Trigêmeos Siameses: Imagem e Semelhança da Trindade? - 3

"No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas." É isto o que tradicionalmente diz o relato bíblico, em Gênesis 1:1-2. E os trinitarianos afirmam que a palavra Elohym, traduzida por Deus (no singular), indicaria pluralidade.

Esse fato, porém, não favorece e muito menos comprova a veracidade da doutrina da trindade. Pois a palavra Elohym não expressa uma pluralidade indefinida, mas uma unidade dual, que pode ocorrer somente entre duas pessoas ou objetos que apareçam aos pares. Assim, indica dois elementos de uma espécie, seres ou coisas em dupla, casal ou par. É uma unidade consorciada a outra, composta por dois elementos, como "sapatos", por exemplo. Como informa o teólogo e estudioso do assunto, Josiel Lima, de Brasília, DF: "O dual teria surgido provavelmente do sentimento original de que duas coisas não são uma, mas também não são várias".

Ora, os dois personagens identificados como Deus e que estiveram envolvidos na Criação, estão claramente identificados na Bíblia. Trata-se de Deus, o Pai, e de Seu Filho, Jesus Cristo, o Verbo:

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez." João 1:1-3.

"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai." João 1:12.

"Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou." João 1:18.

Na Tradução de João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada, o texto do Gênesis diz, porém, que "havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas" Gênesis 1:1-2. Não é isto uma forte evidência da realidade da trindade, como alguns sugerem? A resposta somente as Escrituras podem dar. Afinal, a Bíblia explica-se a si mesma, sendo que um texto obscuro pode ser iluminado por outro cujo significado seja mais claro. E neste caso, a Sabedoria em Pessoa é quem nos esclarece:

"Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava o horizonte sobre a face do abismo; quando firmava as nuvens de cima; quando estabelecia as fontes do abismo; quando fixava ao mar o seu limite, para que as águas não traspassassem os seus limites; quando compunha os fundamentos da terra; então, eu estava com ele e era seu arquiteto, dia após dia, eu era as suas delícias, folgando perante ele em todo o tempo." Provérbios 8:27-30.

Jesus Cristo é a Sabedoria aqui personificada. Os versículos anteriores não deixam dúvida, pois Ele é o Filho unigênito do Pai:

"O SENHOR me possuía no início de sua obra, antes de suas obras mais antigas. Desde a eternidade fui estabelecida, desde o princípio, antes do começo da terra. Antes de haver abismos, eu nasci, e antes ainda de haver fontes carregadas de águas. Antes que os montes fossem firmados, antes de haver outeiros, eu nasci. Ainda ele não tinha feito a terra, nem as amplidões, nem sequer o princípio do pó do mundo." Provérbios 8:22-26.

O Novo Testamento confirma o que estamos dizendo: Jesus Cristo, que foi gerado antes de todas coisas, é a sabedoria de Deus personificada em Provérbios e o espírito de Deus, mencionado em Gênesis:

"Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste." Colossenses 1:15-17.

"Mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus." 1 Coríntios 1:24.

"Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante." I Coríntios 15:45.

A nova edição, revista e ampliada da Bíblia de Jerusalém, lançada em agosto de 2002, traduz da seguinte forma os dois primeiros versículos do livro do Gênesis: "No princípio, Deus criou o céu e a terra. Ora, a terra estava vazia e vaga, as trevas cobriam o abismo, e um sopro de Deus agitava a superfície das águas." E acrescenta em sua nota de rodapé, que também se poderia traduzir a expressão huah por "grande vento", como aquele que Deus fez passar sobre a terra para secar as águas do dilúvio (Gênesis 8:1).

Deus Pai e Seu Filho unicamente são os personagens responsáveis pela criação do homem. É por isso, que o registro sagrado afirma: "Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança." Gênesis 1:26.

Pai e Filho conversaram e decidiram criar o ser humano, à Sua própria imagem e semelhança. Você já parou para pensar que foi por essa razão que a Divindade criou o ser humano como uma unidade em duas pessoas? Uma Trindade, "sociedade" composta por três seres divinos, para criar alguém à Sua imagem e semelhança, deveria criar uma unidade tríplice (se é que isso existe)! Mas não foi assim: "Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." Gênesis 1:27.

E note que houve uma preocupação toda especial da parte Deus em usar a criação do gênero humano para explicar-nos, por semelhança, a geração de Seu próprio Filho. Cristo não nasceu ou surgiu separado de Deus Pai. Não foi criado. Foi gerado do Eterno, da própria substância do Pai, como foi Eva, que estava contida em Adão, ao ser este criado. 

"Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente." Gênesis 2:7.

"Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne." Gênesis 2:21-24.

Eis o mistério da divindade única, explicado já nos primeiros capítulos da Bíblia: Deus, o Pai, é o único Senhor, digno de adoração. Seu Filho, que conhecemos como Jesus, não foi criado, mas gerado a partir do próprio Pai, tendo um princípio que se perde na eternidade. Ambos, criaram nosso planeta e a raça humana à Sua imagem e semelhança, ilustrando numericamente na origem da raça humana as características da Divindade.

Com duas pessoas em uma só, já teríamos uma situação problemática...

Ainda que essas duas pessoas se amassem e se entendessem perfeitamente bem...

Ou mesmo que essas duas pessoas estivessem poeticamente "unidas pelo coração"...

De qualquer modo, ainda que essas duas pessoas fossem ligadas por uma única e poderosa mente, não daria certo...

Agora, imagine três pessoas em uma só, como pretende a doutrina católica da trindade, assimilada também pela Igreja Adventista do Sétimo Dia... Simplesmemte, não dá!

Felizmente, a Bíblia é muito clara em relação a isso, veja:

1  Coríntios 8:6 -- "Todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele."

Efésios 4:6 -- "...um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos."

1 Timóteo 2:5 -- "Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem."

1 Coríntios 11:3 -- "Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo." -- Robson Ramos

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com