Estranho Argumento sobre Linda Oração Preocupa Outro Leitor...

A respeito da mensagem do irmão Rogério Buzzi, cumpre-me fazer alguns comentários de extrema relevância, para que evitemos argumentos infundados e sem discernimento necessário.

Primeiramente, gostaria de expressar minha preocupação com a atitude do irmão em se precipitar quando parece colocar o louvor em questão, assim como o “Renova-me” no caldeirão da Nova Era, inclusive com a insinuação que os mesmos louvores estariam sendo uma invocação a outros espíritos ou mesmo a Lúcifer. Lembre-se que: “Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á isso perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir.” Mateus 12:32

A oração em questão em meu entendimento não tem nenhuma possibilidade de estar ligada a Nova Era. Primeiramente a mesma não é uma oração que “apareceu” em várias de nossas igrejas. Abra seu Hinário, no número 598 e você verá que a mesma já faz parte desde 1993 do escopo de hinos de nossa igreja.  E se o irmão não acredita que o hino possua mensagem adequada e seja da Nova Era por ser de um autor novo, tente analisar os seguintes hinos:

HASD 160 - “...Louvai, também, o bom e santo Espírito pra sempre. Amém.” Já cantamos este há 150 anos e estamos declarando que louvamos ao Espírito Santo.

HASD 161 - “Vem, Santo Espírito, Agora”

HASD 154 - “Ó vem, Espírito de Amor”

HASD 155 - “Vive em Mim”

HASD 156 - “Vem, Espírito Divino”

HASD 157 - “O Santo Espírito Desceu”

Todas são orações diretas ao Espírito Santo. Algumas com mais de 250 anos de idade. Fundamentalmente todas têm a mesma mensagem: Invocação, Pedido de transformação e renovação. E louvor ao Deus-Espírito Santo de maneira direta.

Reavivar ou nascer de novo?

Ao contrário do que o irmão coloca, o trabalho de reavivamento, ou renovação é algo verdadeiro e da parte de Deus. As obras de Ellen White em português citam 58 vezes a palavra “renovação” e 99 vezes a palavra “reavivamento”.  Em todas as citações, a exceção de 4 vezes onde é citada a expressão “falso reavivamento” (que se dirige à Babilônia), as citações se dirigem à igreja de Deus como algo necessário e essencial. 

Exemplos:

"Mas como isto requer uma completa transformação, uma renovação de nossa natureza toda, é necessário rendermo-nos inteiramente a Ele." Caminho a Cristo, pág. 43

"Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus." João 3:5. Nicodemos sabia que Jesus Se referia aí ao batismo de água, e à renovação da alma pelo Espírito de Deus." Desejado de Todas as Nações, pág. 172.

"Se tão-somente pudésseis ver a importância da obra segundo ela me foi apresentada, seria sacudida para longe a paralisia de que muitos estão possuídos, e haveria uma ressurreição e reavivamento mediante Jesus Cristo. ..." Evangelismo, pág. 655.

Ou, se preferir, vejamos a Bíblia:  "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Rom. 12:2.

Lembro-me neste momento de uma verdadeira pérola empregada pelo Robson Ramos em seu antigo site.  Nascer de novo significa "reciclagem". Você reciclado. Isto está na Bíblia (Jeremias 18). Você não pega algo do nada. Há transformação. Renovação e Reavivamento não estão associados com remendo em nenhum dicionário da língua portuguesa.  Em conclusão, as expressões em questão são bíblicas e espirituais, não tendo nada a ver com Nova Era.

Tito 3:5: "Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo."

Por fim, analise a música e a letra do “Renova-me”. O que há de errado? “Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.” João 3:7. O irmão não acha que “tudo o que há dentro de [nós] necessita ser mudado?” Existe algum remendo implícito aí no meio?  E antes que o irmão fale que a composição é de um autor não-adventista, lembro-lhe que assim o são em mais de 80% das músicas que cantamos. Isto porque os elementos pertinentes a esses louvores, tanto musicalmente como teologicamente são corretos.  Renova-me, sim, Senhor Jesus! Que a cada dia Ele ponha em mim Seu coração. Por que nós necessitamos dEle em cada momento de nossa vida.

Paz ou Conflito?

Aqui acho que o irmão também agiu precipitadamente. Vamos à Bíblia?

Romanos 8:6 - Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.

Gálatas 5:22 - Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,

Efésios 4:3 - Esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz;

Ou se o irmão preferir o Espírito de Profecia:

“O terdes a religião de Cristo significa que rendestes absolutamente todo o vosso ser a Deus, e consentistes na guia do Espírito Santo. Mediante o dom do Espírito Santo, ser-vos-á dado poder moral, e não somente tereis os talentos que vos foram previamente confiados para o serviço de Deus, mas sua eficiência será grandemente multiplicada. A entrega de todas as faculdades a Deus, simplifica grandemente o problema da vida. Enfraquece e abrevia milhares de lutas com as paixões do coração natural.Mensagens aos Jovens, pág. 30.

Meu irmão, não se confunda. O que traz lutas não é o Santo Espírito de Deus. O que nos traz lutas é a nossa teimosia em não nos rendermos a Ele. E outro ponto. Quem traz Jesus ao coração do homem é o Espírito Santo. Quando sentimos o poder de Deus, é Ele, o Espírito de Deus. Ele está certo, nós é que precisamos nos entregar.  A paz de ter o coração entregue a Jesus é Ele quem nos dá. Pois Ele é o representante da Divindade junto ao nosso coração. O Espírito santo também é agente de consolação, amor e justiça, alegria. Vejamos:

João 14:26 - Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.

Romanos 5:5 - Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.

Romanos 14:17 - Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

Romanos 15:13 - E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.

1 Tessalonicenses 1:6 - Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo.

Tito 3:5 - Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo.

"O Espírito Santo habita no consagrado obreiro de Deus, onde quer que ele possa estar. As palavras dirigidas aos discípulos são-no também a nós. O Consolador é tanto nosso quanto deles. O Espírito concede a força que sustenta a alma que se esforça e luta em todas as emergências, em meio ao ódio do mundo e ao reconhecimento de seus próprios fracassos e erros. Em tristezas e aflições, quando as perspectivas se afiguram negras e o futuro aterrador, e nos sentimos desamparados e sós - é tempo de o Espírito Santo, em resposta à oração da fé, conceder conforto ao coração." Atos dos Apóstolos, pág. 51

Meu irmão, quanto ao seu argumento de que  Espírito Santo não é nome, mas atributo, reveja suas concepções.  Primeiramente não subdivida a Divindade (ou Trindade):

1 João 5:7 - Pois há três que dão testemunho no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um.

Reestude o mais rápido possível essa doutrina.   Vejo que o irmão necessita ter mais certeza à quem ora e quais são suas qualidades:

Judas 1:20 - Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo.

Outra coisa.  A Bíblia não fala de “um espírito santo”, o que seria um atributo, mas do Espírito Santo, nome próprio neste caso. Quantas vezes se identifica algum outro espírito na Bíblia ou no Espírito de Profecia por este nome? Lembre-se, que apesar de escrito Emanuel, leia-se “Deus conosco”. Jesus é “Salvador”. Em toda a Bíblia nomes são dados designando atributos. Nomes são atributos na Bíblia. Nós é que vemos o hebraico não traduzido e achamos algo de diferente. E considerando o fato de Serem uma Unidade indissociável e eterna, a quem você acha que está dirigindo uma oração ao dizer Pai Nosso ou Meu Senhor? Ao Triúno Deus, sem dúvida alguma!

Luz emprestada?

Nesta, o argumento não se sustenta a uma pequena olhada. Vamos aos textos:

"Os instrutores que estão sob a disciplina de Deus, recebem graça, verdade e luz pelo Espírito Santo, para comunicar às crianças." Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 171.

"Os que professam crer na Palavra devem orar diariamente pedindo que a luz do Espírito Santo brilhe sobre as páginas do Sagrado Livro a fim de que eles sejam habilitados a compreender as coisas do Espírito de Deus. ... As palavras dos homens, embora grandes, não são capazes de tornar-nos perfeitos, e perfeitamente instruídos, "para toda boa obra". II Tim. 3:17.  Idem, pág. 447.

"Os que professam crer em Jesus, sempre devem, porém, acercar-se da luz. Cumpre-lhes orar diariamente para que a luz do Espírito Santo incida sobre as páginas do sagrado Livro, a fim de que sejam habilitados a compreender as coisas do Espírito de Deus.Fundamentos da Educação Cristã, pág. 189.

"Depois de pedir ao Senhor conhecimento de Sua vontade, sabedoria celestial, luz do Espírito Santo, o suplicante examinará as Escrituras e verificará que as passagens que eram obscuras ao seu entendimento repentinamente se tornaram claras, e ele compreende seu dever como nunca antes." E Recebereis Poder, pág. 110.

A propósito, achei esta parte interessante. Ao contrário do que o irmão diz, explendor é usado na sua maioria para designar os servos de Deus que refletem Sua Luz, e Resplendor para Atributo da Trindade indistintamente. Até a estátua de Nabucodonsor tem “esplendor” na Bíblia. 

Assim, temos 14 passagens na Bíblia com explendor e só quatro delas se atribuem à Luz de Deus (ver Juízes 5:31; 2 Samuel 23:4; Ester 1:4; Jó 37:22; Salmo 21:5; Salmo 80:1; Salmo 89:44; Salmo 145:5; Eclesiastes 12:2; Isaías 35:2; Lamentações 1:6; Daniel 2:31; Oséias 14:6; 1 Coríntios 15:41). Outras 18 vezes é utilizada a palavra “resplendor”. Destas, nove se dirigem à Divindade (2 Samuel 22:13; Salmos 18:12; Isaías 4:5; Isaías 59:9; Isaías 60:3; Isaías 60:19; Isaías 62:1; Ezequiel 1:4; Ezequiel 1:27; Ezequiel 1:28; Ezequiel 8:2; Ezequiel 28:7; Ezequiel 28:17; Daniel 4:36; Joel 2:10; Joel 3:15; Habacuque 3:4; Hebreus 1:3.)

Aliás, foi aí que fui consultar um dicionário e encontrei as seguintes definições: "Explendor (subst, ajd): Fulgor, brilho intenso, grandeza e intensidade resplendor (subst, adj): Explendor muito vivo e radioso, coroa luminosa. Claridade intensa." O que é maior?

Observe-se que nenhuma destas definições se dirige na Bíblia exclusivamente a Deus. Mas coerentemente na sua maioria tem é definido como tendo RESPLENDOR.

Para quem eu oro?

Deus é onisciente.  Ele sabe os desígnios do nosso coração. Ele sabe para quem e à quem queremos orar.  Não faça uma idéia tão distorcida do nosso amoroso Pai, como que se, não soubermos orar direito, Ele não aceita e ouve nossa oração.  O Espírito Santo intercede a nosso favor: 

Romanos 8:26 - Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.

Uma pausa eu faço aqui. O livro Enganado pela Nova Era de Will Baron comete um erro. O autor dá a entender (salvo engano, pois já li o livro há 3 anos atrás) que Satanás lê nossos pensamentos, quando isso não é verdade.  Ele pode, por experiência acumulada, deduzir o que estejamos pensando, mas não consegue ler nossos pensamentos: 

"Satanás não pode ler os nossos pensamentos, mas pode ver os nossos atos, ouvir-nos as palavras; e por meio do seu longo conhecimento da família humana, pode moldar suas tentações para tirar vantagem de nossos pontos fracos de caráter." Mensagens aos Jovens, pág. 328.

Como o irmão acha que aquela oração vai para outro espírito se está endereçada ao Espírito Santo.  Pelo seus frutos os conhecereis.  Pergunte em qualquer espaço, quantos se converteram, quantos se sentiram genuinamente mais próximos de Deus, quantos se reconsagraram ao Senhor cantando este louvor?   

Jesus nos diz: "Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá. Se Satanás expele a Satanás, dividido está contra si mesmo; como, pois, subsistirá o seu reino?" Mateus 12:25 e 26.

Pastores sérios em semanas de oração inspiradoras usam estes cânticos. Não se vê nestas ocasiões sentimentalismo ou histeria. Se o irmão discorda, peça a Deus que lhe dê discernimento para distinguir a emoção genuína de se sentir em comunhão com o seu Salvador daquela que se vê nos arraiais carismáticos.  Responda-se a si mesmo: Tenho eu direito de julgar a emoção que se passa naqueles que se entregam a Jesus como falsa?  Sou eu aquele que “julga a mente e os corações”?

Quem pede?

Meu irmão, quando você está fazendo uma oração, quem está pedindo?  Eu? O Robson Ramos?  É claro que é você mesmo.  Aqui nem necessita-se de pontos teológicos e sim de uma gramática. “...é o que eu te peço, amém”.  Quem está pedindo sou eu.  Mas o texto é claro, eu não estou pedindo em meu nome. Quando se faz uma prece em nome de Jesus, não é Jesus quem está fazendo a oração. É você, ou eu, ou quem seja.  Mas pedimos que aquela oração seja atendida na chancela, no nome, no poder, com o respaldo do nosso amável Salvador.

Nem todas as orações são pedidas explicitamente no nome de Jesus. E nem por isso deixam de ser atendidas por Deus. Veja o Pai Nosso. Onde está o nome de Jesus? O nome de Jesus tem o poder e a chancela de ser do Deus Todo-Poderoso. Mas, além de Todo-Poderoso, misericordioso o bastante para saber a sinceridade do nosso coração, mesmo quando não utilizamos todas os requisitos necessários de uma oração, e nos atende.

Aproveitando o assunto da gramática, sempre lembro-me do que vários pastores já me falaram: "Um texto, fora do contexto, é um pretexto."  Nisto me refiro ao Hino nº 152: “Vencendo vem Jesus”.

Façamos uma interpretação de redação, matéria necessária em qualquer classe de português. As duas primeiras estrofes do hino se reportam a nossa época atual, onde olhamos com esperança ao futuro e dizemos que “Jesus virá e vencerá”.  Na última estrofe já se refere ao céu, quando “por fim entronizado, as nações há de julgar... e os remidos, triunfantes, em fulgor hão de cantar: Vencido tem Jesus”. Aqui, é lógico, Jesus concretizou Sua vitória. Que remido poderia dizer: Vencendo vem Jesus, se Ele já venceu?  Ou se preferir, tente: Jesus tem vencido. Em todos os casos, pretérito perfeito. Uma ação que se concretizou do início ao fim. Onde está o sentido duplo da frase, se não na mente daqueles que cantam o hino sem prestar atenção plena no que lêem?

A oração de joelhos

O texto que o irmão usa está em Mensagens Escolhidas, Vol. 2, pág. 313. Neste, a irmã White admoesta que a melhor posição a ficar é de joelhos. Mas ela, em seus escritos, não exclui as outras formas de oração, sendo que mesmo ela, por várias vezes, convidou a congregação a ficar em pé para oração:  

"A Congregação Põe-se em pé Para a Oração de Consagração

"Convidei todos quantos quisessem entregar-se a Deus em concerto sagrado, e servi-Lo de todo o coração, a que se levantassem. A casa estava cheia, e quase todos se ergueram. Estavam presentes pessoas não pertencentes a nossa fé, e algumas se levantaram. Apresentei-as ao Senhor em fervorosa oração, e sabemos que tivemos a manifestação do Espírito de Deus. Sentimos que havia sido realmente obtida uma vitória." Manuscrito 30a, 1896. Mensagens Escolhidas, Vol. 3, pág. 268.

"Nem sempre podemos estar de joelhos em oração, mas o caminho para o trono da graça está sempre aberto. Enquanto empenhados em trabalho ativo, podemos suplicar auxílio; e Aquele que nos não decepciona, promete-nos: "E recebereis." O cristão pode encontrar tempo para orar e o encontrará." Conselhos sobre Saúde, pág. 423

"Para orar não é necessário que estejais sempre prostrados de joelhos. Cultivai o hábito de falar com o Salvador quando sós, quando estais caminhando, e quando ocupados com os trabalhos diários." A Ciência do Bom Viver, pág. 511.

Que Ellen White não tencionava ensinar que precisamos ajoelhar-nos em todas as ocasiões de oração torna-se claro tanto por suas palavras como por seu exemplo. Para ela não havia tempo ou lugar em que não fosse apropriado orar. Sua família testificou que em sua casa os que se assentavam à mesa da sala de jantar inclinavam a cabeça, e não se punham de joelhos. Ela não costumava ajoelhar-se para a bênção no fim dos cultos a que assistia. 

O enérgico conselho para ajoelhar-se parece ter sua principal aplicação nos cultos de adoração na casa de Deus e na família, e nas devoções particulares no lar. No ministério público houve ocasiões em que ela ficou em pé ao orar.

(Esta conclusão reproduzi, ipsis littera, do comentário dos depositários dos escritos de Ellen White, que já foi escrita a um bom tempo.) 

Cada qual tire suas conclusões, mas resta dizer que Ellen White foi uma serva de Deus com sabedoria, e que tinha bom senso para saber o mais adequado ao orar.

Finalizo expressando minha preocupação. Irmãos, zelo é necessário à causa de Deus.  Mas que seja um zelo com entendimento. "Há um zelo ruidoso, sem finalidade ou desígnio, o qual não é segundo o entendimento, é cego em suas manifestações e destrutivo nos resultados. Isto não é zelo cristão." Testemunhos Seletos, Vol. 1 pág. 231.  

Se, para manifestarmos nossa opinião sem crítica, temos que pedir o auxílio de Deus, devemos ponderar muito mais quando formos criticar. Isto tem conseqüências eternas. Irmão Rogério, perdoe-me se fui incisivo nestas colocações. Não estou indo contra você e sim contra as idéias apresentadas. Não lhe conheço, mas pelas suas mensagens anteriores vejo em você uma genuína sinceridade.  Mas todo o cuidado é necessário, pois podemos, apesar da sinceridade, estar sinceramente enganados.  Oremos juntos a Deus que Seu Espírito Santo nos guie quanto a melhor forma de adoração a Ele. E o Espírito Santo nos dê a paz e o consolo necessário. -- Everton Gomes, São José do Rio Preto, SP.

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com