"Saul estava no desagrado de Deus, e no entanto indisposto a humilhar o coração em arrependimento. O que lhe faltava em piedade verdadeira, experimentava realizar pelo seu zelo nas formas de religião. ...Se ele pudesse por este meio inspirar confiança no povo, esperava reunir de novo seu exército esparso, e dar batalha aos filisteus. Dispensaria então a presença e o apoio de Samuel, e assim se livraria da crítica e das importunas reprovações do profeta." Patriarcas e Profetas, pág. 622.


A Crítica é do Diabo

Cara! Você é louco! Enquanto estava na Obra, você não falava nada disso. Agora, porque está fora, vive coando mosquito e engolindo camelo?! Que que é isso? Me mostre algum artigo seu da época que você estava na Obra em que você denunciava "erros".

Deus está  no comando da sua Obra e cada um deverá dar conta no juízo. Se os líderes estão falhando, serão punidos justamente por Deus. Agora o que eu acho incrível é você falar de todos mal. Nenhum líder, associação, pastor, escapa. Só você é o dono da verdade e que se estivesse lá não estaria acontecendo essas coisas? Dá para acreditar num negócio desse? Eu não acredito, por que da mesma maneira que você difama, não garante que não cometeria até erros mais graves.

Tchau! E não adianta tirar textos da Ellen White ou da Bíblia para confirmar suas críticas. A crítica é do diabo.

Adventista (advensjc@netvale.com.br)

Você me chama de louco, diz que eu côo mosquito e engulo camelo, coloca palavras que eu não disse na minha boca ("se estivesse lá não estaria acontecendo essas coisas"), diz que eu difamo... e aí termina dizendo que a crítica é do diabo? Você também não está criticando?

É só pegar a Revista Adventista de fevereiro de 85 e verá que acabei chamado para a CPB exatamente por tecer críticas a textos do pastor Rubem Schefell. (O pior é que, hoje, acho que ele estava certo!)

Em junho de 87, no editorial da RA sugiro que os líderes deveriam ser eleitos por voto direto de toda a igreja, que tenham uma profissão paralela e não dependam dos dízimos, nem abusem de sua autoridade sobre a igreja; que nas reuniões da igreja, a participação deveria ser mais importante que a reverência; que todos os membros devem opinar durante as reuniões e não apenas o pastor posar como dono-da-verdade; que a própria igreja deveria escolher os temas de suas reflexões e não deixar por conta do pastor ou dos americanos; etc.

No editorial de novembro de 87, posiciono-me em favor da denúncia profética dos problemas sociais brasileiros. E na seção Recado, do noticiário do mesmo mês, digo que a liderança que naquele momento me pressionava por causa de minhas posições, parecia inteligente, mas não era...

Quer mais? Identifique-se e continuarei a conversa. Aliás, não me escondo atrás de pseudônimos. O que eu tenho pra dizer digo-o claramente. Espero também que ainda acredite na Bíblia e no Espírito de Profecia para que possamos nos entender.


Salmo 23

Olá, Robson,

Que ironia da vida! Uma vez eu estava no curso teológico no ... e, devido a muitas coisas erradas que vi (você sabe muito bem o que é isso) resolvi deixar tudo e ir embora. Quando estava arrumando minhas coisas para ir embora, peguei uma caixa onde estavam vários artigos recortados da Revista Adventista que eu usaria para fazer o AG (Arquivo Geral) - você também deve ter feito um na época de estudante. Pois bem, entre eles havia um artigo sobre o salmo 23 que, se eu não estiver enganado, era de sua autoria. Pois bem, eu li a matéria e resolvi continuar no curso!

Depois que me tornei pastor sofri uma grande decepção que lhe contarei noutra oportunidade. Estive fora da obra, fiquei revoltado, mas hoje, pasme, estou de volta como pastor e professor do..................... Creio que nossas histórias têm muita coisa em comum, e percebo que você ainda ama a Igreja...

Se quiser, manter contato, escreva-me. Um abraço, estou orando por você principalmente porque, desculpe-me a arrogância, sou um dos poucos que podem dizer claramente, "eu compreendo você".

Pastor X

Preservo seu nome e dados que lhe possam revelar a identidade como obreiro para lhe evitar novos problemas. Sua mensagem me fez muito bem. Estava mesmo precisando de uma palavra amiga, vinda de um irmão compreensivo e humano. Na verdade, considero-me adventista, porque minha maior e única esperança ainda é o retorno de Cristo o mais urgente possível. Quanto ao nome na igreja, desde que deixei Tatuí, SP, não sei que fim levou. Acredito ter sido excluído "à revelia". Visita ou consulta sobre o interesse de continuar filiado nunca houve.

Aquele artigo sobre o Salmo 23, escrevi enquanto colportava durante as férias do teológico em Nova Andradina, MS. O Pastor Rubens Lessa não sabe o bem que fez ao publicá-lo...

Foi bom que você me escreveu porque reforçou o plano que tenho de incluir também artigos devocionais nesta homepage. Às vezes, olho para ela e vejo que há muitos recados pesados, em linguagem forte, porque acho que não dá mais pra ficar alisando a cabeça da liderança. Penso que se não sacudir forte, eles não vão acordar e a igreja vai ser pega de surpresa. Talvez esteja exagerando na dose, concluo, mas é que o fim de tudo me parece próximo demais. Sem marcar datas, lógico, mas ando preocupado. "Paranóico" é o que dizem alguns de meus leitores.

Tomara que estejam certos, tomara que haja muito mais tempo e eu esteja sendo só mais um alarmista magoado.


Liderança Retira Imagem de Garfield do Site da Divisão

Olá, amigo, se é que lhe posso chamar assim...

Gostaria de lhe ajudar a ver melhor os sites que estão sendo criados pela organização. Com isso quero dizer que creio que você esta precisando de óculos de grau superior aos que existem por aí. Aquele desenho do Garfield no site da Divisão quer dizer apenas "construção". Mas sua pequena visão só vê defeitos no serviço que tem sido feito, em vez de ajudar a desenvolvermos novós métodos para levar o evangelismo avante. Para você ter uma idéia, eu uso meu tempo livre para criar um novo meio de levar o evangelho adiante.

Espero que toda a crítica que existe em seu site seja a melhor forma de levar o evangelho a aqueles que estão dispostos a crer na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Estarei orando para que Deus nos ilumine para que possamos fazer o melhor para a obra.

Rubens Handerson Zolotujin

Imagino que a reprimenda que lhe deram por causa da inclusão da imagem do Garfield no site da Divisão Sul-Americana tenha sido exageradamente severa, a ponto de fazer com que não se lembre de que naquele texto isento você de qualquer responsabilidade pela infeliz coincidência. E até antecipo essa reação intempestuosa da liderança que se sentiu ofendida e desrespeitada pela comparação.

De qualquer modo, agradeço-lhe por ter escrito, porque a ordem para que você retirasse o Garfield do site confirma que a direção da Obra no Brasil está tendo conhecimento das informações aqui veiculadas e não poderá alegar ignorância diante de Deus. Isso me preocupa porque em Ezequiel 33 lemos que se Deus nos coloca no coração que alguém deve ser repreendido e não o fazemos, tornamo-nos co-responsáveis por tudo de errado que aquela pessoa ou instituição fizer a partir de então. Quando a mensagem é entregue, porém, o atalaia cumpriu sua missão e está isento perante Deus.


Parabéns!

Saudações a todos.

Parabenizo-os pela coragem. E que Deus continue lhes dando bênçãos para que suas verdades sejam esclarecidas, pois necessitamos de uma reforma urgente se quisermos ver Jesus voltar. Um abraço fraterno

Redinilson Ávila


Não Entendo Vocês...

Sou adventista de berço e estou acostumada a ouvir dizer das "falcatruas" de alguns pastores e líderes de nossa Instituição. Sendo neta de pastor e filha de ex-obreiro já vi e ouvi de quase tudo o que de bom ou de ruim possa acontecer em nossa Organização, mas creio que uma homepage com o nome "adventistas" que só traz críticas aos nossos líderes não traduz perfeitamente os nossos objetivos adventistas.

Sei que ninguém é perfeito e admito que existem erros gravíssimos na liderança, mas será que um veículo de comunicação tão aberto como a Internet é a melhor maneira de mostrarmos seus erros? Com certeza existem pessoas que não têm nenhum acesso à nossa mensagem, não conhecem nenhum endereço de uma igreja nossa, mas têm a curiosidade de saber algo sobre a Igreja Adventista e de repente encontram uma homepage dos adventistas.

Seria perfeito se esta pessoa encontrasse algo de substancial para o vazio de sua vida e não apenas críticas e malediscência. Se eu fosse essa pessoa, nunca mais gostaria de pensar em ser adventista, porque a impressão que dá é de que só existe corrupção entre a liderança e como o irmão se sente ao pensar que pode estar afastando pessoas e não atraindo?

Sinceramente, decepcionei-me ao abrir este site, não entendi qual o objetivo do irmão: divulgar o nome ADVENTISTA ou mostrar todos (e somente isto) os podres de nossa Organização? "Quem comigo não ajunta, espalha".

Sua irmã em Cristo,
Michelle Holtz

Talvez o provedor em que estão nossas páginas estivesse com algum problema
no momento em que a irmã acessou o www.adventistas.com. Há críticas, sim, muitas, em relação à Organização Adventista, mas a página traz também
mensagens sobre a proximidade do retorno de Cristo e a interpretação
profética adventista quanto aos acontecimentos religiosos atuais, além de
links para a Lição da Escola Sabatina, Meditação Matinal, Bíblia em
Português, hinário virtual, o curso Apocalipse Revelado, etc.

Como deve ter percebido, a homepage é feita por adventistas e para
adventistas do sétimo-dia, sem aquele ufanismo e parcialidade que
caracterizam nossas publicações. E há um outro aspecto, o fato de a senhora encontrar este domínio (https://www.adventistas.com) nas mãos de leigos só confirma a não-priorização da  pregação do evangelho pela Organização. Durante dois anos, esta URL esteve reservada para a Obra e nada foi publicado.

Quanto ao argumento da decepção que um interessado poderia ter diante dessas revelações, o mesmo se poderia dizer em relação à Bíblia, que não poupou Adão, Noé, Abraão, Moisés, Davi, Salomão, Pedro e outros de terem seus tropeços registrados para a posteridade. Ou a irmã arrancaria certas páginas da Bíblia para não escandalizar cristãos potenciais?


Ex-Obreiro Valoriza Trabalho Leigo do www.adventistas.com

Queridos irmãos,

Achei boas informações em vosso Website e apreciaria muito que me informassem que igreja o vosso Website representa. Com quem estão associados?

Agradecerei muito a informação pois para mim será de importância.

Francisco Benna

Somos brasileiros e adventistas do sétimo dia. No meu caso, embora tenha cursado teologia e trabalhado como redator da CPB, sou um adventisla leigo hoje. Jornalista, radialista e professor universitário. Edito a homepage nas horas de folga, sem nenhuma intenção separatista ou financeira.

Irmão Robson,

Muito obrigado pela sua atenciosa resposta. Que boa coincidência eu também formei-me em Teologia no antigo CAB em 1950 e trabalhei na CPB quando era ainda em Santo André, de 1950-55 como secretário do tesoureiro, irmão Henrique Bergold.
Foi bom o irmão me esclarecer a minha questão pois irei dar mais valor ao
seu site. Que o nosso bom Deus esteja sempre com o irmão e com seu serviço leigo a Ele.

Francisco Benna


Mudança no Calendário

Olá. Tenho visitado sua homepage regularmente e apreciado. Tens algo sobre a mudança do calendário para o ano 2000? Gosto das suas colocações. Que o Espírito o acompanhe. Você tem ICQ? um abraço.

Reinaldo Tavares

Cismei que o ICQ deixa minha navegação mais lenta e desconfigurei-o. Além disso, como estamos "em luta" contra poderosos (políticos e religiosos) do planeta, preferi não deixar muitas pistas sobre por onde ando. Já recebi informações seguras de que a própria Organização Adventista monitora seus adversários e obreiros "sob suspeita" à distância? O pastor Jacob, da ABC, teria sido vítima disso. É complicado... Você pode não acreditar, mas meu computador já foi invadido e hostilizado algumas vezes.

Há muito dinheiro e poder envolvido nesse esquema todo: política+economia+religião. Imagine o montante dos dízimos e doações recolhidos pela Organização ao redor do mundo, sem falar no que representa o apoio político a governos e candidatos. O Sistema Adventista de Saúde e Seguros de Vida também arrecada bilhões de dólares anualmente. (Dia desses, soube de um cálculo feito por um irmão que concluiu que cada sermão do pastor da igreja dele estava custando em média três mil reais!)

Estou pesquisando sobre essa mudança de calendário de que falou. Todo que soube até agora é que o governo dos Estados Unidos e de outros países estariam sendo pressionados por grupos neo-pagãos que sugerem a adoção de um calendário com base nos ciclos lunares. Assim, teríamos um ano com 13 meses de 28 dias (quatro semanas exatas cada um), sendo que o mês começaria sempre no domingo. Mas o papa até o momento discordaria, porque seria necessário adotar um dia neutro, fora do ciclo semanal, entre um ano e outro para completar o período de translação ao redor do Sol. A contraproposta é transformar esse dia adicional num momento especial para reflexão, perdão e reconciliação entre os povos. Neste caso, tudo ficaria ainda mais difícil para nós, adventistas, porque o sábado do sétimo poderia cair numa segunda, terça, quarta, etc.

Já cortaram minha cabeça algumas vezes... vejo em vc um guerreiro. Vou chamá-lo de Guerreiro, Falou? Quanto ao calendário ficou no aguardo.. abraços.

Reinaldo Tavares


Atraso na Volta de Jesus

Quem é que lhes deu a pálida idéia de que a volta de Jesus está atrasada. A
Bíblia é clara nisto: "...mas daquele dia e  hora ninguém sabe, somente
o Pai"... Não tem nada atrasado nem adiantado. Vamos trabalhar e nos
preparar. O tempo não é importante e, sim, o preparo.

Flávio Ferraz

Para que lhe possamos responder adequadamente, necessitaríamos saber se é
membro da igreja adventista do sétimo dia. (Seria o Pastor Flávio, meu ex-colega de seminário) Se for, sabe qual a fonte dessa informação. Se não for, deve pelo menos ter lido São Mateus 16:27-28 e sabe que o próprio Jesus admitiria que Seu retorno teve de ser adiado. Além disso, com base na parábola das dez virgens, pode-se subentender que haveria um atraso na volta de Jesus, o Noivo que tarda.


Para ler cartas anteriores, clique aqui!

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com