Tiroteio e Morte em Frente à Escola Adventista

Seis assaltantes em fuga trocam tiros com policiais militares em frente a uma escola e amedrontam moradores do bairro

MARCO ANTÔNIO MARTINS

Leonardo Lemos

Policiais

No horário de saída da Escola Adventista, um dos ladrões foi morto a tiros pelos policiais

Seis assaltantes deram uma demonstração de violência e ousadia na manhã de ontem em Botafogo, Zona Sul, a 500 metros da sede do 2° BPM e do Palácio da Cidade - onde fica o gabinete do prefeito. Na fuga, os ladrões trocaram tiros com policiais e, às 11h20, em frente à Escola Adventista, a poucos minutos do término das aulas, um deles foi morto. A perseguição tumultuou as ruas do bairro e deixou moradores em pânico. ''Foi muito tiro. Ainda bem que as crianças não estavam na rua'', afirmou um comerciante. Após o tiroteio, o coronel Celso Araújo, comandante do 2° BPM, foi ao local mas não quis comentar o assalto.

A confusão começou às 10h30. O assaltante David Araújo, de 19 anos, disfarçado de funcionário da Telemar, entrou pela portaria do edifício 28 da Rua das Palmeiras - a 500 metros do 2° BPM e do Palácio da Cidade, onde fica o gabinete do prefeito, não utilizado por Cesar Maia. Segundo um porteiro, que preferiu não se identificar, ele demonstrava tranqüilidade e ainda esperou um rapaz entregar uma encomenda no edifício. Após ter a entrada autorizada, David, que morava no morro Dona Marta, foi até a caixa telefônica e deixou o portão encostado.

Aproveitando o portão aberto, outros cinco homens armados com revólveres e pistolas invadiram o local. A empregada do apartamento 501 chegava prédio nesse momento e foi tomada como refém e agredida a coronhadas. Os assaltantes levaram a mulher até o quinto andar. Segundo testemunhas, David tirou uma metralhadora da bolsa e ficou com o porteiro do edifício no térreo. No apartamento, os homens recolheram jóias da moradora, que também ficou sob a mira das pistolas.

Cerco - Durante o assalto, policiais do 2° BPM em ronda desconfiaram da movimentação na portaria do prédio e pararam para ver o que acontecia. Neste momento, David avisou aos companheiros e iniciou a fuga. Os assaltantes seguiram em direção ao playground e pularam o muro de cerca de seis metros. Eles caíram sobre o telhado de um estacionamento e amassaram um Astra preto e um Santana roxo, que estavam sob a cobertura. O quarteirão já estava cercado pela PM, que tinha a informação da existência de reféns.

Na Rua da Matriz, o assaltante David Araújo, 19 anos, que estava com uniforme da Telemar, foi baleado e morreu, em frente à Escola Adventista. Ferido na mão direita Emerson Almeida dos Santos, 21 anos, acabou preso. Os outros quatro bandidos conseguiram driblar o cerco montado pela PM e fugiram rumo ao morro Dona Marta. As jóias roubadas foram recuperadas pela PM. No fim da tarde, Emerson foi reconhecido por testemunhas, que o acusaram de ter participado de outro assalto no bairro há cerca de dois meses.

Jóias - Os policiais da 10ª DP (Botafogo) que investigam o caso também descobriram que o rapaz vendeu as jóias roubadas neste assalto e comprou um imóvel. Um helicóptero da polícia ajudou nas buscas no Dona Marta, mas ninguém foi encontrado. Do início do ano até julho, 92 assaltos foram realizados em residências no Rio, contra 126, no mesmo período do ano passado. Os bairros de Botafogo, Barra da Tijuca e Tijuca são, segundo a polícia, os preferidos dos praticantes desse tipo de crime.

Fonte: http://www.jb.com.br/jb/papel/cidade/2001/09/05/jorcid20010905002.html 

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com