Se Nós Temos a Verdade e Somos a Igreja Verdadeira, Por Que...?

Pertenço à Igreja Adventista há dezoito anos e sempre ouço a frase demagógica: "Somos a Igreja Verdadeira" ou "nós temos a verdade". Mas não pense que sou um apostatado enrustido e que tenha dúvidas quanto à veracidade de nossas doutrinas. Antes de mais nada, quero esclarecer que escolhi esta igreja por ser a menos contraditória no que tange aos ensinos bíblicos. Tenho defendido nossas doutrinas em toda a minha carreira cristã, mas confesso que não gosto de ouvir afirmações como essas.

Quem diz semelhantes coisas, talvez esteja pensando apenas no fato de nossa igreja basear suas doutrinas fundamentais unicamente na imutável Palavra de Deus. Tem razão, claro. Mas não podemos nos esquecer de outros aspectos que estão, direta ou indiretamente, ligados à nossa identificação como igreja verdadeira ou que possui a verdade. Por exemplo:

1. Durante toda minha permanência na igreja até hoje só vi um pastor e um leigo expulsar demônio. Curas concretas através da oração nunca vi.

O que me deixa preocupado é que para justificar essa ausência do poder de Deus na Igreja, já ouvi muitas vezes que nas outras igrejas existe um falso poder de curas e expulsão de demônios. Mas sempre me pergunto: se existe o falso poder, onde está o verdadeiro?

Sei que muitos dirão que eu deveria me preparar individualmente para receber de Deus esses dons ao invés de questionar a razão da ausência deles. Mas a Bíblia diz: "Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados." Tiago 5:14 e 15. Por isso, me indago: Por que este verso bíblico não se cumpre em nossas igrejas?

2. Se o objetivo da construção de nossos templos é para que as almas se encontrem com Deus e sintam Sua presença, por que não existe a preocupação de nossos administradores em terminar tais construções o quanto antes possível, oferecendo um ambiente mais agradável e confortável às almas sedentas de salvação? 

Sou membro de uma igreja que, pela falta de recursos de seus membros, começou a construção do templo há quase 10 anos, mantendo aparência de construção inacabada e demonstração de verdadeiro abandono desde então.

Ouvi de um pastor que não se deve gastar dinheiro de dízimos em construção de igrejas, mas gostaria de saber se o dinheiro gasto em reforma de casas de pastores é proveniente de ofertas dos mesmos? Gostaria também de saber se o dinheiro gasto na aquisição e reforma da igreja da Vila Formosa foi ofertas dos membros locais, ou se o investimento tinha como objetivo mostrar ao mundo mais um feito da APL.

Neste aspecto percebo que existem igrejas mais verdadeiras do que a nossa. Poderia citar nomes, mas prefiro omitir. Há dois anos ajudei a evangelizar um bairro onde tive que pregar uma semana ao ar livre. Depois, com a ajuda de um irmão, compramos telhado para continuar pregando. Por problemas de saúde tive que me ausentar, ficando outro irmão em meu lugar. Hoje existe um grupo de mais de 20 pessoas congregando no local. Uma sala de não mais de 20 metros quadrados e o grupo com dificuldades para pagar um aluguel de R$ 100,00.

Onde está a verdade do evangelismo? Na igreja Adventista? Apesar do suposto investimento em escala mundial no "evangelismo" de que tanto nos orgulhamos, embora não nos prestem conta, estamos perdendo terreno para igrejas que não são verdadeiras. Essas denominações, pelo menos em nossa região, conseguem enxergar um pouco mais do que nós que vale a pena investir no evangelismo localizado.

Nesse mesmo distrito, foi feita a reforma da casa do pastor e não faltou dinheiro para a mesma. Não sou contra a reforma da casa pastoral, mas onde está a visão dos administradores que preferem investir no conforto de meia dúzia de pessoas ao invés de terminar a construção de uma igreja que pode abrigar e dar conforto a mais de 200 pessoas? O que se percebe é que salvação de almas não é prioridade.

As demais igrejas bombardeiam as emissoras de rádio e televisão com suas doutrinas, e nós preferimos manter um canal de televisão que ninguém assiste, mesmo porque só tem programas repetidos. 

Jesus mandou pregar o evangelho a toda criatura. Esta verdade da pregação do Evangelho também é responsabilidade da igreja adventista? Ao chegar num bairro desconhecido, pergunte onde é a igreja adventista e muito dificilmente alguém saberá, pois o terreno para construção da igreja sempre é comprado numa rua escondida por ser mais barato. É claro, foi adquirido com o sangue das próprias ovelhas e foi o máximo que puderam fazer!

Conclusões:

1. O poder de Deus não é barulho, emoção ou fanatismo, mas percebe-se que Ele anda ausente de nossas igrejas. Isto, porém, não importa muito porque "nós somos a Igreja Verdadeira".

2. As outras igrejas, com certeza, possuem templos confortáveis e convidativos nas avenidas. A maioria delas não tem escritórios administrativos tão sofisticados e suntuosos como os nossos, mas, "nós temos a verdade" e isto é o que importa! Será? -- José Roberto Siqueira, autor do artigo “Porque deixei de falar línguas estranhas” já publicado aqui.

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com