Reforma: Necessidade Urgente da Igreja!

"Deus não leva em conta o tempo de ignorância." Essa máxima bíblica, que ouvimos com freqüência, não pode de maneira alguma ser aplicada a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Porque nós, adventistas, mais do que outro qualquer povo, temos recebido diretamente do Céu, mensagem após mensagem de advertência, luz e mais luz. 

Poderíamos nós sermos desculpados por não andarmos na luz que nos foi enviada? Não, não existe desculpa! Não podemos de forma alguma lançar uma capa sobre o mal existente, favores humanos nos farão perder a salvação. O tempo urge e o mundo está em trevas, trevas estas que estão em ascensão. Satanás têm conseguido seu intento fazendo com que os homens caiam em suas armadilhas, e os pastores a quem foram confiadas essas almas se calam, se corrompem, se prostituem com o mundo para alcançarem favores terrenos e não cumprem a missão que lhes foi confiada. 

Deus têm para com todos nós um encontro marcado, um dia em que decidirá o caso de cada um, a quem foi dado mais luz será cobrado mais. A advertência serve não somente para os pastores cegos, mas também a todos aqueles que se deixam guiar por um guia que não sabe onde pisa, ou melhor por um guia que se veste de ovelha e esconde em seu coração a fera capaz de destruir a muitos, pois é na verdade um lobo em pele de ovelha. A advertência divina é também para estes tanto quanto para os outros. A pena inspirada diz o seguinte:

"Ao tempo em que Sua ira se manifestar em juízos, esses humildes e devotados seguidores de Cristo se distinguirão do resto do mundo pela angústia de sua alma, a qual se exprime em lamentos e prantos, reprovações e advertências. Ao passo que outros procuram lançar uma capa sobre o mal existente, e desculpam a grande impiedade reinante em toda parte, os que têm zelo pela honra de Deus e amor pelas almas, não se calarão a fim de granjear o favor de ninguém." -- 2TSM, pág. 65.

"Vemos aí que a igreja – o santuário do Senhor – foi a primeira a sentir o golpe da ira de Deus. Os ANCIÃOS, aqueles a quem Deus dera grande luz, e que haviam ocupado lugar de depositários dos interesses espirituais do povo, haviam traído o seu depósito. Colocaram-se no ponto de vista de que não precisamos esperar milagres e as assinaladas manifestações do poder de Deus, como nos dias da antigüidade. Os tempos mudaram. Estas palavras fortaleceram-lhes a incredulidade, e diziam: O Senhor não fará nem bem nem mal. É demasiado misericordioso para visitar Seu povo em juízos. Assim, paz e segurança é o grito de homens que nunca mais ergueram a voz como trombeta para mostrar ao povo de Deus suas transgressões, e à casa de Jacó os seus pecados. Esses cães mudos que não querem ladrar, são aqueles que sentirão a justa vingança de um Deus ofendido. Homens, virgens e crianças, todos perecerão juntos. -- 2 TSM, pág. 65-66.

Nunca na história do mundo fez Deus algo sem revelar aos profetas. E estes por sua vez advertiram o povo de Deus durante todas as épocas. Neste tempo em especial, Deus de uma forma magnífica revelou à Sua serva, Ellen G. White, os acontecimentos finais da história terrestre e com detalhes pormenorizados, dando-nos assim a oportunidade de reconhecer quando se cumpre uma profecia.

Deus trabalha em conjunto com o ser humano. Quando este se coloca a disposição dEle, recebe então a influência do Espírito Santo e passa a compreender a vontade do Pai. Oh, que Deus nos dê esse discernimento espiritual ao lermos textos como estes que se seguem!

"Porventura não enviou o Senhor Jesus mensagem após mensagem de repreensão, de advertência, de súplica a esses satisfeitos consigo mesmos? Não têm sido desprezados e rejeitados os Seus conselhos? Não têm sido os mensageiros por Ele enviados tratados com desprezo, e suas palavras recebidas como fábulas ociosas? Cristo vê aquilo que o homem não vê. Ele vê os pecados que, se não houver arrependimento, esgotarão a paciência de um Deus longânimo. Cristo não pode defender os nomes dos que estão satisfeitos em sua presunção. Não pode intervir em favor de um povo que não sente necessidade de Seu auxílio, que alega saber e possuir tudo." -- 1 ME, pág. 357-358.

"Mas, oh! Que quadro triste! Os que não se submeteram a influência do Espírito Santo brevemente perderão as bênçãos recebidas. E a eles Cristo diz: Lembra-te de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras senão, a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal se não te arrependeres. Ele  tirará da igreja Seu espírito e o dará a outros, que hão de apreciá-lo." -- Review and Herald, 16.07.1895  

A situação é grave. A profetiza do Senhor declarou que se não houvesse arrependimento, o castiçal seria retirado e dado a outros!

Os eventos finais estão em curso e neste momento pesam sobre a liderança da Igreja pesadas críticas: Desvio de dízimo, ecumenismo, acomodação quanto a pregação da tríplice mensagem angélica, não adoção de uma posição firme quanto a questão da participação em guerras, frivolidade quanto a guarda do Sábado, e tantas outras que poderíamos continuar digitando por longos minutos ininterruptos sem esgotar o assunto. 

A consciência de cada um dirá se o caminho está correto ou se necessário se faz, com urgência um arrependimento total, e uma reforma cabal nesta instituição que um dia foi a menina dos olhos do Senhor. -- Delcino Martins Gomes

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com