Últimas Cartas Sobre os 4Manos

Distrital Mantém o que Disse

Não gosto de alimentar polêmica, mas a observação do nosso irmão do Capão Redondo em relação ao que escrevi foi apressada e equivocada. Eu procurei corrigir a impressão passada pela internauta de que os 4Manos haviam jogado lama na IASD em sua entrevista no Jô. Aliás o Robson colocou isso no título do artigo: "Distrital... diz que 4 manos não jogaram lama na IASD"

Continuo dizendo: Não jogaram lama alguma ao contrário teceram comentário elogiosos, o mesmo fez o Jô. O Davison não assitiu a entrevista então não pode afirmar que eles jogaram lama na igreja. Eu morei 2 anos no Capão Redondo enquanto cursava teologia, conheço a realidade local.

Quanto ao estilo de vida dos meninos apenas transcrevo o texto abaixo da carta  que escrevi antes que já está publicada:

"Bem, a imagem que os meninos passaram realmente é de um grupo que pertenceu a igreja, têm amigos na igreja, apreciam a igreja, mas é só. Para mim pelo menos, ficou claro que não são mais membros dela, mas que falam de uma maneira respeitosa e positiva da igreja.

"Claro que nenhum adventista ficaria feliz se for verdade que esses meninos ainda são membros da igreja, porque como diz a internauta eles não tem estilo, nem tipo de música, nem roupas, nem corte de cabelo, nem linguagem adequada para pertencer a IASD. Mas acho que todos que viram a entrevista devem ter concluído aquilo que também imagino:  que eles tenham pertencido a igreja mas que hoje estejam afastados."

Tenho dito.


Garoto Sujo!

Fiquei extremamente chocada ao ver a matéria: "Que tal mudar de assunto e falar de coisa séria?" O garoto que escreveu aquilo deve ser muito frustrado com esse tipo de assunto. Para ele afirmar categoricamente que, é MUITO difícil encontrar dentro da igreja moças de 17 ou 18 anos ainda virgens é porque ele mesmo já deve ter tirado a virgindade de algumas, o que significa que ele é um sujo falando do mal lavado. 

Ainda bem que ele mesmo afirma haver exceções e é isso que me dá o direito de estar aqui falando em meu nome e em nome de muitas outras que, dentro de nossas igrejas e colégios pelo Brasil afora, encontram-se como eu, virgens e esperando pelo casamento.

Ainda existem pessoas puras. Se ele não é, esse é um problema exclusivamente dele. Também queria entender porque ele saiu do assunto dos 4Manos e veio parar em virgindade para sujar a imagem das garotas de nossa igreja. gostaria muito de uma resposta... -- Clarice


Fora da Igreja

Eu assisti a entrevista no Jô e procurei me informar a respeito pois alguns componentes eram de alguns grupos conhecidos como Som e Louvor e Black Singers. Fato é que os 4Manos estão desligados da igreja. Não sei se oficialmente, mas um  amigo me informou que em outro programa eles disseram  que não pertecem mais à IASD. -- Raquel


Decepcionado com a Igreja

Quem escreve é Fábio Lucas, amigo do Rogério Prado. No sábado, pela primeira vez, fui a uma igreja adventista. Sabe o que eu busco? Eu busco uma solução para meus problemas e para os problemas do mundo. Algo que estou vendo e não sei porque está acontecendo.

O que tenho que fazer para ser um Adventista? Estudar mais a Bíblia e Ellen White, me Batizar, guardar o sábado e comprar um LINDO TERNO e GRAVATAS. Só?

O que eu achei na igreja do IAE? Adventistas que se você não se arrumar ou não for seguidor da crença que eles pregam, você não será merecedor de permanecer na igreja ou tentar entrar. E se eu disser que eu me arrependo de tudo que eu não busquei até hoje!? Se contar que fui criado fora da religião e que acho que chegou minha hora de buscar e preciso de ajuda, vocês me ajudarão?

Lembrem-se que não tenho terno e não sou conhecedor como vocês. Pelo pouco que já estudei e que meu AMIGO Rogério Prado me ensina ,a religião deveria ajudar quem precisa, ou seja, resgatar quem está perdido e não desprezar quem quer entrar.

Não adianta saber que vocês são a última igreja escolhida por Deus se não querem mais fiéis para ela. Manter alguns poucos filhos: Será que era isso que Ele queria? Espero que os escolhidos, que são vocês, tenham a sabedoria de ajudar os que não são. Obrigado! -- Fábio.


Reacionários do 7º Dia

Desculpem-me pelo e-mail, mas acho que o puritanismo já está indo longe demais. Não acredito sinceramente que corte de cabelos, roupas ou outro acessório possa tirar ou dar a vida eterna a alguém. 

Sabe, o que mais me irrita é esta história de que se estão fora da igreja é preciso visitá-los. Na verdade, ninguém se importa com quem saiu da igreja. As pessoas só têm olhares para seu próprio mundo de trabalho-igreja-família. Enganam-se com um pequeno trabalho assistencialista que não resolve o problema da fome, como todo bom reacionário faz, e se sentem felizes por poder dizer quantas peças de alimento e roupas foram dadas, ou quantas visitas fizeram a asilos ou qualquer instituição que seja.

Chega desta mediocridade! Se realmente querem mudar, vivam o cristianismo irrestrito. Tenham amor pelos que deixaram a igreja, pois eles, como eu, estão angustiados. Queremos respostas, queremos mudar o mundo das injustiças sociais para valer. Enquanto toda a igreja for nominal, nada vai mudar. Quando muito, vão ficar sempre se perguntando, será que eles são da igreja? como podem? E se não são, ah, que alívio! somos irrepreensíveis...

Vejam o local em que esses jovens foram criados. Nunca foram alguém para o Estado. Eles são dignos de que toda a igreja os visitem com amor e carinho e que dê a eles outra opção de trabalho. É isto que Deus quer de nós, que deixemos de ser hipócritas. Vi o programa do Jô e tive amor por eles, pois sei o que é viver em um bairro perigoso como o Capão e não se misturar aos grupos que produzem o terror a todos os seus moradores. 

Por favor, não deixem que esses rapazes saiam da igreja. Se a música incomoda, não as toquem dentro da igreja. Mas só eles é que podem responder diante de Deus a respeito de sua maneira de agir. 

Estou fora da igreja e nunca recebi visita. Sabe por quê? Ninguém se importa além do sábado após meio-dia. Termina o culto e tudo volta a ser seu pequeno mundo. Isto é ser reacionário! -- Davi Perez de Carvalho, ex-membro da Igreja do Campo de Fora 


Igreja e Bairro 

Sou membro da igreja do Capão Redondo, gostaria de saber se o autor da matéria "O evangelho segundo Capão Redondo" se refere ao bairro (o que seria uma incoerência pois o bairro não é a igreja) ou propriamente se refere a nossa igreja, onde a música é ativa e sacra. Eu estou há 27 anos nesta igreja e até esta data tal quarteto jamais se apresentou lá.

Só para informação, relaciono os grupos oficiais da mesma:

Puro Louvor (Infantil)
Coral Som e Vida
Coral Mendhelson
Grupo Advento
Grupo Mensagem
Cia Vocal (Grupo Feminino)
Louvart (Grupo Feminino)
Grupo Prece (Grupo de Senhoras)
Grupo Exodus
Grupo Art'louvor
Grupo Missão
Grupo Novo Rumo
(quartetos, trios, duetos e solistas diversos)

Carlos


Caçador de Virgem

Cara Clarice,

Não captei, sinceramente, o tom de sua carta, mas quero crer que não é ofensiva a minha pessoa, embora haja elementos textuais que me façam crer assim. Seja como for, alegrei-me com sua resposta ainda que tardia, pois mostra a todos que ainda há boa fama na IASD, pessoas que querem as coisas certas.

Quanto a sua idéia sobre mim - chamarei assim para não virar guerra pessoal - não tirei a virgindade de garota alguma; aliás sou muito contra a prática sexual fora do casamento (tanto adultério quanto fornicação), pois é uma forma de "desamor", ou melhor, um desvirtuamento da origem do sexo (adoração, prazer e procriação).

Quanto à minha pureza, sou também puro e, por isso, quero uma moça de igual valor para que pudéssemos crescer na vida sexual juntos. Na minha peregrinação por essa Terra rumo a Canaã, só me apareceram moças (ou mulheres como
queiram) que já haviam tido parceiros.

Mudei de assunto dos 4Manos para Sexo (poderia ser qualquer outro assunto), pois acho que há coisas muito mais importantes para se comentar e tentar mudar na IASD do que ficar investigando a saúde espiritual dos 4Manos, não acha? -- Ex-teologando.

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com