?2:21...Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.2:22

que aproveita se alguém disser... o relacionamento aqui apresentado é entre homem e homem , e não entre homem e Deus como é o caso de Romanos, trata-se de testemunho, trata-se de demonstrar se a fé é genuína ou não, isto se faz importante dentro do aspecto em que ...se é pelas obras tem de que se gloriar, mas não perante Deus, e sim perante o homem.Um evangélico vem a ti e te diz: Graça, graça , graça, da graça tendes caído, vós os que vos justificais pelas obras... usando as palavras de Paulo como fazem, e tú lhe dirias queres saber ó homem vão, que a fé sem as obras é morta? A fé que se jacta de amar a Cristo e não guardar os seus mandamentos não existe, é morta, não é fé, é presunção. Que aproveita este tipo de fé? De Que serve para mim? Para nada. Este tipo de fé pode porventura salvá-lo? Não, porque não é fé, se fosse fé, mesmo sem obras (da lei) poderia salvá-lo, como a fé do ladrão na cruz: Senhor, lembra-te de mim...a obra do ladrão foi confessar sua fé, suas palavras demonstraram que ele confiava, demonstrou que sua fé era real, viva, não inoperante, não morta. ...Eu te mostrarei a minha fé pelas obras.. mostrar ao homem, Tiago, por assim dizer, está jactando-se, no bom sentido, de poder apresentar sua fé pelas obras, não poderia fazê-lo no entanto perante Deus, como Paulo afirma, pois assim como Paulo, Tiago também sabe que estas obras nada valem perante Deus, são trapos de imundície e não tem valor para salvação...Paulo também em algum momento apresenta suas obras perante os homens... Eu trago no corpo as marcas do Senhor Jesus...Fui néscio em gloriar-me, vós me constrangestes a isto...Apresenta perante homens suas obras não como para comprar a salvação, e sim para demonstrar que sua fé é genuína...Tiago questiona esse alguém...Queres tu saber ó homem vão... ou seja, tua presunção dá lugar a compreender que as obras tão somente demonstram que realmente aceitastes a Cristo? Que Ele te salva dos pecados e não nos pecados? Que teu testemunho testifica de que em realidade não o aceitastes? ...Os demônios também crêem e estremecem... mas a crença dos demônios não é para salvação, pois suas obras testificam de sua “crença” crer envolve confiar e aceitar, o que obviamente não é o caso dos demônios e nem dos que são por eles inspirados...Mostra-me... e te mostrarei.... relacionamento homem e homem, Deus não precisa de que o homem demonstre que o aceitou, porque Deus conhece os corações, não é preciso perante Deus que as obras se manifestem, Deus conhece o interior, mas Ele próprio dá o exemplo... Mas Deus prova o Seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores...Rom 5:8. Deus não passou a ser amor ao dar Seu filho para morrer por nós, este ato apenas demonstrou (para nós) o que Ele em realidade já é, assim também, Deus não precisa de nossos atos para saber o que somos e se nosso aceite é genuíno, as obras apenas demonstram (aos homens, não a Ele) o que em realidade já somos.

...Aquele pois que vos dá o Espírito, e que opera maravilha entre vós, fá-lo pelas obras da lei, ou pela pregação da fé? Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.(Gal 3: 5 a 6) Considerando ainda Tiago ...Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu Isaque?...vejamos Gen 22:12 o que diz sobre o assunto:  Então disse: Não estendas a mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu único filho. Deus pediria tamanha prova de fé a Abraão se não conhecera o coração daquele a quem pedia? Este ato de Abraão comprou a Deus? Não, este ato tão somente demonstrou que sua fé era genuína, Deus não precisa de confirmação, conforme Naum ...Ele conhece os que são seus..., assim como em Jó, quando Ele diz: Viste meu servo Jó?... este ato tanto de Jó quanto de Abraão, apenas demonstrariam ao inimigo e aos homens que a fé destes homens era genuína.

 

 

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com