Téologo católico propõe teologia pacificadora e ensino religioso ecumênico nas escolas


Teólogo quer intensificar diálogo entre religiões

Diante da desconfiança que o islamismo pode começar a inspirar após a onda de terror nos Estados Unidos, o teólogo católico alemão Karl-Josef Kuschel exigiu um diálogo mais intenso entre cristãos, judeus e muçulmanos.

Kuschel sugere que as faculdades alemãs de teologia criem cadeiras para judaísmo e islamismo, a serem assumidas respectivamente por judeus e muçulmanos.

A formação de teólogos católicos e protestantes deveria reforçar a competência para um diálogo inter-religioso. Isso deveria se refletir até nas aulas de ensino religioso da escola secundária. Kuschel adverte que os muçulmanos não deveriam ser discriminados por causa de eventuais "explosões fundamentalistas".

Na opinião do teólogo católico, judeus, cristãos e muçulmanos geralmente usam a teologia uns contra os outros. Nas três religiões, falta uma teologia construtiva que também inclua o outro.

Kuschel considera insuficiente o mero apelo ético pela paz, dirigido aos líderes religiosos. Afinal, isso não tem nenhuma implicação teológica, por não se basear numa reflexão mais profunda sobre as sagradas escrituras.  


Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/home/editorial/stories/editorial_body/0,1205,628555,00.html

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com