Distritais da USB Começam a Agir como Seus Colegas da UCB

Quem acreditava no discurso ponderado e conciliador do atual presidente da União Sul-Brasileira, pode esquecer...

 

A paz de Jesus, meu irmão!

Como você sabe, participamos dia 17 de agosto de um encontro com os irmãos de Wenceslau Braz. Foram momentos agradabilíssimos, quando muitas coisas foram analisadas, reavaliadas, aprendidas. Sentimos a presença de Deus ali enquanto crescíamos em conhecimento e graça diante dEle.

Os irmãos de lá já estavam em aviso prévio pela administração da IASD. O "pastor" havia estipulado um prazo X para fecharem as portas do grupo e voltar para a igreja, do contrário seriam punidos. Depois do nosso encontro não deu outra. Na semana passada (findo o prazo X), o "pastor" do distrito de Arapoti, o sr. Carlos Almeida, foi até a casa de um dos irmãos que estavam à frente do grupo leigo que está funcionando ali e, informou que ele, esposa, irmã e cunhado, estava excluídos, postos para fora do rol de membro da IASD.

Ao pedir para ser informado por escrito e de forma clara das razões desta decisão (como o Manual da IASD prevê) e quais mandamentos foram transgredidos, nosso irmão recebeu do "pastor" apenas um desdenhoso sorriso e nada mais.

Tudo parece tão repetitivo, não? Tão presumível. Tão profetizável a forma da administração agir. Já tínhamos informado e descortinado para os irmãozinhos de Wenceslau Braz qual seria sua sorte, pois o jeito ditatorial e despótico da administração trabalhar já não pode mais ser escondido - é sua marca registrada.

Porque não seguem as regras que eles mesmo criaram, o manual que o órgão máximo, o Q.G, quer dizer, a C.G normatizou através do Manual da Igreja, ou seja, em respeitar o direito do membro de receber por escrito as causas de seu desligamento? Por que não deram a chance dos irmãos se defenderem perante a igreja que iria votar o caso? Na calada da noite Jesus foi acusado, julgado e sentenciado. Na calada da noite.

Por que os irmãos de W.Braz tiveram que alugar um salão isolado da sede da IASD da cidade para adorar ali? Pelo mesmo motivo que os leigos neste Brasil e mundo afora estão fazendo. Não tinha mais clima para adorar a Deus na beleza de Sua Santidade. Em POÁ a questão, o pretexto (que nem a própria administração acredita) foi o orar de Joelhos. Mas tentaram disfarçar que era isto.

No fundo, todo mundo sabe que é o dízimo, é o medo de perder esta fabulosa fonte de arrecadação que deixa a administração eriçada, incomodada e pronta pra guerra.

Em Wenceslau Braz, os irmãos tentaram buscar uma reforma na área da música pois a coisa estava virando um caos. Tentaram ainda que o "pastor" tomasse providências quanto a idoneidade espiritual que não estava sendo respeitada por pessoas que tinham cargos e assumiam o púlpito inclusive. Em vez de buscar repreender o erro e buscar um reavivamento, uma comunhão mais íntima com Deus - em vez de procurar ajudar as ovelhas a espelhar o caráter de Jesus Cristo, o "pastor" capitulou, achou melhor deixar como está pra ver como é que fica.

O pretenso líder do povo de Israel, o pretenso líder que deveria estar conduzindo com mãos seguras um rebanho para o céu, preferiu rechaçar as iniciativas de crescimento espiritual de um grupo de irmãos que queriam, não isoladamente, mas como igreja, juntos, irmanados, levar a sério o relacionamento com um Deus Santo. Taí o resultado. Não se subjugam (consigo ouvir o pastor dizer) e desobedecem aos homens que mandam na igreja é isso que dá.

Conversei por telefone com parte dos irmãos de Wenceslau Braz, que foram excluidos e senti uma serenidade sem precedentes neles. Senti a paz de Cristo mesmo. Como ovelhas mudas foram conduzidos ao matadouro porém não abriram sua boca. Como Alguém, como Alguém. O que senti foi uma profunda tristeza por refletirem na triste situação da igreja, dos irmãozinhos que ficaram.

A meta é evangelizá-los também disse a irmã. Não pedir para que deixem a IASD, não, mas, pedir a estes irmãozinhos que ainda são delas membros que procurem desenvolver um verdadeiro arrependimento e reforma, que busquem fervorosamente a chuva serôdia, que cobrem dos pastores a pregação da tríplice mensagem angélica, que cobrem dos pastores transparência com relação aos dízimos (quanto entra, para onde vai, o que se está fazendo com ele, etc.).

Não pedir que saiam da IASD, fiquem aí e cobrem o que aquela estátua ridícula da cabeça de Cristo, e as demais estão fazendo na AG, transgredindo sumariamente o segundo mandamento. Que cobrem explicações do que aconteceu com mais de 300 mil reais que foram desviados por funcionários da ASP. Não pedir para que saiam da IASD, não, mas para que busquem explicações de onde vem todo o dinheiro para construir sedes faraônicas para a administração enquanto os templos, as casa do senhor estão em ruínas.

Fiquem na IASD e, como nós um dia, lutem por isto. Você meu irmão é um cidadão do reino eterno, você tem toda a legitimidade do céu para isto. Sim, fique e busque como nós, anseie como nós para o Espírito de Deus sacudir esta igreja, levá-la a encontrar a sua identidade. Desejamo-lhe, sinceramente, mais sorte do que a nossa pois não tínhamos o desejo de sair, fomos tirados.

Porém, se achar que assim está bom, que tudo está bem e que é exatamente isto que Deus espera, que este é o alvo de Deus para a IASD; se achar que a igreja está sendo conduzida pelo caminho estreito pelos pastores do rebanho e, que um verdadeiro reavivamento e reforma está agora acontecendo na IASD(na música, na saúde, na aplicação do santo dízimo, na pregação do evangelho eterno...), então fique e fique tranquilo. Durma e durma bem, pois o esposo tarde virá.

Porém um terrível apelo lhe fazemos: Não deixe de fazer nada por medo e timidez. Você não tem como esconder de Deus estes sentimentos. Seja qual for sua posição, esperamos que acima de tudo seja sincero, pode ser que assim ainda reste uma esperança prá você.

Uma idéia que precisa ficar bem clara, pois vejo isto como uma unanimidade no meio dos leigos que estão sendo enxotados (enxotados sim, pela forma como as exclusões vem sido processadas) é que os irmãos que estão freqüentando o grupo leigo se consideram tão pecadores e necessitados da graça de Cristo como os irmãos que ainda permanecem na IASD sob o hipnotismo da liderança eclesiástica.

Não somos melhores do que ninguém, apenas queríamos crescer e crescer juntos e não deixaram. Queríamos sair da condição de estar dando ânsias de vômito em Deus (é uma sensação terrível que estamos Lhe imprimindo). Apenas queríamos sair da condição de cegos, miseráveis, pobres e nus (como um povo) e homens que governam com mão de ferro a IASD não permitiram.

Graças ao bom Pai o sonho apenas mudou de endereço. Oramos sempre para que de alguma forma Deus mude o coração dos pastores, presidentes de associações, uniões, divisões, Associação Geral... Assim como oraríamos por Anás, Caifás se estivéssemos em sua época. Que estes se arrependam e voltem a ser instrumentos nas mãos do Senhor e conduzam um povo, como um só, a uma reforma e santificação, a fim de que se encontrem em condições de serem usados por Deus para terminar a obra. Isto porém, meus prezados, digo com o coração lacrimoso, não está, não está mesmo acontecendo hoje, dentro do arraial da Igreja Adventista do Sétimo dia.

Aos irmãozinhos de Wenceslau Braz (e a todos espalhados por aí) rogo o poder do Espírito Santo de Deus a fim de que os fortaleça, de confiança, muita humildade e senso de total dependência do Pai. -- Léo.

Falsa Carta de Jesus Cristo Irrita
Ex-Membros da IASD
Ameaça de Exclusão Não Intimida Grupo de 30 Pregadores Leigos do Paraná

Álbum da Vergonha Mostra Contraste Entre Templos e Sedes de União e Associação

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com