Renúncia de João Paulo II Marcada para Agosto


Jornal tcheco afirma que Papa renunciará em agosto

PRAGA - O semanário Tyden, da República Tcheca, afirma em sua edição de hoje que o papa João Paulo II deverá renunciar em agosto próximo, durante viagem que fará à Polônia, e incluirá sua cidade natal, a Cracóvia. O jornal cita fontes religiosas polacas.

Esta possibilidade é considerada como '100% certa' por eclesiásticos da Polônia, que mantiveram estreitos vínculos com o Papa, diz o Tyden.

A renúncia de João Paulo II teria sido, ainda de acordo com o semanário, defendida por vários setores da Igreja católica, de liberais a conservadores. A hipótese da renúncia já foi defendida abertamente por dois importantes cardeais - o alemão Josef Ratzinger e o hondurenho Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga - devido ao estado de saúde do
pontífice.

Aos 82 anos, o papa João Paulo II sofre de mal de Parkinson e artrose, enfrentando graves problemas para se locomover e manter a agenda como chefe da Igreja. Fontes eclesiásticas polacas arriscam que, se ele realmente optar pela renúncia, deverá retirar-se a um monastério na Polônia.

Fonte: http://www.jb.com.br/extra/2002/06/03/e03066196.html


Papa pode anunciar renúncia em agosto na Cracóvia, diz revista

O papa João Paulo 2º, 82, pode anunciar sua renúncia em agosto, durante uma viagem à Cracóvia (Polônia), sua cidade natal, afirma hoje o semanário tcheco "Tyden", citando fontes religiosas polonesas.

Essa possibilidade é considerada como "uma certeza próxima de 100%"pelos "religiosos poloneses que mantêm estreitos vínculos com o papa" , segundo o "Tyden".

A renúncia de João Paulo 2º seria "acolhida favoravelmente pelos meios liberais e conservadores"no seio da Igreja Católica, segundo o semanário tcheco.

Dois importantes cardeais, o alemão Josef Ratzinger e o hondurenho Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, colocaram diretamente nos meados de maio a hipótese de que o papa, que sofre do mal de Parkinson e de artrose em um joelho, renuncie.

O papa também sofre das seqüelas do atentado que sofreu em 1981 em Roma, em razão do qual teve de ser submetido a quatro intervenções cirúrgicas.

Segundo fontes eclesiásticas polonesas, se João Paulo 2º deixar seu posto por vontade própria, pode se retirar em um mosteiro na Polônia.

Fontes:
http://www.bol.com.br/folha/noticias/mundo/2002/06/03/0030.html

http://www.uol.com.br/folha/mundo/ult94u42034.shl

Ver também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com