Falsa Carta de Jesus Cristo Irrita Ex-Membros da IASD

(CARTA ENVIADA PELA
IGREJA ADVENTISTA CENTRAL DE CURITIBA
PARA EX-MEMBROS)

 

CARTA DE JESUS CRISTO A UM AMIGO

 

Querido Amigo (a)

 

Ontem estive em tua casa e não me viste; sentei-me no sofá da sala e ninguém me deu atenção, nem conversou comigo; peguei a Meditação, ela estava empoeirada, e era do ano anterior; procurei o hinário e não consegui encontrá-lo; olhei para os lados e não vi a Bíblia; depois procurei-a e finalmente, encontrei-a no armário, guardada, misturada a livros velhos e esquecidos.

Em seguida abri as lições e notei que nada havia sido anotado. Era o fim do trimestre, todas as respostas às perguntas da lição, da primeira à última, estavam em branco. Fui à cozinha, pela comida que havia sido preparada percebi que ias receber visitas que não compartilham o teu credo, porque em outra ocasião, quando recebeste em tua casa um irmão da igreja, a comida era diferente, mesmo daquela que comes todos os dias.

Olhei os livros expostos na estante poucos eram a respeito da fé que tu dizes professar, e pela aparência deles, há muito não eram manuseados; tentei conversar contigo mas tua mente estava voltada para o trivial, para os negócios seculares, para os afazeres de lucro. E lembro-me, certo dia o pastor da tua igreja começou a orar constantemente por ti. Pedi até mesmo pelo meu sangue derramado na cruz, pra que Meu Pai intercedesse junto a ti, a fim de ajudar-te.

Ainda outro dia fui à tua casa. Fiquei horas esperando, ninguém abriu a porta, ninguém... Resolvi bater à porta. Fui atendido, mas quando percebeste que era Eu, teu semblante se perturbou. Todavia, como já tinha aberto a porta, deixou-me entrar, conversei contigo por algum tempo, depois nos separamo-nos, tu e Eu para caminhos diferentes. Quando saí, já era noite por isso deixei anjos guardando a tua casa. E fui embora.

Hoje porém, depois de muito sofrer por ti, por que tu sabes que antes, já derramei até mesmo suor de sangue, fui humilhado, maltratado, escarnecido, pregado na cruz entre dois ladrões, resolvi escrever-te esta carta a fim de lembrar-te que ainda estou te esperando, que sou teu amigo e que ainda te amo, e se preciso for, morrerei por ti uma Segunda vez.

Fraternalmente,

JESUS CRISTO

 

RESPOSTA DE ALGUNS EX-MEMBROS A ESSA CARTA, ENVIADA PARA ALGUMAS 'AUTORIDADES'  DA IGREJA, EM CURITIBA:

 

"JESUS" CONSEGUE SER DE TODOS, PORQUE A TODOS PERTENCE, NÃO DISCRIMINA, NÃO ESCOLHE. ACEITA-NOS TAL COMO SOMOS, TOLERA AS NOSSAS PATIFARIAS E IMUNDÍCIES, É UM DOS NOSSOS, ESTÁ ALI PARA QUE O OLHEMOS E NOS CONSIDEREMOS PERDOADOS. NEM PRECISAMOS CONFESSAR NOSSOS PECADOS. ELE OS CONHECE, PECADOS DE TODOS E DE CADA UM. NADA DIZ PORQUE NÃO PRECISA. ELE NOS ENTENDE".

(CARLOS HEITOR CONY, in Folha de São Paulo, fs. E-14, 18.10.01.)

 

 

Recebemos – um grupo que freqüentou a Igreja Adventista Central de Curitiba - correspondência enviada em 16 de outubro de 2001., em anexo. Trata-se de uma carta supostamente escrita por JESUS CRISTO a um amigo (imaginamos que tais ‘amigos’ sejamos nós, porque endereços e nomes estão corretos). Ficamos profundamente chocados.

Por óbvio, os problemas são a remetente (igreja) e os destinatários.

Jesus, o nosso Jesus, jamais escreveu uma só palavra enquanto esteve neste mundo (exceto aquelas escritas para livrar a adúltera de seus acusadores) e, embora queiramos muito que ele nos escreva, simplesmente não é de seu feitio, tendo Ele preferido deixar isso para especialistas, os evangelistas.

Ainda, se o Jesus que conhecemos fosse escrever cartas, seriam cartas de amor, pois como se vê da Bíblia suas palavras eram de bondade, compaixão, carinho e afeto pelo ser humano. Depois, ele não escreveria a carta por desnecessário: ELE MORA NOS MESMOS ENDEREÇOS QUE CONSTAM DAS CARTAS que NOS enviaram.

MAIS, ele tem todas as chaves de nossas casas, de nossos corações e de nossos cérebros. Inclusive, - devemos confessar, - este nosso Jesus providencia para que nada falte em nossas casas, corações e cérebros. Assim, podemos afirmar: NÃO FOI JESUS QUEM ESCREVEU A CARTA.

Pelo que sabemos da Bíblia, (aquela que na carta enviada dizem estar empoeirada em nossas casas) Jesus, com seu espírito bondoso, nos perguntaria se a Bíblia tem tido alguma valia para nós e nossas famílias, se o nosso convívio com outras pessoas as teria aproximado para mais perto Dele; perguntaria se nossas orações e fé tem trazido paz e esperança aos nossos corações – não importando se os hinários/lição/meditação estão empoeirados ou não.

O verdadeiro Jesus viria a nossa casa com outro discurso – diferente deste da carta que nos foi enviada. Mas a própria Bíblia nos alerta sobre falsos ‘Jesus’ e parece ser o caso.

E, se não foi ele, QUEM? Como qualquer pessoa medianamente esclarecida sabe, falsidade ideológica é crime grave numa sociedade organizada. Mas, imaginamos que, como aqui está uma IGREJA, usando ‘palavras’ para falar com possíveis ‘amigos’, apoderando-se indevidamente do nome do homem/Deus que mudou ATÉ a historia do tempo para antes e depois DELE, PARA ASSINAR UMA CARTA , ficamos perplexos.

Já recebemos várias correspondências desta igreja e nunca ela foi tão longe como nesta. Porque pretendem falar conosco como se fossem o próprio Jesus.

Ora, o Jesus que APRENDEMOS a amar, e que AGORA adultos conseguimos ver em toda esplêndida ESSÊNCIA – repetimos – Jesus é todo amor, compreensão e bondade. Faria convites, não JULGAMENTOS. Como é que os redatores da carta podem afirmar que estamos distantes de Jesus? Será que Ele é um monopólio da Igreja Adventista e só lá podemos encontrá-lo? Exatamente por tentarmos exaustivamente seguir ao Mestre, é que nos revolta receber esta carta supostamente escrita por Ele. E, nela, os redatores levantam hipóteses absurdas que denunciam algumas razões pelas quais nos afastamos da igreja. E que são razões justas, embora nunca ninguém nos tenha perguntado quais eram elas, e agora nos sentimos autorizados a explicitá-las, face ao conteúdo da correspondência que nos enviaram..

Então, a tal carta escrita por ‘Jesus’, e enviada a cada um de nós, precisa ser respondida com as razões dos destinatários, inclusive porque num país democrático, o direito de resposta é garantido em toda a sua extensão. Não incomodamos ninguém, não perturbamos a paz de ninguém, mas é INJUSTO que através de correspondência sejamos julgados e condenados por gente que sequer nos conhece. E que se colocam no lugar de JESUS PARA ESCREVER UMA CARTA EM SEU NOME!!! Quem lhes conferiu TAL poder?

Nesta carta, escrita como se fossem Jesus, os senhores – TÃO LEGALISTAS com os pecados dos outros – TRANSGREDIRAM o seguinte mandamento: "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão". Nenhum ser humano tem o direito de se dirigir a outrem como se fosse o próprio Deus. (Exceção feita àqueles que sofrem de algum problema psiquiátrico, obviamente.)

E mais, lembremo-nos de S. Mateus 7:1 a 3 (para usar o mesmo remédio com que os redatores costumam nos espinafrar): "NÃO JULGUEIS PARA QUE NÃO SEJAIS JULGADOS, pois, com o CRITÉRIO que julgardes sereis julgados e com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Por que vês tu o arqueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no TEU próprio?"

E ainda: Deus não vê como vê o homem porque Ele olha para o coração". E, para seu espanto, senhores, EM NOSSOS CORAÇÕES REINA PAZ e SENTIMOS JESUS AO NOSSO LADO O TEMPO TODO, de modo palpável. Entendam que AO ABANDONAR a igreja, não ABANDONAMOS JESUS (e nem ele a nós!), entendam que NÃO éramos felizes enquanto membros e parece que insistem em querer nos infelicitar enviando cartas como esta. Entendam, Deus é grande demais para estar apenas numa igreja, especialmente nessa, cheia de picuinhas, como se vê da carta. Em sua organização e membros, não existe a vivência de amor, fidelidade, paz e solidariedade ensinados por Deus: os senhores só sabem falar disso.

Mencionam na carta as meditações, lições, hinários, etc. Em muitas de nossas casas elas não existem mesmo. Quanto à Bíblia, senhores, nós a temos e em várias versões, e não está empoeirada. Nós as estudamos usando a benção máxima que Deus nos concede: O LIVRE ARBÍTRIO. Lições e meditações não são sempre o que precisamos em dados momentos, não podemos aceitar TAMBÉM uma ditadura literária.

Quanto aos outros livros – (e que julgamento ridículo os senhores nos impõe) – entre estes outros livros, estão muitos livros adventistas e outros (muitos) não. Já fizeram leitura comparada, alguma vez? ILUMINA. Lemos, estudamos, pesquisamos, atentamos para leituras científicas, e ... ORAMOS E CANTAMOS: da maneira que MAIS GOSTAMOS: com ALEGRIA. Nenhum preconceito nos aleija, nossas mentes estão abertas porque sabemos que humanos são limitados e que a verdade absoluta é possuída apenas por DEUS. Humanos tem estar em constante busca, considerando opiniões e idéias diferentes, sem imposição. ALIÁS, não percebem QUE A DIVERSIDADE É UMA BENÇÃO?

O JESUS que conhecemos e amamos jamais criticaria o que há em nossa cozinha, à mesa... Ele comeria o que lhe fosse servido, tomaria vinho conosco (Em Caná, senhores, era vinho, não suco de uva, ou são ‘fundamentalistas’ só quando interessa aos senhores?).

O nosso Jesus, que conviveu com pessoas de outros meios, sem discriminação, conversava com prostitutas, com coletores de impostos, e vê-se que sua opção era pelos pobres e minorias. Por isso também o mataram.

Por todo o acima, sabemos que a origem da carta que nos foi enviada é tristemente humana, humana no que há de pior. Produzida pelas mesmas mentes que querem OBRIGAR os outros a pensar IGUAL. Durante anos esperamos que esta igreja nos desse o pão espiritual que, como seres humanos em crescimento, precisávamos. Em vão. (Nenhuma surpresa, com o nível de gente que abriga como ‘pregadores’ – há mais conteúdo em um parágrafo desta resposta do que em muitos sermões/preleções/livros adventistas)

Contudo, continuamos a crer em Jesus mas certamente não acreditamos nesta igreja: francamente decadente, que cultiva uma forma de culto arcaica, repetitiva. A escola sabatina nos moldes em que foi concebida não deveria existir, por improdutiva. Lembremo-nos que depois dela vem o culto e nos sábados pela manhã são TRÊS horas na igreja. E para isso, exigem lição estudada, a melhor roupa, compram lindos arranjos florais... e o CONTEÚDO dessa três horas? Raso, pouco instigante, sem inspiração, sonífero. Três horas numa igreja nestas condições não há santo que aguente.

Falando nisso, ‘contemplamos’ a centralização e má distribuição de renda da igreja. Nos últimos anos a construção de verdadeiros monumentos para escritórios da associação, da união, etc. Mas, e as escolas? E as igrejas do interior e periferia? E a obra social ? Onde os orfanatos, creches, bolsas para alunos pobres, asilos? É desse outro modo que aplicam o dinheiro de dízimo e ofertas? (Em escritórios suntuosos para coronéis da fé?) Mas é o dinheiro de Deus, não é? Será que Jesus não volta porque aqueles que deveriam seguir seu exemplo e ‘ir à luta’ temem ficar sem o ar condicionado?

E ousam mencionar na carta a nós enviada, que nossas mentes estão ‘voltadas para o trivial, negócios seculares e afazeres de lucro’. SERIA RISÍVEL, não fosse tão ofensivo. Senhores, nesta ponta de cá, somos TRABALHADORES, honestos trabalhadores. Somos gente com delicadeza de alma e mãos calejadas, com grandeza suficiente para nos importar SINCERAMENTE com os outros. MENTES VOLTADAS PARA O TRIVIAL? Trivial é a atividade mental de alguém que redige cartas como a que nos foi enviada, coalhada de julgamentos e raciocínios pobres. NEGÓCIOS SECULARES? AFAZERES DE LUCRO? Se fossem negócios e lucros sabidos e partilhados com a igreja, seriam vistos de modo diferente? (Oh, yes, cara pálida, dinheiro atrai adventistas como mel atrai moscas)

Ainda, senhores redatores da carta assinada por Jesus, e os jovens da igreja? Bem aí, na igreja central se vê que eles não tem vez nem lugar. A chamada ‘igreja jovem’ de sua congregação é bem mais cheia que a nave central e está faltando espaço. Os senhores não se perguntam POR QUE?

Nós respondemos: porque na igreja jovem existe mais alegria, o louvor é genuíno. E o que pretendem os senhores? Fechá-la. Sim, fechar a igreja jovem ao invés de arrumar mais espaço para ela... e não é preciso ser um gênio para saber que os frequentadores jovens vão debandar. E os senhores os estarão pondo para fora. Por que não põe os jovens na nave principal e os ‘fundamentalistas’ num espaço menor?. Jovens são a renovação, o ar fresco, a força, a criatividade a serviço de Jesus. Mas os senhores não aceitam questionamentos, mudanças, - trazidos pelos jovens e os adultos cultos. E acabarão sozinhos, um monte de velhos fanáticos – patéticos – apavorados com o fim do mundo.

Caem as torres gêmeas em New York? Tremem os ‘velhos pilares’ da igreja adventista: vão começar a estocar comida e achar que serão ‘perseguidos’? Não deveriam – com a fé que alegam professar – estar tranquilos e confiantes de que aconteça o que for, Deus estará sempre ao seu lado? (NÓS, AQUI, ESTAMOS CALMOS, CERTOS QUE JESUS TUDO PROVERÁ) (Uma outra idéia, supondo que tenham lido até aqui, talvez tenha sido: ‘já estão nos perseguindo, esta resposta já é uma perseguição, uma obra ‘do maligno’)

Ah, e o falso moralismo?"... O que esta igreja faz com os ‘figurões’ que cometem adultério e outros atos descritos no código penal brasileiro? Temos visto que são colocados em lugares ‘discretos’ e nada acontece. Mas e quando um casal de jovens namorados tem de enfrentar uma gravidez? É a INQUISIÇÃO, fogueira, comissão de igreja neles ... Combinam as duas atitudes?

Conhecem os senhores os rudimentos de psicologia humana, psicanálise, marketing?

Não percam o seu e o nosso precioso tempo escrevendo cartas como se fossem JESUS. Provavelmente ELE deve Ter chorado outra vez quando viu dita carta com Seu Santo Nome. Aqui na outra ponta estamos cristalinamente resolvidos, cartas deste calibre não nos fazem sentir culpa (são tremendamente apelativas, só isso), estamos cumprindo nossos deveres como humanos criados à semelhança de Deus, cumprindo nossas tarefas como cidadãos. Aqui, tentamos ser CRIATURAS dignas do seu CRIADOR , que nos fez e ampara.

Mesmo que a intenção tenha sido meramente ‘literária’ (e produziu-se sub-literatura), e mesmo que se argumente que Deus/Jesus/Espírito Santo sejam a ‘matéria prima’ das igrejas, devemos dizer que esta carta ofende quem a recebe tanto pelo aspecto formal, quanto pelo conteúdo... mas o pior mesmo é a ORIGEM dela.

Esclarecemos – de novo - que recebemos, nestes muitos anos que escolhemos não fazer parte do ‘rebanho’ – até porque nos recusamos a ser carneiros, vez que dotados de inteligência, sensibilidade e livre arbítrio – muitas cartas. Mas, ‘em verdade vos dizemos’, esta foi longe demais: QUEM, com alguma inteligência (que sempre é acompanhada de senso de ridículo) OUSARIA redigir uma carta como se fosse o próprio Jesus? Quem desonraria o nome do nosso Senhor escrevendo – para começar – péssima literatura, com apelos que só visam criar culpa em quem lê, julgando ser o destinatário um estúpido que cede a chantagem barata e, PIOR, julgando ser o destinatário um vegetal destituído de vida interior e vida espiritual?

EM ALGUM MOMENTO, senhores, pensaram que aqui, na outra ponta pudesse estar gente completamente sensível, lúcida, consciente de sua espiritualidade e, mais, GENTE INTELIGENTE?

Porque a carta supostamente assinada por Jesus Cristo é um acinte a inteligência de qualquer um. PRINCIPALMENTE se este um já foi uma ‘ovelha’ do rebanho ‘adventista’.

Repetimos: conhecemos profundamente esta igreja. Seus mecanismos, a organização, o método, a política, os ‘figurões’, os membros comuns... Crescemos OUVINDO, VENDO, LENDO E CONTEMPLANDO... Sim , ‘muitos há que me contemplam...’ E o que ouvimos, vimos, lemos, experimentamos e contemplamos (e continuamos a fazer tudo isso) nos mostrou uma REALIDADE horrorosa, parte dela já acima mencionada.

Os adventistas – com pouquísimas exceções, gente normalmente sincera e crédula – são, no mínimo, hipócritas. Explicamos: respeitando exceções, tudo o que DIZEM não combina minimamente com o que FAZEM. Parafraseando Ghandi (perdão, Ghandi) – "Mostre-me um adventista que seja CRISTÃO 24 horas por dia e eu me converto" (o grande Mahatma só usou ‘cristão’). E, claro, dirão os Senhores, é impossível ser ‘perfeito’, acertar sempre, etc. e tal. Tudo bem. Então, façam um favor: NÃO PREGUEM. Se um dos senhores não consegue viver o que prega, por favor, NÃO PREGUE. Se você NÃO PODE SER exatamente como Jesus, VOCÊ NÃO PODE ESCREVER CARTAS COMO SE FOSSE ELE. Nem como mera liberalidade, nem com ‘boa’ intenção (e isso é ficção pura: um adventista com boa intenção).

Temos esperança de estar sendo lidos por pessoas minimamente letradas, para que apreendam o sentido do que dizemos.

Ainda quanto a diferença dos MUNDANOS, entre os quais alguns de nós se incluem por escolha, e os Adventistas: conhecemos hoje, os dois lados. Alguns de nós crescemos no meio adventista e fomos ensinados que era assim: UNS CONTRA OS OUTROS. Que aqueles – os mundanos – estavam ‘perdidos’, que não possuíam ‘A verdade’ e não faziam ‘A obra’. E assim foi, ATÉ QUE CONHECEMOS OS MUNDANOS.

Ah, que surpreendentes estes mundanos ! Tendo aprendido que a senda deles era larga e fácil, porque eram ‘do mal’, percebemos que nada havia de largueza e facilidade na estrada que trilhavam, pelo contrário era muito mais difícil que aquela dos ‘escolhidos’, porque não havia redoma alguma a protegê-los, não existem certezas e têm (temos) que exercer a faculdade de DECIDIR, ESCOLHER... e para que isso seja feito com alguma perfeição é necessário muito mais espiritualidade e destreza do que imaginam ‘os salvos’.

Diferente dos adventistas, os mundanos não tem regras estipuladas do que seja CERTO ou ERRADO – até porque existe meio certo e meio errado - ... Que surpresa encontrar ‘mundanos’ que OUVEM , que DOAM TEMPO, que trabalham pelos OUTROS, que SE IMPORTAM SIN-CE-RA-MEN-TE.

MUNDANOS como a Irmã Dulce, Eli Wiesel, Nelson Mandela... que boa companhia, ... que mundanos, não?

Diferente dos adventistas, os mundanos são LEAIS. Porque eles PODEM ser leais, não precisam ser uma pessoa na igreja e outra na vida privada. Encontramos mais neles do que em todos os adventistas reunidos: camaradagem , CORAGEM, discernimento, equilíbrio e, - DEUS SEJA LOUVADO – encontramos ALEGRIA.

Alguns de nós, lembram de seus sábados adventistas. Eram miseráveis. Tediosos e tristes. De que adianta ser um guardador de sábados dessa qualidade? Crianças, viamos as mães trabalhar a semana toda e aos sábados – tendo deixado tudo pronto na sexta ANTES DO POR DO SOL – ter de receber para o almoço, os irmãos, o pastor, o colportor .... e os pequenos lá olhando. Trabalhar no sábado para ‘agradar’ os do ‘sistema’, pode? Aí aprendeu-se outra característica da maioria crente adventista: eles são FOLGADOS por definição. Seja aqui, no Canadá, nos EUA, o adventista é aquele que se ‘enfia’ na casa dos outros (supostamente seus ‘irmãos’) para uma estadia, um almoço, um lanche – MESMO QUANDO NÃO CONVIDADOS. Impõe sua presença (e orações e opiniões) aos outros mesmo sabendo que não são QUERIDOS. E se OFENDEM se alguém ousa explicitar isso.

Certamente, à esta altura da leitura (supondo, que venham até aqui – porque, horrorizados já poderão ter dito vários ‘vade retro’), os Senhores , com ar grave e compungido dirão : "Pobres almas perturbadas, ao menos CONSEGUIMOS com que desabafassem".

Conhecemos TAMBÉM este raciocínio: o adventismo INFANTILIZA. Torna seus membros INCAPAZES de olhar seus próprios erros e defeitos. Errados e pecadores são os OUTROS. E essa convicção os impede de autocriticar-se. Enquanto tiverem – e sempre terão – para quem apontar, estarão livres da possibilidade de olharem para seus próprios pecados . Freud explica isso lindamente.

Mas, senhores, ‘em verdade vos dizemos’: alguns de nós pensam o que pensam desde tenra idade e estes já viveram mais da metade da suas vidas agora, e, NUNCA, NUNCA encontramos em qualquer adventista UMA única razão plausível para mudar este pensar.

Pelo que continuamos a observar, ler, ver, ouvir, ainda não podemos ser otimistas. Porque FUNDAMENTALISTAS não mudam. Não porque não querem (e POR ISSO são hipócritas), mas porque as REGRAS/MÉTODO não mudam e, assim tornam os membros prisioneiros destas mesmas regras e métodos. Como disse todo empertigado um pastor "Somos fundamentalistas. É ao pé da letra". Dá para sentir até compaixão ouvindo isso... É como ouvir alguém já morto. Sem MUDANÇAS, sem a POSSIBILIDADE DE MUDANÇA é como estar morto. E lá ficarão os senhores condenados a vidas banais (compreendam, banais no sentido de não serem genuínas, ativas, vibrantes, plenas). E lá estarão os senhores com suas vidas banais, cheias de certezas imutáveis, desacompanhadas de qualquer progresso E QUERENDO IMPINGIR ISSO AOS OUTROS. E dá-lhe mais cartas ASSINADAS por Jesus...

Se, por acaso, acharem ‘burra’ a generalização, lembrem-se que fomos provocados (não existe uma REGRA que proíbe provocar a ira de ‘irmãos’?) E se, por acaso, encontrarem o que considerem ‘contradições’,(de novo: adventistas são ótimos em achar defeitos NOS OUTROS), alertamos que somos como Sir Winston Churchill: "Várias vezes tivemos que engolir nossas próprias palavras e sempre as achamos muito nutritivas". Gente que cresce, muda e, - claro – se contradiz. Há um todo muito maior, muito mais complexo, mas que dado o tamanho desta ‘resposta’, não cabe explicitar aqui. (E ACREDITEM, SERIA UMA ARGUMENTAÇÃO PLENA DE CONTEÚDO, DE INTENSIDADE INTELIGENTE, - UMA COSTURA CULTA, REFINADA, SOFISTICADA : digna de um verdadeiro FILHO DE DEUS).

Finalmente, se ainda estiverem lendo, os senhores dirão : "Pobres pecadores, vamos orar por eles". E dizemos AMÉM. PRECISAMOS DE TODAS AS ORAÇÕES QUE PUDERMOS CONSEGUIR. Porque temos muito o que aprender. E precisamos de saúde e entusiasmo para "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos". (Que aliás, deveria ser a única regra, porque todo o resto ‘nos será acrescentado’, se se conseguir praticar isso).

Ainda, precisamos que os senhores orem por nós porque é necessário que, dentre as inúmeras pessoas que recebem ‘cartas assinadas’ por Jesus e que tais, algumas se levantem com o chicote para que essa insanidade cesse.

Ainda, precisamos de suas orações, porque qualquer humano com um QI 90 entende que onde todos pensam igual ninguém pensa muito, e alguns um pouco mais sensíveis precisam ser fortes para lutar contra essa mesmice imposta. E que luta! Hipócritas, desleais, aproveitadores, fofoqueiros (a comunidade fechada facilita), folgados, preconceituosos, julgadores e PREGADORES MORALISTAS !!! Devemos dizer também que, muitos de nós gostaríamos de assinar essa modesta ‘resposta’. Mas temos medo do que os senhores possam fazer com nossos amigos que ainda são membros da igreja. Não é terrível saber que membros de uma igreja, que, supõe-se, devam ser piedosos e bons POSSAM RETALIAR? Mas conhecemos bem demais o ‘sistema’, a comunidade, o ‘modus operandi’ para correr este risco.

De toda sorte, imaginamos que o efeito de todo este texto vá ser o usual, quer dizer, NENHUM. Resmungando, alguns dos senhores dirão "Que coisa horrível que alguém possa pensar ISSO de NÓS!" – e jogarão o texto no lixo. A máxima socrática cabe aqui: A VERDADE DÓI. Com o arremate da maior de todas as máximas, da verve de Nosso Senhor: CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ. Embora tenhamos descoberto essa verdade do modo mais difícil, já não cobiçamos o vôo da águia do profeta Isaías: já conseguimos ser livres.

E saibam: gente como nós é necessária. Até para que pessoas como os senhores se sintam justificados em suas desesperadoras certezas: nós somos o seu CONTRAPONTO, sua medida de COMPARAÇÃO. E como gostam de apontar ao invés de olhar para si mesmos, nós somos seu remédio: apontando para nós, e nos chamando de ‘mundanos’, ‘perdidos’, ‘lobos’, ao menos momentaneamente se esquecem do horror que há no fundo de suas mentes.

E, senhores, (para demonstrar que também sabemos fazer apelos) se dessa nossa interferência resultar que UM dos senhores possa ser sensibilizado a perguntar , COM SINCERO INTERESSE, para um ‘irmão’- "Como está você?";

Ou se UM dos senhores praticar qualquer ato mínimo, COM SINCERO DESEJO de amenizar a dor de alguém;

Creiam, já terá valido a pena.

 

ASSINADO: AMIGOS DO VERDADEIRO JESUS

Álbum da Vergonha Mostra Contraste Entre Templos e Sedes de União e Associação

Ameaça de Exclusão Não Intimida Grupo de 30 Pregadores Leigos do Paraná

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com