Seção de Cartas: Exemplo Bíblico de Opinião Pessoal do Profeta

Estimado irmão em Cristo, Robson Ramos

Em sua resposta sobre: "Como Separar o 'Joio' do 'Trigo' nos Escritos da Sra. White sobre o Dízimo", creio que seria interessante lembrar que está registrado na Bíblia pelo menos um incidente em que um profeta expressou sua opinião pessoal diante de uma consulta e posteriormente Deus lhe revelou que estava equivocado. Está registrado em II Samuel 7:1-17 e I Crônicas 17:1-15. É só ler todo o relato e ver como o profeta falou de si mesmo, ou seja, não estava inspirado por Deus quando falou ao Rei Davi na primeira ocasião. 

I Crônicas 17:

1 Sucedeu que, habitando Davi em sua própria casa, disse ao profeta Natã: Eis que moro em casa de cedros, mas a arca da Aliança do SENHOR se acha numa tenda.

2 Então, Natã disse a Davi: Faze tudo quanto está no teu coração, porque Deus é contigo.

3 Porém, naquela mesma noite, veio a palavra do SENHOR a Natã, dizendo:

4 Vai e dize a meu servo Davi: Assim diz o SENHOR: Tu não edificarás casa para minha habitação;

Um forte abraço e que Deus continue a lhe abençoar. 

José Francisco de Sousa


Preservação de Originais de EGW

Caro Robson,

Tenho acompanhado alguns de seus artigos escritos com equilíbrio e profundidade. Na maioria das vezes, apesar de não concordar com o tom irônico e sarcástico de alguns escritos, admiro seu jeito de escrever, pois nos leva a pensar. E isto é o fundamental: pensar para poder formar ou consolidar opiniões.

Entretanto, no trecho citado abaixo, fiquei com uma dúvida sobre sua maneira de ver as coisas. Quando você diz: "Temos razões de sobra para crer que os originais da Sra. White não foram preservados, houve interferência de terceiros em seu conteúdo e há manipulação na divulgação desses materiais e objetivo ideológico-financeiro nas compilações."

Você realmente acredita nisto? Não que eu ache que não seja factível, apenas gostaria de saber sua opinião. Em caso afirmativo, por que este raciocínio não seria extensivo a própria Bíblia? Entende o que eu quero dizer?

Se Deus inspirou no passado mensagens verdadeiras através dos profetas/apóstolos, o que impede que também não tenham sido adulteradas (e isto seria bem factível), do mesmo modo que você afirma que pode ter acontecido com os escritos verdadeiros de EGW?

Na carta do irmão Paulo, lemos: "Embora tenha uma apreciação muito grande pela obra da Sra. White e creia que a mesma foi usada pelo Seu Espírito, estou achando, depois de 38 anos de fé adventista, que homens perversos, talvez mafiosos, dizendo-se crentes em Cristo, alteraram seus escritos originais, inserindo neles aquilo que Deus não autorizou, satisfazendo os seus desejos."

Como podemos então confiar na Bíblia para testar os escritos de EGW? Agora, pergunto: Se Deus pôde conservar a Bíblia do Seu jeito por séculos e séculos (inclusive por um período negro da história cristã), não poderia também conservar os escritos de EGW por algumas décadas?

Apreciaria muito saber sua opinião.

Marcello

Resposta do Editor

Em parte, irmão, os questionamentos que faz estão respondidos em artigos interiores, sobre Como Calar ou Anular um Profeta Sem  Precisar Matá-lo e A Sra. White Foi uma Farsante, ou Não? Mas a interferência, ou "participação", de terceiros na produção do material atribuído à Sra. White é admitida em livros denominacionais, que descrevem o trabalho da equipe de auxiliares da Irmã White e através de cartas dela própria a Urias Smith, editor de seus textos na Review and Herald. Ela o censurou especificamente por modificar alguns de seus textos para publicação. Existiriam também "autorizações" da Sra. White, permitindo modificação e supressão de trechos ofensivos aos católicos.

Quanto à manipulação ideológico-financeira na divulgação de materiais compilados, ela é tão óbvia que dispensaria comentários. Mas o irmão deve estranhar que, estando a autora morta há quase nove décadas, ainda sejam lançados tantos livros com material inédito. Ora, por que não divulgar todo esse material inspirado de uma única vez?

Note que não estamos discutindo aqui a inspiração dos registros bíblicos. Para mim, isso é ponto pacífico e inquestionável. É o parâmetro dentro do qual nossa conversa se desenvolve. Sem esse referencial, nenhuma discussão religiosa na esfera judaico-cristã fará sentido. 

Além disso, irmão, a Bíblia é o livro guia, padrão pelo qual seremos todos julgados. Já os escritos da Sra. White não se enquadram nessa classificação. São luz menor que aponta e se desvanece, subordinando-se, diante do Livro Sagrado (luz maior), que testifica da Luz Máxima, que é Cristo. Obviamente, portanto, do ponto de vista divino, a preservação dos registros bíblicos seria de maior prioridade para a raça humana.

Quanto à não-preservação do material de Ellen G. White, ela pode ser confirmada por qualquer um que disponha de condição para visitar o White Estate e pedir para manusear um manuscrito autêntico da Sra. White. Restam bem poucas folhas, sem assinatura ou qualquer selo que lhe dê credibilidade. E os ditos "originais" não passam de cópias datilografadas em décadas recentes. -- Robson Ramos


Discriminação no Unasp?

Caro Robson, estamos escrevendo para declarar algo que estivemos reparando nos ultimos anos no Iae-ct ou Unasp-c2. Notamos que o colégio não faz nenhuma questão de admitir alunos negros ou alunos de origem oriental, nem precisamos falar de candidatos não-adventistas.

Será que o colégio tem algum tipo de preconceito à outras raças ou pessoas de outras religiões? Ou será todos os alunos que tentam estudar no Unasp são de pele branca, adventistas e de origem que não seja oriental (olhos puxados)? Achamos que existe algum probleminha nessa questão.

Outro problema em não receber alunos que não sejam adventistas é que o colegio não evangeliza. Parece que os Bahia não têm capacidade de resgatar uma alma perdida para Cristo... 

Se os diretores do Unasp-c2 puderem nos responder a essa dúvida ficaremos muito satisfeitos. Mas por favor não falem que o colégio nunca teve alunos, tentando se matricular, com alguma dessas características descritas acima porque sabemos que isso já aconteceu.

Que o nosso querido pastor Ivo Suedekun ajude os seus diretores do colégio a abrir os olhos para verem as dificuldades que os alunos têm para (tentar) entrar no colégio.

Obs. Nós, que escrevemos esse e-mail somos todos adventistas e alunos internos do colégio.

Resposta de aluno:

Robson,

Sou contra um monte de coisas que acontecem no Unasp, mas de uma coisa tenho que defendê-los. Em nenhum momento, há discriminação no colégio. Todos que vão estudar naquela instituição são muito bem recebidos, seja negro, seja branco, seja oriental.

Tenho diversos colegas negros no Unasp e nunca vi discriminação alguma contra eles, o mesmo acontece com os orientais que lá estão. Penso que os estudantes do Unasp que escreveram criticando o colégio a esse respeito não sabem o que falam. Embora tenha muitos erros, o colégio, de modo algum, faz discriminação. 

[]'s em Cristo,

Luís Martini


Perguntas e Respostas Sobre a IASD

Estou na igreja há aproximadamente sete anos, ainda não sou batizado, gostaria

Qual a diferença existente entre a igreja adventista do sétimo dia, para a da reforma e a da promessa?

De modo muito resumido, diria que a Igreja Adventista da Reforma nasceu de uma falha da Administração Adventista que, desatendendo aos conselhos bíblicos, autorizou nossos jovens a portarem armas e guerrearem em defesa de sua pátria. Aqueles que discordaram acabaram excluídos e se viram obrigados a formar uma outra Organização. O Movimento de Reforma difere-se da Iasd tradicional por apegar-se com maior rigidez aos ensinos de Ellen G. White, especialmente quanto a vestuário e alimentação. Seus membros possuem boa base doutrinária. Já a Igreja Adventista da Promessa é pentecostal, com dom de línguas e outras manifestações carismáticas. Pouca base doutrinária.

Hoje você é adventista? Voltou para a igreja? Freqüenta qual igreja?

Sou adventista, voltei a freqüentar a igreja, mas não sei o que foi feito de meu nome no registro da igreja, onde era membro. Seja o que for que tenha acontecido, ainda que até me tenham excluído, não considero válida a decisão por não atender ao que recomenda o Manual da Igreja.

Na qualidade de ex pastor e conhecedor das doutrinas da igreja, você acredita que a igreja adventista é a igreja verdadeira?

Faço distinção entre a fé adventista e a instituição adventista. A fé adventista do sétimo-dia original é a verdadeira. O atual credo e a instrução ministrada aos novos conversos da instituição contêm falhas.

Que atividade você desenvolve hoje?

Sou jornalista, webmaster, apresentador de programa de rádio e locutor comercial.

Quem financia o seu site?

Eu mesmo.

Você não acha que a igreja, sendo dirigida por pessoas humanas podem cometer falhas, que tudo será julgado por DEUS, e que ainda por ocasião da sacudidura, só os fiéis permanecerão?

Falhas são acidentes de percurso, involuntárias, resultantes da imperfeição humana. No site, falamos de ERROS GRAVES, propositais, cometidos por líderes que tem consciência de estar desobedecendo a ordens explícitas de Deus.

Na sacudidura, irmão, os fiéis PERMANECERÃO FIÉIS, não necessariamente com os nomes no livro da igreja. Afinal, estão sendo expulsos dela... -- Robson Ramos.

Apostila sobre Daniel

Inédito! Em remessa exclusiva para você o mais novo estudo sobre o Livro de Daniel pelo Pr. Rafael Rossi. O material apresentado em forma de apostila foi preparado com o objetivo de ensino profético aos que já tem algum conhecimento bíblico e também para aqueles que ainda não tiveram contato com as Escrituras Sagradas. -- Eu

Pressione o botão direito do mouse sobre este link e escolha "salvar destino como" para baixar o arquivo em formato Word 6.0.


Correção

Olá irmão, gostaria de corrigir um link na página abaixo:

https://www.adventistas.com/fev2000/cartafev2000.htm sobre os gays adventistas, pois a página deles(as) não é www.sdakinship.com mas, sim, www.sdakinship.org. Até!


Dica de Site

Olá! Gostaria que analisassem este site: http://www.geocities.com/Athens/Olympus/1563/nivtc.html E se for possível, me dêem sua opinião. Obrigado e que Deus Continue a abençoá-los.

Francisco


Música na Igreja

Olá! A música da igreja deveria ter continuado diferente de tudo lá de fora. O que se vê hoje e uma vontade doida de todos de serem vistos como artistas com sucesso e reputacao alta. Tudo comecou ao verem essas pessoas, membros da igreja, o sucesso de Del Delker, Arautos do Rei e outros cantores da igreja, la pelos anos dos sessenta. Queriam essas pessoas adiquirir aquela fama tambem, sendo que aqueles artistas o faziam como ministros da obra e da mensagem adventista, e sem intencao de gloria propria. Dai vieram os Heritage Singers, e cada vez que algo novo aparecia, um montao de gente os queria imitar. 

Tambem nas nossas igrejas, comecamos os membros a exaltar pessoas de talento ecepcional, motivando neles um orgulho vao. Esses talentosos jovens entao, com uma intencao de criar algo novo e sem relacao aos previos artistas que existiram ate os anos de 70's, usando de suas habilidades comecaram a fazer uma mudanca que criou o que se ve hoje em dia. 

O resultado esta aqui agora, quando uma grande maioria dos que se apresentam em frente a cantar ou tocar um instrumento, o fazem como exibicao, e esperando serem aplaudidos pela congregacao. O louvor, reverencia e honra a Deus, que deveriam ser os unicos motivos e alvo de todas as apresentacoes sacras, se perderam na confusao e na continua busca de "glória própria" desses novos artistas. As apresentações se tornaram nada mais que um "show" e algo que se assiste para o divertimento e entretenimento pessoal, com pouca diferença de um show de "MADONA" ou mesmo "MICHAEL JACKSON" e de outros. A bela musica sacra, simples e inspiradora deixou de existir. Tudo agora e barulhento, movido, e com demasiados acordes dissonantes e tons exageradamente altos, acompanhados de gestos que demonstram pouca reverencia na presença do Deus poderoso. 

Musica arranjada e bonita se feita com respeito e devoção, e sempre mantendo aquela separacao completa do mundana seria o ideal para o verdadeiro adventista. Quanto mais sem nenhum vestigio do oferecido pelo mundo, melhor seria para todos, e ao novos conversos unirem-se ao "chamado remanescente" encontrariam entre nos algo impressionante e único. 

Espero que aqui eu tenha dado algo do que sinto quanto a nossa musica sacra. 

Eduardo Vieira 
Loma Linda 
USA


Prezado amigo Robson,

Sou adventista a dois anos apenas, entrei na igreja. Através de musicas de um cd em nome de Jesus, do arautos do rei, gosto muito de musica pois sou atraido por ela. Só que estive assistindo alguns grupos adventistas que me deixaram de cabelo em pé, por exemplo, grupo novo Tom, aquilo me parecia um belo de um show mundano, grupo 
Nova voz, que calças compridas eram aquela das moças do Grupo? Calças agarradissimas chamando a atençao de todos os homens? Isso é louvor? Isso é chamar pessoas pra 
Cristo, qual a diferença de assistir show destes grupos e um show mundano? Gostaria de saber se os pastores gerais me responderiam a essas perguntas pois estou confuso.
Um grande abraço, gostaria que fosse publicado.


Do Paraguay

Apreciados hermanos tuve la oprtunidad de entrar en vuetra pagina y me interesa saber mas acerca de ustedes lamentablemente esta en idioma Portugues y no hablo , solo si es posibles que me den otra direccion en habla española. Gracias y Dios les bendiga en vuestro ministerio , mi nombre es jose miguel y estoy muy interesado en los articulos de ustedes. Gracias, vivo en Paraguay con mi familia. Soy chileno.

Veja cartas anteriores.

Retornar

 

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com